quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AGORA É: PAPAI E MAMÃE, PARABENS!!!


O casal André e Soellyn, estão rindo de orelha-a-orelha, também pudera! estão esperando o nascimento do Samuel Francisco que está vindo por ai! Entre Dezembro/09/Janeiro/10. Deus os abençoe muitíssimo! E bem vindos ao mundo de famílias...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

GERTRUDE E OLEGÁRIO

Ricardo Gondim.

- Cale sua boca, Gertrude! Não quero ouvir o que você tem pra me dizer.
- Olegário, como você torra minha paciência e me deixa louca.
- Sabe qual o nosso problema, Gertrude?
- Qual? É o que mais quero saber...
-Você advinha o que vou falar... Parece com Deus, que conhece minhas palavras antes que saiam da boca.
-Você delira feito um doido, meu santo. Nunca escuta o que digo, só o que quer ouvir.
- Ah que santinha chata! A Gertrude consegue tirar qualquer um do sério. Pensa que não me lembro das suas exatas palavras? Eu registrei tudo com estes dois ouvidos que ainda vão ressuscitar. Já cansei de suas ladainhas.
-Quais? Se você queria me magoar, conseguiu. Eu esperava de sua parte, exatamente o que acabei de ouvir.
-E o que foi que eu acabei de falar? Repita... Sabe qual o seu problema? Você é que não me escuta. À medida que falo, a inteligentíssima Gertrude desliga, esperando me fuzilar com um próximo argumento.
- Olegário, Olegário, que baixaria a sua. Saiba, queridinho, que dois monólogos não fazem um diálogo. Quando eu falo, percebo que você nem presta atenção... Por que não olha nos meus olhos?
- Pare de me chamar assim. Acabou o tempo em que eu era o seu Gagá? Sinceramente, que baixaria! Quanta tristeza, perceber esses seus joguinhos sentimentalóides...
- Que baixaria, o quê seu idiota? Você se denuncia. Eis um homen que só trata os outros com preconceitos. Por que você não se comporta como alguém maduro?
- Já que você desceu o nível, vamos lá... O motivo desse bate boca é porque estou magoado com você desde aquela noite, dois anos atrás.
- Mas depois de tanto tempo, só agora numa hora dessas, menciona aquele assunto? Além de todo o stresse, estou arrasada. Olegário?, como alguém pôde dissimular por tanto tempo?
- Eu engolia seco pelo bem de nosso casamento. Mas cansei!
- Falso! Para mim chega. Quero o divórcio. Saia de casa agora mesmo. Aliás, Mário vai já passar por aqui para me levar para passear, preciso espairecer.
- Eu já ia mesmo dar a notícia; agora, não tem mais jeito. É o seguinte: Faz dois meses que montei um apartamento; à noite, levo minhas últimas roupas.
- Nunca mais me dirija a palavra. Com cínicos, só converso na presença do meu advogado.

A BRISA DO AMARGOSO

Ricardo Gondim.

José Cícero despertou subitamente. Sentiu falta do canto do galo que rompia o silêncio um tiquinho antes do amanhecer. “Que diabo, comemos o galo", pensou sem pensar. Virou-se na rede e viu os ossos triturados que se espalhavam pelo chão e ainda mexeu o queixo para lembrar a dor de mastigar aquela carne dura com os últimos cinco dentes que lhe restavam na boca. “Arre”, pensou e falou sua interjeição incompleta. Ainda quis acordar a mulher que roncava com a boca meio aberta, mas desistiu, ela não se bulia; parecia num coma, de tão apagada.

José Cícero ainda tentou levantar-se da rede, mas sua alma pesava mais que o corpo esquálido e assim permaneceu, olhando para o teto. Lentamente, pingos de luz brotaram pela palha esgarçada. Há muitos anos José Cícero não via aquela invasão lenta do dia; a última vez que contemplara a visita do sol por entre a carnaúba que protegia sua casa estava com febre e nem gostou do que viu. “Arre”, repetiu mais uma vez, sem emoção.

Há dois anos não chovia no Amargoso e José Cícero não queria ver mais uma manhã sem nuvens; na verdade, ele estava prestes a desistir da vida. Seu único desejo era continuar ali, deitado como um rei em berço esplêndido ou, quem sabe, como um náufrago que já não espera por salvamento. “Arre égua, que vida, essa minha”, completou a frase.

José Cícero nascera ali bem perto, no casebre que ladeia o charco onde cresce a cana. Dizem que no dia em que veio ao mundo, uma coruja deu um rasante com aquele vôo sinistro que soa como se rasgasse mortalha. Naquela manhã até pensou em sua sina de sofrer, mas aquietou o coração quando lembrou que o Tonho, a Zilda, o Bastião e todos os amigos de infância sofreram igualzinho - todos, desdentados.

Sem ânimo e sem força, empunhou a borda da rede e conseguiu se erguer. Os meninos dormiam, respirando no mesmo ritmo que Chica, a mulher que lhe parira os quatro meninos morredores - dos sete, só três vingaram. Enterrou Mundinho, o primogênito, quatro dias depois que nasceu; em sua vida curta, Mundinho só chorou.

