Surpreendido com a Voz de Deus
Jack Deere, Surpreendido com a Voz de Deus (São Paulo: Editora Vida, 1998).Tradução do original em inglês Surprised by the Voice of God (1996), download.
Julio
Severo
Anos atrás, alguém me escreveu
pedindo orientação sobre dons do Espírito Santo. O que eu poderia fazer era
recomendar um bom livro. Lembrei-me então do “Surpreendido com a Voz de Deus,”
escrito por Jack Deere.
Surpreendido com o “golpe”
Procurei-o no Google e um dos
resultados iniciais da busca foi:
Jack Deere, Surpreendido com a Voz de Deus (São Paulo: Editora Vida, 1998). Tradução do original em inglês Surprised by the Voice of God (1996).
O Google anunciava que era um
arquivo em PDF. Uau, pensei eu! Enfim, encontrei o livro!
Conforme registro do Google em 16 de janeiro de 2014 |
Que decepção! É comum, vindo de
sites seculares enganadores, procurar um livro e parar num site que atrai o
usuário com algumas descrições do livro, oferecendo às vezes um vírus no lugar.
O óbvio do documento mackenzista
disfarçado de livro sobre dons era o vírus cessacionista.
De qualquer forma, deixei o assunto
para lá.
Dias atrás, um jovem no Facebook
pediu-me orientação sobre dons do Espírito Santo. Novamente, procuro o livro de
Jack Deere e encontro a mesma descrição, no mesmo local: Universidade
Mackenzie.
O cessacionismo de Mauro Meister
O artigo, que é assinado por Mauro
Meister, teólogo e professor na Universidade Mackenzie, diz: “o argumento básico [de Jack Deere] é que
não existe uma base adequada para aposição cessacionista e a experiência
demonstra que os dons proféticos são concedidos ainda hoje.”
A óbvia postura de Meister é que o
cessacionismo é a posição natural que todo cristão hoje deve ter, e Jack Deere
precisa ser refutado por acreditar que “os dons proféticos são concedidos ainda
hoje.”
Não só refutado, mas evitado. Mais
adiante, Meister avisa o leitor:
“O
livro de Deere, que deve cair nas mãos de muitos crentes de língua portuguesa,
pode se tornar um grande peso para alguns.”
“Certamente
não posso recomendar a leitura do livro como proveitosa, e sim alertar pastores
e estudiosos de que este livro irá trazer mais confusão do que esclarecimento.”
E para “proteger” os internautas da
“confusão” do sobrenatural do Espírito Santo, Meister aplica o golpe do
documento cessacionista que, de início, aparenta ser o próprio livro de Deere
livremente disponível para o cristão que anseia conhecer mais sobre profecia e
outros dons. (Seguindo o exemplo de Meister, estou aplicando o mesmo “golpe,”
ao colocar as referências do livro logo no início deste artigo.)
O perigo visto por Meister é não só a opinião de Deere de que ainda hoje Deus concede dons sobrenaturais,
inclusive profecia, mas especialmente porque Deere desmonta a postura teológica
contrária a essas ações de Deus. Essa postura antibíblica, comumente, se chama
“cessacionismo.”
Outras confusões no Mackenzie
Esta não é a primeira vez que lido
com o assunto cessacionismo e Mackenzie ao mesmo tempo. Já precisei lidar
levemente com esse assunto no meu artigo “Jean
Wyllys no Mackenzie.”
Muito diferente do ensino de Deere,
que é bíblico, o que poderia provocar real confusão é a atitude do ex-chanceler do
Mackenzie que se envolveu desnecessariamente numa guerra contra Julio Severo
exclusivamente por causa de um bispo marxista assassinado pelo filho, conforme
consta neste artigo: “Robinson
Cavalcanti, o pecado veio cobrar a sua conta”
Outra confusão é um dos professores
do Mackenzie, Ricardo Bitun, ser co-autor de um livro, juntamente com Ariovaldo
Ramos, uma das colunas da Teologia da Missão Integral, que é a versão
protestante da marxista Teologia da Libertação. Meses atrás, Ariovaldo
louvou Hugo Chávez como um dos melhores homens que o mundo já teve.
