sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BACTÉRIAS DO BEM: UM SEGREDO PARA VIVER MELHOR

Boa parte das nossas defesas estão no intestino, que contém bilhões de bactérias que formam a primeira linha de defesa contra microorganismos nocivos.
Uma boa flora bacteriana é importante para que o seu intestino funcione bem e melhora a absorção de nutrientes. Essas bactérias também são capazes de sintetizar vitaminas do complexo B e a vitamina K.
São chamadas de probióticos (uma das famílias mais usadas é o Lactobacilus) e devem ser ingeridas vivas para melhorar a saúde. Está presente em iogurtes e leites fermentados e na maioria da vezes devem ser mantidas refrigeradas. Hoje em dia, também já se encontra em cápsulas ou em pó.
Quando a pessoa toma antibióticos por um longo período ou constantemente, mata as bactérias que estão fazendo mal, mas também muitas de defesa e isso deixa a imunidade abalada, por isso, muitas vezes é importante fazer a reposição das bactérias benéficas.
Elas são indicadas em casos de Candidíase de repetição, diarréia, intestino preso, rinite alérgica, alergias alimentares, doenças auto-imunes (como psoríase, lupus, titeoidite de Hashimoto) e uso frequente ou período prolongado de antibióticos.
Onde encontrar: Coalhada (pode ser feita em casa), BioRich (em pó- Vende em lojas de produtos naturais para misturar no leite), Yacult, Activia, Leite fermentado Chamito, Lactofos (loja de produtos naturais).