Em pé, José Cícero abriu a janela que rangeu como um lamento e espiou as cruzes das quatro covas. Lembrou-se qual era a do Mundinho, a única que lhe provocou alguma lágrima. Quando enterrou Zé Carlos, Carminha e Cícero Junior sentiu igualzinho como se abrisse buraco para as sementes de feijão no mês de dezembro, pouco antes da chuva – que nunca vinha; nesses outros enterros, não mexeu nenhum músculo do rosto.

Parado, José Cícero parecia querer recobrar as forças do tempo em que serviu o Tiro de Guerra e ouviu do sargento que era cabra macho, bom de briga. Mas ainda não completara 37 anos e já se sentia um velho, carcomido pelas estiagens, pela gordura de porco que colocava no feijão ralo e pela água imprestável que deu a diarréia que matou os meninos. Imóvel, viu o sol arder e brilhar com uma força descomunal cobrindo o mato de um cinza mortiço.

Chica balbuciou alguma coisa, mas José Cícero não reagiu; absorto, tentava adivinhar onde enterrara os meninos. Contou da direita para a esquerda, quase soletrando o nome dos filhos, mas as cruzes não lhe falavam coisa alguma. Alguns passarinhos o despertaram daquele torpor e ele se voltou para o barulho que a mulher fizera. Não era nada, Chica ainda dormia.

José Cícero se inquietou, Chica nunca dormira até tão tarde. Chegou a pensar que a mulher fingisse para não ter que ir buscar água no barranco, mas se corrigiu: “Não, Chica nunca perdeu a coragem, isso ela tem de sobra”. Mas e os meninos, por que não acordavam? Temeu perder a família toda. “Se a coruja voar de novo rasgando mortalha, morre todo mundo”, pensou.

Já passava das sete, quando ouviu:

-O que tu tá fazendo, aí parado?. Era o jeito rude de desejar um bom-dia de dentro da rede.

– Sei lá, mulher, tô só, cá comigo, pensando na vida.

– E pensar na vida resolve nada?

– A gente tem que buscar água, porque a do pote secou ontem de noitinha. Avexe porque tô pedindo penico, mulher. Não agüento mais essa vida. Hoje não vou buscar água, não.

– Homem, deixe de coisa. E os menino? Se lembre que a gente ainda tem três pra dar de comer e de beber e não tem nada em casa.

– Pois é neles mesmo que estou pensando. Pra que viver do jeito que a gente vive, Chica? Minha vida foi só sofrimento e a deles também vai ser. Feliz foi o Mundinho que não teve que passar pelo que a gente passa e já é anjinho. Esses três vão virar gente grande e o que vai ser deles?Teve um pastor que passou por aqui me dizendo que se gente grande não se arrepender vai pro inferno. Então mulher, não é melhor morrer logo?

– Ciço, pára de besteira, você tá ficando doido. Não blasfema de Deus, teu padim, o Padre Cícero, vai pedir por nós.

Naquele exato momento, José Cícero se lembrou da romaria que fez até o túmulo do seu padim em Juazeiro. Voltou-se para o armador da rede e o chapéu de palha continuava pendurado para dar sorte; o mesmo que o padre benzeu prometendo que ia trazer fartura no próximo inverno - já fazia dois anos que não pingava quase nada. José Cícero perdera toda a plantação nos dois anos e não se conformava que, por mais que olhasse para o horizonte, as nuvens não empreteciam.

– Sabe, Chica? Eu acho que Deus não liga pra gente. Ele prefere os filhos do doutor Virgílio. Eu me lembro do dia em que o Tiago teve febre e o doutor me pediu para ir buscar o médico da cidade. Bastou o menino tomar a injeção e já tava bonzinho. A gente enterramos quatro filhos no chão seco, sem direito a caixão. Eu me lembro da hora que jogava terra na cara do Mundinho. Eu dizia: "Não é direito não ter nem uma caixa de sapato para proteger o filho dessa terra seca; nós nem pode enterrar com a rede porque tem que guardar a rede pros outro.

–Ciço, por favor, não fala desse modo. Eu te peço pela hóstia consagrada, não blasfema de Deus.

– Nesse mundão, cada um tem que se proteger como pode. Eu tentei, mas num tenho mais força, mulher. Comemos o galo e hoje não tem nada pra por no fogo. Como é que vou caçar? Vendi a espingarda que era do pai. E não tem mais nem tatu para matar, mulher. A seca tá muito braba.

– Pois eu vou aderir à lei dos crentes. Vou no culto deles pedir com muita fé pra Deus mandar chuva.

Chica se levantou, foi até o quintal, urinou, ajeitou a lata vazia na cabeça e seguiu para o barranco, antes que acabasse a água do dia.

Logo que chegou no buraco lamacento notou o pequeno filete d’água, mas só se alegrou de verdade quando notou a irmã Salete - a crente mais conhecida da redondeza.