A posição cessacionista, que é
muito bem aceita por alguns teólogos muito estudados e está em meio a essas
confusões de alguns teólogos do Mackenzie, defende que os dons sobrenaturais
como línguas estranhas e profecias existiam somente no primeiro século da
Igreja Cristã. Hoje, cessaram.
Meister: Em conflito com a Bíblia e com renomados teólogos calvinistas
Essa posição entra em conflito com
várias ensinos claros da Palavra de Deus, inclusive uma mensagem que Pedro deu
logo após o derramamento do Espírito Santo em Atos 2:
“Nos
últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre todos os
povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os
velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu
Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.” (Atos 2:17-18 KJA)
A mensagem apostólica de Pedro
deixou claro que também nos últimos dias o derramamento do Espírito Santo (com
profecias, visões e sonhos sobrenaturais) estaria disponível a todos os povos.
Quem vê as várias igrejas pentecostais no Brasil, especialmente a Assembleia de
Deus, não tem dúvida de que Deus está cumprindo sua Palavra. Quem vê o
movimento carismático na Igreja Católica não tem dúvida da fidelidade de Deus.
A postura cessacionista de Meister entra
também em conflito com outros importantes estudiosos calvinistas do mundo.
Jack Deere |
“A Teologia Sistemática de Grudem
está destinada a ser tornar um clássico. Ele leva seus leitores a atravessar as
áreas mais polêmicas e difíceis da teologia com clareza inigualável… Essa obra
tem a capacidade de levar o iniciante ao processo de madura reflexão teológica
bem como desafiar e encantar o teólogo experiente. Nunca gostei tanto de uma
teologia sistemática quanto essa.”
Evidentemente, Grudem evitou o conselho
de Meister de se evitar Deere!
Outro renomado teólogo
presbiteriano, J. Rodman Williams, é autor de outra importante obra, “Renewal
Theology: Systematic Theology from a Charismatic Perspective” (Teologia da
Renovação: Teologia Sistemática a partir de uma Perspectiva Carismática).
Em sua Teologia da Renovação,
Williams diz: “Deus, o Deus vivo, é o Deus de revelação. Ele está pronto para
conceder por meio de Seu Espírito um espírito de revelação e sabedoria para
conhecermos Cristo mais profundamente e também por meio de revelação e profecia
está pronto para falar a Seu povo. Deus não mudou em Seu desejo de se comunicar
diretamente com aqueles que pertencem a Ele.”
Portanto, é fato que Jack Deere, em
sua convicção de que Deus dá hoje esses dons, não está sozinho. O teólogo
presbiteriano J. Rodman Williams também mostra que o cessacionismo não é
necessariamente característica padrão de todos os presbiterianos.
Wayne Grudem |
“Dons
espirituais são distribuídos a todos os homens e mulheres, começando no
Pentecoste e continuando em toda a história da igreja.”
A postura teológica de Meister não
está, assim, em conflito apenas com o testemunho de Deere. Está em conflito com
a espiritualidade de milhões de cristãos pentecostais e neopentecostais do
Brasil. Está em conflito com calvinistas renomados que igualmente acreditam que
Jesus Cristo, que dava dons no passado, continua dando hoje. Está em conflito
grave com a Bíblia, que não apoia a teologia do cessacionismo.
Cessacionismo e apostasia protestante na Europa
Meister parece pensar que se a
Igreja de Jesus Cristo hoje evitasse profecias, revelações e outros dons, tudo
seria uma maravilha. Posso citar um exemplo prático: a Europa. Ninguém nega que
as grandes denominações protestantes na Europa estão morrendo. A Igreja Presbiteriana
da Escócia, que durante séculos foi referência para os calvinistas do mundo
inteiro, está hoje ordenando pastores homossexuais. Isto é, o pouco que resta
das grandes denominações protestantes europeias está optando pela apostasia.