– Bom dia.

–Bom dia, respondeu a irmã Salete, baixinho.

– Irmã, vim pedir pro modo de você pedir pra Deus pra ele mandar chuva.

Salete continuou calada. Chica precisou mirar os olhos da irmã para entender o que acontecia. Salete chorava com duas tiras de lágrimas correndo pelos sulcos cavados pelas rugas. Arquejada e abatida, tentava separar o barro com os dedos para que a água não se tingisse de branco. Chica perguntou o que estava acontecendo.

– Precisei vir mais tarde buscar água porque acabamos de enterrar os nossos dois filhos, a Miriam e o Pedro; morreram de diarréia.

Fez-se um silêncio constrangedor; não se ouviu mais nada a não ser um leve sicio do vento abrasador.

Soli Deo Gloria

ACAMPAMENTO 2009! EU FUI!!!


TEMA DO ACAMPAMENTO 2009. VOCÊ FOI? EU FUI!!!

HOMENS DE DEUS EM AMERICANA/SP


EM DESTAQUE NO CENTRO DA FOTO, 3º DA DIREITA PARA ESQUERDA E 4º DA ESQUERDA PARA DIREITA: PASTOR OTÁVIO, DE ANDRADINA/SP, É UM DOS NOSSOS PASTORES E AMIGÃO!

PIOR QUE A GRIPE A

Desde que esta nova doença começou no México e logo se alastrou por todo o mundo, diariamente os noticiários relatam de novos casos de contaminação no Brasil e outros países. Já é possível ver-se pessoas usando máscaras com o objetivo de se proteger do contágio desta gripe. Em alguns lugares escolas são fechadas ou eventos públicos cancelados para evitar que ela se alastre. Até se aconselha a não viajar para países onde já há um índice maior de propagação. A indústria farmacêutica trabalha incessantemente na busca de uma vacina contra este mal, que alguns já denominam pandemia mundial. Como esta doença pode levar à morte, o homem tem medo e faz de tudo para não ser atingido, ou seja, ele toma providências para se livrar da mesma e não sofrer as conseqüências.

Mas há algo muito pior nesta terra do que a gripe A. Algo que desde o começo da humanidade vem sendo transmitido de ser humano para ser humano. Algo que nasce com a pessoa e já se manifesta nos primeiros meses de vida. Este algo é o pecado e tem conseqüências muito piores do que a gripe A. A Bíblia nos diz em Romanos 6,23a: “Porque o salário do pecado é a morte”. Esta morte não é somente a morte física, mas a morte espiritual, que separou o homem de Deus. E diariamente vemos os seus efeitos nos seres humanos. A violência e a criminalidade aumentam. Professores que não sabem mais o que fazer com seus alunos que partem para a violência. Pais, que na aflição de ajudar um filho dependente de drogas, não vêem outra solução do que acorrentá-lo numa cama. E o consumo de drogas aumenta assustadoramente! A falta de amor entre as pessoas leva ao descaso umas pelas outras. Com o fim da estrutura familiar, crianças e jovens perdem a referência e ficam abandonados. Busca-se o melhor para si em detrimento do próximo. O egoísmo se alastra em nossa sociedade.

Qual é a saída? Será que o ser humano tem como se livrar do pecado e suas conseqüências? Há alguma força dentro do ser humano que pode mudar esta situação? Não. O homem já provou através dos séculos que ele não é capaz de vencer o pecado. Assim Deus, em Seu grande amor, nos apresenta o caminho para a verdadeira solução através de Seu filho Jesus Cristo. E Ele afirma em João 3,16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Claramente Deus nos mostra que há uma saída. Sim, há a possibilidade de nós não sermos dominados pelo pecado. Jesus, através de Sua morte na cruz, venceu o pecado. O problema consiste em que nós não aceitamos a solução que Deus nos apresenta. Agimos como uma pessoa que é aconselhada, pelo seu médico, a tomar certo remédio para ser curado mas “ignora” o conselho e por fim chega a morrer!

Hoje quando ouvires a Sua voz (o convite) não endureça teu coração... Aceita a saída que Deus te propõe! “... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6.23b). Reconheça que lutaste para mudar esta situação, da presença do pecado em tua vida, mas que não tens conseguido vencer. Se estás nesta situação, Jesus quer transformar tua vida. Ele quer dar-te uma nova vida. Uma vida da qual não te arrependerás! (Markus Steiger - http://www.ajesus.com.br)

CUIDADO COM O LIVRO 'A CABANA'

Recentemente, as vendas do livro A Cabana aproximaram-se de [sete] milhões de cópias. Já se fala em transformar o livro em filme. Mas, enquanto o romance quebra os recordes de vendas, ele também rompe a compreensão tradicional de Deus e da teologia cristã. E é aí que está o tropeço. Será que um trabalho de ficção cristã precisa ser doutrinariamente correto?
Quem é o autor? William P. Young [Paul], um homem que conheço há mais de uma década. Cerca de quatro anos atrás, Paul abraçou o “Universalismo Cristão” e vem defendendo essa visão em várias ocasiões. Embora freqüentemente rejeite o “universalismo geral”, a idéia de que muitos caminhos levam a Deus, ele tem afirmado sua esperança de que todos serão reconciliados com Deus, seja deste lado da morte, ou após a morte. O Universalismo Cristão (também conhecido como a Reconciliação Universal) afirma que o amor é o atributo supremo de Deus, que supera todos os outros. Seu amor vai além da sepultura para salvar todos aqueles que recusaram a Cristo durante o tempo em que viveram. Conforme essa idéia, mesmo os anjos caídos, e o próprio Diabo, um dia se arrependerão, serão libertos do inferno e entrarão no céu. Não pode ser deixado no universo nenhum ser a quem o amor de Deus não venha a conquistar; daí as palavras: reconciliação universal.
Muitos têm apontado erros teológicos que acharam no livro. Eles encontram falhas na visão de Young sobre a revelação e sobre a Bíblia, sua apresentação de Deus, do Espírito Santo, da morte de Jesus e do significado da reconciliação, além da subversão de instituições que Deus ordenou, tais como o governo e a igreja local. Mas a linha comum que amarra todos esses erros é o Universalismo Cristão. Um estudo sobre a história da Reconciliação Universal, que remonta ao século III, mostra que todos esses desvios doutrinários, inclusive a oposição à igreja local, são características do Universalismo. Nos tempos modernos, ele tem enfraquecido a fé evangélica na Europa e na América. Juntou-se ao Unitarianismo para formarem a Igreja Unitariana-Universalista.

Ao comparar os credos do Universalismo com uma leitura cuidadosa de A Cabana, descobre-se quão profundamente ele está entranhado nesse livro. Eis aqui algumas evidências resumidas:

1) O credo universalista de 1899 afirmava que “existe um Deus cuja natureza é o amor”. Young diz que Deus “não pode agir independentemente do amor” (p. 102),[1] e que Deus tem sempre o propósito de expressar Seu amor em tudo o que faz (p. 191).

2) Não existe punição eterna para o pecado. O credo de 1899 novamente afirma que Deus “finalmente restaurará toda a família humana à santidade e à alegria”. Semelhantemente, Young nega que “Papai” (nome dado pelo personagem a Deus, o Pai) “derrama ira e lança as pessoas” no inferno. Deus não pune por causa do pecado; é a alegria dEle “curar o pecado” (p. 120). Papai “redime” o julgamento final (p. 127). Deus não “condenará a maioria a uma eternidade de tormento, distante de Sua presença e separada de Seu amor” (p. 162).

3) Há uma representação incompleta da enormidade do pecado e do mal. Satanás, como o grande enganador e instigador da tentação ao pecado, deixa de ser mencionado na discussão de Young sobre a queda (pp. 134-37).

4) Existe uma subjugação da justiça de Deus a seu amor – um princípio central ao Universalismo. O credo de 1878 afirma que o atributo da justiça de Deus “nasce do amor e é limitado pelo amor”. Young afirma que Deus escolheu “o caminho da cruz onde a misericórdia triunfa sobre a justiça por causa do amor”, e que esta maneira é melhor do que se Deus tivesse que exercer justiça (pp. 164-65).

Será que um trabalho de ficção cristã precisa ser doutrinariamente correto?

5) Existe um erro grave na maneira como Young retrata a Trindade. Ele afirma que toda a Trindade encarnou como o Filho de Deus, e que a Trindade toda foi crucificada (p. 99). Ambos, Jesus e Papai (Deus) levam as marcas da crucificação em suas mãos (contrariamente a Isaías 53.4-10). O erro de Young leva ao modalismo, ou seja, que Deus é único e às vezes assume as diferentes modalidades de Pai, Filho e Espírito Santo, uma heresia condenada pela igreja primitiva. Young também faz de Deus uma deusa; além disso, ele quebra o Segundo Mandamento ao dar a Deus, o Pai, a imagem de uma pessoa.

6) A reconciliação é efetiva para todos sem necessidade de exercerem a fé. Papai afirma que ele está reconciliado com o mundo todo, não apenas com aqueles que crêem (p. 192). Os credos do Universalismo, tanto o de 1878 quanto o de 1899, nunca mencionaram a fé.

7) Não existe um julgamento futuro. Deus nunca imporá Sua vontade sobre as pessoas, mesmo em Sua capacidade de julgar, pois isso seria contrário ao amor (p. 145). Deus se submete aos humanos e os humanos se submetem a Deus em um “círculo de relacionamentos”.

8) Todos são igualmente filhos de Deus e igualmente amados por ele (pp. 155-56). Numa futura revolução de “amor e bondade”, todas as pessoas, por causa do amor, confessarão a Jesus como Senhor (p. 248).

9) A instituição da Igreja é rejeitada como sendo diabólica. Jesus afirma que Ele “nunca criou e nunca criará” instituições (p. 178). As igrejas evangélicas são um obstáculo ao universalismo.