E durante muito tempo o que mais
predominava entre essas igrejas? O cessacionismo. Li esta semana sobre a experiência
de um pastor luterano na Alemanha que foi chamado para atender uma família que
era membro tradicional de sua igreja. A moça da família tinha “alucinações” e
ataques. Quando o pastor fez uma oração, a moça caiu e talheres e outros
objetos da casa começaram a se mover e se bater.
O pastor ficou atônito, sem
entender a moça caída no chão se contorcendo. Ele chamou o médico, que também
pouco pôde ajudar. A moça dizia que costumava ver a aparição de uma mulher
morta com um bebê nos braços, e objetos se movimentando e batendo era
experiência comum em sua casa, especialmente de noite ou quando alguém orava.
Esse caso mostra que o diabo — que
veio para matar, roubar e destruir — não cessou suas obras. Mas as manifestações
do Espírito Santo, disponíveis aos cristãos para confrontar as obras das
trevas, não estão mais presentes, porque grandes denominações protestantes da
Europa ensinam suas minguantes congregações que Deus cessou seus dons
sobrenaturais.
Cessacionismo calvinista refutado por calvinistas renovados
Eu poderia escrever um artigo mais
extenso sobre a atitude de certos teólogos calvinistas atacarem o testemunho ou
a defesa bíblica de cristãos a favor de profecias, revelação e outros dons
hoje, mas não preciso reiventar a roda. Wayne Grudem, Jack Deere e John Wimber,
como colegas ministeriais de linha calvinista no movimento Vineyard, escreveram
importantes documentos teológicos refutando teólogos cessacionistas que
atacaram, por meio de más interpretações bíblicas, a abertura das Igrejas da
Vinha aos dons e manifestações sobrenaturais do Espírito Santo.
Os principais documentos teológicos
são “Power & Truth: A Response To The Critiques Of Vineyard Teaching And
Practice By D. A. Carson, James Montgomery Boice, And John H. Armstrong In
Power Religion” (Poder e Verdade: Resposta às Críticas do Ensino e Prática da
Vineyard feitas por D. A. Carson, James Montgomery Boice e John H. Armstrong em
seu artigo “Religião de Poder”), escrito por Wayne Grudem, e “Vineyard Position
Papers #1–3” (Documentos de Posturas da Vineyard), escrito por Wayne Grudem,
Jack Deere e John Wimber.
É o confronto entre calvinistas
equilibrados que acreditam nas manifestações sobrenaturais do Espírito Santo e
calvinistas que não acreditam e atacam os que acreditam. É o confronto entre a
verdade bíblica e a má interpretação teológica.
O movimento Vineyard não foi
atacado somente por setores calvinistas radicalmente cessacionistas. No Brasil,
a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) atacava com muito mais ferocidade a
Vineyard uns 15 anos atrás. O problema da IURD é que ocupa uma posição isolada
no meio pentecostal e neopentecostal: desde seu nascimento, a IURD é
cessacionista. Seu
dono ensina que Deus não dá hoje profecias, revelações e outros dons
sobrenaturais e que todas essas manifestações são demoníacas — pensamento
não muito diferente de Meister e colegas teólogos cessacionistas.
Os colegas dele nos EUA ocupam seu
tempo e conhecimento teológico para atacar as manifestações sobrenaturais do
Espírito Santo hoje — comportamento não muito diferente do que venho
denunciando no Brasil como “esquerda apologética,” composta em grande parte por
autodenominados apologetas calvinistas, cuja ocupação é pretensamente atacar “exageros”
de igrejas pentecostais e neopentecostais. Por baixo dos panos, usam tal “apologética”
recheada de mexericos para avançar o esquerdismo. Pelo menos, dois grandes
tabloides calvinistas autodenominados “apologéticos” já saíram do armário esquerdista:
Púlpito Cristão (http://bit.ly/11U5Kxa) e
Genizah (http://bit.ly/1cHdSXT).
Não é impróprio citar Meister e o
tabloide Púlpito Cristão juntos. No livro dos pretensos maiores blogueiros do
Brasil, lançado pela VINACC neste ano, constam juntos o nome de Meister e
Leonardo Gonçalves, dono do tabloide.