10) Finalmente, a Bíblia não é levada em consideração nesse romance. É um livro sobre culpa e não sobre esperança, encorajamento e revelação.

Logo no início desta resenha, fiz uma pergunta: “Será que um trabalho de ficção precisa ser doutrinariamente correto?” Neste caso a resposta é sim, pois Young é deliberadamente teológico. A ficção serve à teologia, e não vice-versa. Outra pergunta é: “Os pontos positivos do romance não superam os pontos negativos?” Novamente, se alguém usar a impureza doutrinária para ensinar como ser restaurado a Deus, o resultado final é que a pessoa não é restaurada da maneira bíblica ao Deus da Bíblia. Finalmente, pode-se perguntar: “Esse livro não poderia lançar os fundamentos para a busca de um relacionamento crescente com Deus com base na Bíblia?” Certamente, isso é possível. Mas, tendo em vista os erros, o potencial para o descaminho é tão grande quanto o potencial para o crescimento. Young não apresenta nenhuma orientação com relação ao crescimento espiritual. Ele não leva em consideração nem a Bíblia, nem a igreja institucional com suas ordenanças. Se alguém encontrar um relacionamento mais profundo com Deus que reflita a fidelidade bíblica, será a despeito de A Cabana e não por causa dela. (extraído de uma resenha de James B. De Young, Western Theological Seminary - The Berean Call - http://www.chamada.com.br)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

C O N V I T E


Convidamos você para participar de uma reunião
em nossa humilde congregação
situada na rua Juiz de Fora, qd 11 lt 3
St. Belo Horizonte Sul - Aparecida de Goiânia
Reuniões, terças, quartas, quintas e sábados, sempre às 19:30 Horas,
Reuniões aos domingos: 09:00 Horas EBD, e as 18:55 Horas culto de celebração!
Venha nos conhecer e traga sua família. Deus te abençoe muitíssimo!!!

ASSISTA ALGUNS VÍDEOS DO MINISTÉRIO DE LOUVOR GRAVADOS NA ASSEMBLÉIA DE DEUS-CAMPINAS DO SETOR BELO HORIZONTE SUL/APDª DE GYN EM 2009

VOCÊ NÃO SABE COMO? ANOTE O ENDEREÇO VIRTUAL: www.youtube.com QUANDO ENTRAR NA PÁGINA DO YOUTUBE DIGITE OS SEGUINTES DADOS NA FAIXA DE PESQUISA: "MINISTÉRIO DE LOUVOR BH SUL", E CURTA ALGUNS VÍDEOS GRAVADOS AO VIVO!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VOCÊ É ALUNO (A) DA ESCOLA DOMINICAL?

VOCÊ SABIA?

QUE AINDA EXISTE A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?
Apesar de muitas pessoas não saberem de sua existência e outros não darem o valor devido, ela continua existindo e chama constantemente você, porque:
A EBD ensina a Bíblia, a mensagem do Deus Todo-Poderoso.
A EBD prepara uma pessoa para enfrentar melhor os problemas da vida.
A EBD ensina obediência e respeito pelos pais e todas as pessoas que estão em posição de autoridade.
A EBD confronta o aluno com o amor de Deus, de que ele aceite Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.
A EBD ajuda a construir um caráter forte.
A EBD apresenta oportunidades para compartilharmos experiências cristãs.
A EBD mostra ao aluno como ele pode ser útil neste mundo pecador.
A EBD reúne as pessoas com quem você pode fazer verdadeira amizade.
A EBD dá-nos a oportunidade de trazer outros para ouvir a mensagem do Evangelho.
A EBD ensina cânticos de real beleza, conforto e louvor.
A EBD dá-nos a oportunidade de discutir problemas espirituais em pequenos grupos de pessoas da mesma idade.

Venha à EBD, porque:

Deus diz: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o
enquanto está perto.” Isaias 55.6
Deus diz: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5.39
Deus diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar...”Prov. 22.6
AINDA FALTAM MOTIVOS PARA
VOCÊ SER UM ALUNO DA EBD?

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

APROVEITANDO SEU POTENCIAL AO MÁXIMO

Vivemos num mundo negativista onde as pessoas tendem a se desanimar facilmente, estamos constantemente diante de desafios, nem sempre superados, e isso faz com que sejamos alvo fácil, nem sempre superados, e isso faz com que sejamos alvo fácil do desanimo. Temos que desenvolver o nosso potencial de resposta para enfrentar as lutas cotidianas. A palavra POTENCIAL significa: relativo a potencia, poder ou forca, qualidade do potente, vigor. A bíblia nos incentiva a aproveitará o nosso potencial ao Maximo, usar as "QUALIDADES DO POTENTE". O livro dos livros diferente dos demais por do seu conteúdo e especial. Quando lemos a palavra de Deus somos fortalecidos, renovados e transformados. Através do nosso PONTO DE VISTA. Orientados pela palavra de Deus, gostaríamos de compartilhar alguns preciosos conselhos para que você aproveite o MAXIMO do seu potencial.

NAO DESPERDICE AS OPORTUNIDADES - Gênesis 32:22-31

Jacó estava diante do anjo do senhor e sabia que se ele fosse embora perderia a chance de se abençoado. Então lutou e prevaleceu, não desperdiçando a oportunidade pela qual lutou a note toda. E o que falta hoje para nos, Garra, Gana, disposição para enfrentarmos as adversidades e sairmos vitoriosos. Você que lê este texto, comece hoje mesmo colocando em pratica a persistência de Jacó na sua vida. Não tome como exemplo o jovem rico Mateus 19:16-22 que perdeu a oportunidade de tornar-se um discípulo por falta de Fé. Note ambos tiveram a mesma chance de alcançar seus objetivos, a persistência fez a diferença entre eles, e você? Ira persistir ou desanimar?


FAZENDO SEMPRE O MELHOR - II Coríntios 9:2

Depois de definido o seu objetivo, e necessário o empenho de fazer o melhor sempre. Faca o que fizer, tenha em mente que pode ser aprimorado. Envolva de uma maneira produtiva, tudo que Lhe for posto as mãos; cantar, evangelizar, orar, trabalhar, etc. Seja o que for, veio de Deus. Filipenses 4:13. O nosso Deus e perfeito. Embora saibamos que nunca iremos alcançar a sua perfeição devemos nos esforçar para chegarmos o mais próximo. Jesus era zeloso com sua casa de Deus. E com tudo o que fazia Josué também e outro que podemos citar tanto como na área militar como também na espiritual, era um exemplo de zelo, fazia o que de melhor podia para ensinar o povo através do seu exemplo.


EVITE OS INCREDULOS E NEGATIVISTAS - Marcos 6:6

Uma atitude positiva e tudo que precisamos. Crer e essencial, às vezes somos tentados a olhar a vida de uma forma negativa. Por exemplo, se você consegue olhar um copo de água pela metade e para você esta quase vazio, você precisa começar a mudar sua forma de ver a vida. Muito disso tem haver com nossas amizades e as pessoas que andamos: diga-me com que tu andas que eu direi quem tu és, se elas inspiram negativismo e incredulidade, e enxergam a vida vazia, não tem jeito você automaticamente se será um pessimista. Temos diversos exemplos na Bíblia a respeito de pessoas que influenciam negativamente ou não alguns dos heróis da fé. Como se esquecer dos irmãos de Jose em Gênesis ou da experiência vivida por Jesus em Nazaré em Marcos o povo era tão incrédulo que Jesus se admirou. Não seja incrédulo, mas crente. Disse Jesus a tome. Não sejas pessimista, mas otimista diz Jesus para você. Quer ser um derrotado? Não? Então não ande com os pessimistas!

MANTENDO A CALMA NAS ADVERSIDADES - Romanos 15:5

Lógico que na vida nem tudo são flores, e que fatalmente as adversidades vão chegar o que muda e a forma que você a encara! Se você tem o espírito santo guiando sua vida isto ira fazer a diferença nos momentos de adversidades, a calma no momento da dificuldade pode transformar a situação adversa numa situação favorável. Podemos citar exemplos dos campeões do passado: Paulo na ilha de Malta em atos Daniel na cova dos leões em Daniel ou Paulo e Silas na prisão que oravam e cantavam em meio à tribulação, e não podemos nos esquecer de Jô o grande campeão da paciência, no auge de sua provação ele confiando inteiramente em Deus, diz uma das mais célebre frases de todos os tempos: SEI QUE MEU REDENTOR VIVE E POR FIM SE LEVATARA SOBRE A TERRA, E DEPOIS DE CONSUMIDA A MINHA PELE, AINDA EM MINHA CARNE VEREI A DEUS" todos eles tiveram clama e a confiança em Deus, não se precipitaram nos momentos mais difíceis de suas vidas. Alegrai-vos na presença do senhor.

INVISTA EM VOCE

Prepare-se, dedique tempo para suas idéia especialize-se. Paulo ficou três anos na Arábia preparando-se para a missão que teria pela frente- Gálatas 1:17. Estar preparado, fisicamente, mentalmente e espiritualmente? ira fazer a diferença na hora que você mais precisar. Deus espera que estejamos preparados quando ele necessitar de nós, para isto e preciso especialização. Escola uma área e especialize nela. Hoje em dia, perdemos tempo demasiado com a vida alheia, e esquecemos de dedicar tempo apara nos mesmo no nosso desenvolvimento secular e espiritual. INVISTA EM VOCE!

DEPENDENDO EXCLUSIVAMENTE DE DEUS

Agora chegamos no ponto: Depender de Deus e tudo! Quando dependemos de Deus nossa vida estará sendo guiada por aquele que sabe atalhos para uma vida de sucesso. Davi e Sensação; os dois homens que dependeram, cada um a seu tempo. Davi dependeu de Deus e colocou sua confiança nele quando nenhum outro homem ousou.