O esquerdismo dos tabloides
calvinistas já foi amplamente exposto no meu blog. O importante aqui é lidar
com um aspecto pouco tratado: as razões para a hostilidade de alguns teólogos
calvinistas às manifestações sobrenaturais do Espírito Santo hoje.
Para tratar desse assunto,
entrevisto Edson Camargo, jornalista e dono do blog Profeta Urbano:
Cessacionismo: teologia da incredulidade — entrevista com Edson Camargo
Blog
Julio Severo: O que mais lhe chamou a atenção na resenha de Mauro Meister sobre
o livro Surpreendido com a Voz de Deus, de Jack Deere?
Edson
Camargo: Sinceramente, Julio, a fragilidade da
argumentação. A certa altura, Mauro Meister comenta:
“A pergunta que nos fica é como
validar essas experiências do autor. Só podemos contar com o relato e a
interpretação que ele mesmo dá! Um problema fundamental é o daquelas pessoas
que perguntam: E por que Deus não fala assim comigo?”
Bem, como então validar a
experiência de conversão de Mauro Meister? Só podemos contar com o relato e a
interpretação que ele mesmo dá. A pergunta de Meister sobre as experiências de
Jack Deere só faz sentido se desprezarmos toda experiência espiritual que se dê
puramente no âmbito subjetivo, na vida interior da pessoa. “Só podemos contar
com o relato e a interpretação que ele mesmo dá!” diz Meister, esquecendo que é
exatamente com base nestas experiências interiores que é possível ao cristão
dar o testemunho da experiência do novo nascimento, do abandono de velhos
pecados, da cura das emoções por meio do perdão, e das mudanças no caráter por
meio de firmes decisões baseadas na obediência às Escrituras e ao Espírito
Santo.
Meister, aqui, fala de forma
análoga ao ateu ou o agnóstico, que, por nunca ter experimentado o novo
nascimento em Cristo, fica pedindo mil e uma evidências para um cristão que
sabe que o novo nascimento é, antes de tudo, uma experiência interior, da alma.
No fim das contas, o cessacionismo,
entendido como a negação da contemporaneidade de dons sobrenaturais do Espírito
como curas, línguas e profecias, é exatamente isto: uma teologia da
incredulidade.
Blog
Julio Severo: Você consideraria válida a crítica de Meister relativa às
possíveis frustrações de algumas pessoas, caso não experimentassem o que Jack
Deere passou a viver assim que passou da posição cessacionista para a crença na
atualidade dos dons sobrenaturais do Espírito Santo?
Edson
Camargo: O que Meister fez foi lançar uma
hipótese pessimista: “algumas pessoas podem se frustrar”. Por que não lançar
também uma hipótese na direção oposta? “Agora, pessoas que tinham restrições ou
desconfiança com os dons sobrenaturais do Espírito podem, a partir dos relatos
e argumentos de Jack Deere, abrir-se para toda uma nova dimensão de
possibilidades, de intimidade com Deus e de produção de frutos espirituais em
suas vidas”. Não foi justamente essa a intenção de Jack Deere em sua obra?
Quando Meister e cessacionistas
semelhantes a ele, sejam calvinistas ou não, afirmam que “um problema
fundamental é o daquelas pessoas que perguntam: E por que Deus não fala assim
comigo?”, podemos concluir que esse pode ser precisamente o caso deles. Por
outro lado, milhões de cristãos renovados, carismáticos, pentecostais e
neopentecostais, que compõem a maior parcela da igreja evangélica no Brasil,
SABEM que, mesmo crendo nos dons sobrenaturais do Espírito, muitas vezes se
experimenta “o silêncio de Deus” em mais de uma área da vida. Um silêncio que,
para os cessacionistas, parece ser a coisa mais normal da vida cristã. É o caso
do surdo de nascença que duvida da existência da música.
Blog
Julio Severo: O comentário de Meister, então, ao seu ver, ilustra um
desconhecimento real sobre como é vivido o Evangelho pela maior parte das
igrejas protestantes históricas do Brasil hoje?