TRÊS TIPOS DE PESSOAS

Gandhi, grande líder revolucionário na Índia e que a libertou do domínio britânico, disse sabiamente que há três tipos de pessoas: Pequenas, médias e grandes. Claro que ele não se referiu ao físico, mas ao caráter e ao coração. Gostaria de aproveitar a análise dele para fazer com você algumas reflexões.
As pequenas pessoas são aquelas que falam de pessoas. Claro que são aquelas que falam mal do próximo. É a chamada maledicência ou fofoca tão condenada na Bíblia. Vez por outra somos surpreendidos falando mal de alguém. Tecemos comentários maldosos. Criticamos sem conhecer a pessoa. Ouvimos alguém falar mal de outrem e embarcamos nesta canoa furada. Aprendamos com Jesus a não julgar quem quer que seja (Mt 7.1-5). O julgamento é atribuição de Deus. Muitas vezes projetamos nos outros as nossas mazelas. Somos especialistas em detonar àqueles que não nos apetecem ou não nos agradam. Quando falarmos de alguém, procuremos maximizar as suas virtudes e deixar os defeitos com Deus. O Senhor não terminou a Sua obra nele e nem em nós. Como nos ensina sabiamente Tiago: sejamos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar (1.19).

Precisamos pensar e falar sobre as pessoas com graça. Fomos aceitos no Amado e devemos aceitar as pessoas com base nessa aceitação. Os nossos relacionamentos devem ser sempre saudáveis em qualquer ambiente.

As médias pessoas falam de coisas. Numa conversa antes ou depois do culto, falamos sobre coisas, isto é, sobre carros, casa, dinheiro, ações, terras, roupas, tênis, computador, esportes, etc. Concentramos nossa atenção nas coisas que perecem. Não atentamos para a orientação de Paulo que devemos “buscar as coisas que são de cima e pensar nelas” (Cl 3.1-4). Discutimos somente coisas daqui da terra. Enfocamos o ter em detrimento do ser. Conjugamos o verbo comprar com muita freqüência. Em nosso papo informal falamos de marcas famosas, artistas famosos e lojas famosas. Jesus passa muito longe das nossas conversas informais. O evangelho da graça virou assunto só na hora dos cultos no templo e nos lares. As coisas nos empolgam mais do que o que Deus fez em Cristo por nós. Não percebemos o que Deus tem feito em muitas vidas.

Gastamos mais dinheiro com supérfluos do que com missões. Investimos mais em coisas do que em pessoas. Viramos um bando (claro, há exceções) de consumistas inveterados. Adoramos as coisas. Queremos sempre o que está na moda. Os nossos guarda-roupas estão abarrotados de roupas que não usamos e poderíamos doar para alguém que precisa. Vivemos na era do entretenimento. O deus do entretenimento tem dominado muitos corações. Muitos estão acometidos de uma “cardiopatia consumista”.

As grandes pessoas falam de projetos; porta de entrada; porta de saída. São construtoras. Empreendedoras do Reino. A sua paixão é o Senhor. Prosseguem para o alvo pelo premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fl 3.14). Vivem pela fé e agradam a Deus desta maneira (Hb 11.1,6). Neemias era uma grande pessoa e, abençoado pelo Senhor, reconstruiu os muros de Jerusalém em 52 dias. Ele era um mobilizador e encorajador em Deus. Paulo tinha um projeto de Deus: evangelizar do oriente ao ocidente; de Jerusalém a Roma. Jesus tinha um projeto para Pedro: deixar de ser pescador de peixes vivos para morrerem para se tornar pescador de homens mortos para viverem. Martin Luther King tinha um sonho: ver negros e brancos vivendo em amor, paz e harmonia nos Estados Unidos. Morreu sonhando. Semeou a semente do amor, da não-violência e a semente germinou para a Glória de Deus. Grandes pessoas pensam grande. Têm uma visão de águia.

São pessoas de visão e não de “divisão”. Pessoas que somam, multiplicam e repartem. William Carey, missionário britânico na Índia, fez um trabalho fenomenal. Ele declarou: “Esperai grandes coisas de Deus. Empreendei grandes coisas para Deus”. Como Jesus, as grandes pessoas desejam servir (Mt 20.28). Como Jesus, têm uma missão. São nascidas de novo para servirem com amor à semelhança do Mestre.

Na Igreja ou em qualquer outro lugar, elas não são problema, mas solução. São facilitadoras. Procuram andar em amor como Cristo as amou e a Si mesmo se entregou por elas (Ef 5.1,2). Deus nos fez para sermos grandes pessoas. Pessoas especiais. Servidoras. Nossas igrejas precisam ampliar o numero de grandes pessoas, cujo objetivo maior é a Glória de Deus.

NOTÍCIAS DA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Entrega de 'pirulitos' e 'balinhas' para as crianças, pela diretora da escola do conj. Cruzeiro do Sul. Obrigado!

NOTÍCIAS DA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Momento da palavra pelo Pr. Valdeci das Graças Ferreira.