Edson
Camargo: Sim, essa, na verdade, é uma implicação
do cessacionismo em si mesmo. Mas não a única. Até pelo fato de ser uma
posição a cada dia mais rejeitada pela totalidade dos evangélicos, o
cessacionismo impõe ao seu defensor ficar numa situação delicada: acreditar e
defender, ainda que não com toda a franqueza e contundência, que todo cristão
renovado, carismático, pentecostal ou neopentecostal está sempre “viajando na
maionese” ou é um impostor, quando o assunto são as experiências com os dons
sobrenaturais do Espírito Santo.
Blog
Julio Severo: A acusação de Meister, de que crer na atualidade dos dons
sobrenaturais do Espírito Santo equivaleria a rejeitar o “Sola Scriptura”, faz
algum sentido?
Edson
Camargo: Não, nenhum. Não se conhece nenhum
líder ou teólogo sério que seja um protestante renovado, carismático,
pentecostal ou neopentecostal que negue a suficiência das Escrituras Sagradas.
Se há algo que não traz o risco da revogação da autoridade, da completude e da
inerrância das Escrituras é a crença na contemporaneidade dos dons espirituais,
que, antes de tudo, leva as pessoas de volta à leitura das Escrituras, e nelas
têm sua atuação com os dons descrita, defendida e incentivada. “Dou graças a
Deus que falo em línguas mais que todos vocês”, diz o apóstolo Paulo, na
Palavra que “permanece para sempre”. Falando uma coisa dessas — e aqui
parafraseio uma crítica de J. Rodman Williams a cessacionistas dos EUA — o
apóstolo jamais seria convidado para escrever na Fides Reformata.
O outro lado, o dos renovados,
pentecostais, etc., se fundamenta no sentido mais imediato e literal de
diversas passagens bíblicas, mas com uma diferença: além de tudo, têm os FATOS
ao seu favor: são curas, palavras confirmadas, experiências pessoais diversas,
milagres e maravilhas acontecendo em suas igrejas, em suas casas, e entre seus
irmãos na fé. E mais: são fatos recorrentes, associados a pessoas que creem não
só na contemporaneidade dos dons, como na posse real de alguns destes dons. É
verdade que nem sempre o fato do milagre aponta para a presença real do dom
relacionado a ele, mas é digno de nota que relatos de milagres sejam muito mais
frequentes nos ambientes nos quais se crê na atualidade dos dons. Portanto,
para reforçar a veracidade dos relatos de Jack Deere, temos mais que apenas
seus relatos e interpretações. Temos o testemunho de milhões de cristãos que
creem na contemporaneidade dos dons sobrenaturais do Espírito Santo.
Blog
Julio Severo: Com a maioria esmagadora dos evangélicos brasileiros rejeitando a
posição cessacionista, com um número crescente de grandes teólogos passando a
crer na atualidade dos dons de milagres, curas e profecias, e um crescimento
mais acelerado das denominações carismáticas e pentecostais do que das denominações
cessacionistas, como você vê reações com a de Mauro Meister, nesta resenha, e
outras?
Edson
Camargo: Penso que a fragilidade da posição
cessacionista está ficando cada vez mais notória. O que restou a Mauro Meister
nesta resenha? Lançar dúvidas sobre a veracidade dos relatos de Jack Deere, sem
base objetiva alguma. Juízo temerário puro e simples. Mas para os
cessacionistas, não há alternativa. Para eles, se é que de fato acreditam em
sua posição teórica, os relatos de pessoas que vivem a realidade dos dons do Espírito
Santo ou são mentira, ou são pura alucinação. Ou talvez ainda a evidência do
poder da auto-sugestão. Tudo o que eles fazem em relação à contemporaneidade
dos dons é se ater ferrenhamente a uma tese teológica muito débil e altamente
questionável: “as prescrições dadas nestes versículos não valem mais para os
dias de hoje”. E então acrescentam outras justificativas, de cunho muito mais
teórico e especulativo do que estritamente bíblico.
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