NOTÍCIAS DA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Momento de sorteios: Contemplada com uma cesta de alimentos: Dzª Mirivan, entregue pelo Pr. Darci

NOTÍCIAS DA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Momento de sorteios: Contemplado, irmão Edilson, entregue pelo Pr. Valdeci

NOTÍCIAS DA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Momento da entrega de brindes na EBD, sorteada jovem Alinne, estregue pela esposa do Pr. Valdeci.

NOTÍCIAS DA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Momento especial da EBD. Em 20/09/09, presença da congregação do Cruzeiro do Sul, Pr. Valdeci das Graças e Vereador Vágner Ferreira.

DESTAQUE NA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Visita do Pastor Valdeci das Graças Ferreira (Cruzeiro do Sul), na nossa EBD no dia 20 de Setembro de 2009, em destaque no púlbito, da direita para esquerda: Dirigente local, Pr. Darci Francisco, Pr. Valdeci, Pr. e Vereador Vágner Ferreira e Superintendente da EBD do Cruzeiro do Sul.

NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Momento Histórico da visita da Igreja do Pastor Valdeci, Cruzeiro do Sul, em nossa congregação, nesta manhã de Domingo, dia 20 de Setembro/09.

CASAL DESTAQUE NA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 2009


Nas classes de adultos da NEBD, se destacou o Casal: Esposo Nilton (Classe Josué) e Esposa Neide (Classe Ester) Referente o 1º Semestre de 2009. PARABÉNS! CONTINUEM SEMPRE ASSIM!!

ALUNOS DESTAQUE DA NOVA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Referente 1º Semestre de 2009.
Da Classe ARIEL, dos moços: Gustavo Luiz,
Da Classe ÁGATA, das moças: Emanueli.
PARABENS!!! CONTINUEM SEMPRE ASSIM.

GRUPO DE COREOGRAFIA LÍSIAS - MINISTÉRIO INFANTIL


Momento da Apresentação do Grupo de Coreografia Lísias

ENCONTRO DE JOVENS DA REGIONAL 8 (OITO)


Momento de celebração ao Senhor!

GRUPO DE COREOGRAFIA APOCALÍPSE


+ de seis anos de louvor ao rei!

MOMENTO DE CELEBRAÇÃO

MOMENTO DE CELEBRAÇÃO

domingo, 20 de setembro de 2009

AS DUAS MOSCAS: NÃO FIQUE PRESO NOS VELHOS HÁBITOS...VÁ EM FRENTE!

Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz, continuou a se debater a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro. Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência, que, sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso, no entanto... Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo". A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio de água. Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até que afundamos na nossa própria falta de visão. Ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

QUANDO VOCÊ VÊ UMA IMAGEM COMO ESTA, QUAL É A TUA REAÇÃO?


Observe essa mãe alimentando o seu filho. Isso toca no teu lado humano e cristão?

QUANDO VOCÊ OLHA ESTA IMAGEM, O QUE VOCÊ PENSA...


Um lado pobre da África! Essa criança tem uma média de vida de no máxima 20 anos, você acredita?

BACTÉRIAS DO BEM: UM SEGREDO PARA VIVER MELHOR

Boa parte das nossas defesas estão no intestino, que contém bilhões de bactérias que formam a primeira linha de defesa contra microorganismos nocivos.
Uma boa flora bacteriana é importante para que o seu intestino funcione bem e melhora a absorção de nutrientes. Essas bactérias também são capazes de sintetizar vitaminas do complexo B e a vitamina K.
São chamadas de probióticos (uma das famílias mais usadas é o Lactobacilus) e devem ser ingeridas vivas para melhorar a saúde. Está presente em iogurtes e leites fermentados e na maioria da vezes devem ser mantidas refrigeradas. Hoje em dia, também já se encontra em cápsulas ou em pó.
Quando a pessoa toma antibióticos por um longo período ou constantemente, mata as bactérias que estão fazendo mal, mas também muitas de defesa e isso deixa a imunidade abalada, por isso, muitas vezes é importante fazer a reposição das bactérias benéficas.
Elas são indicadas em casos de Candidíase de repetição, diarréia, intestino preso, rinite alérgica, alergias alimentares, doenças auto-imunes (como psoríase, lupus, titeoidite de Hashimoto) e uso frequente ou período prolongado de antibióticos.
Onde encontrar: Coalhada (pode ser feita em casa), BioRich (em pó- Vende em lojas de produtos naturais para misturar no leite), Yacult, Activia, Leite fermentado Chamito, Lactofos (loja de produtos naturais).

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

BACTÉRIAS DO BEM: UM SEGREDO PARA VIVER MELHOR

Boa parte das nossas defesas estão no intestino, que contém bilhões de bactérias que formam a primeira linha de defesa contra microorganismos nocivos.

Uma boa flora bacteriana é importante para que o seu intestino funcione bem e melhora a absorção de nutrientes. Essas bactérias também são capazes de sintetizar vitaminas do complexo B e a vitamina K.

São chamadas de probióticos (uma das famílias mais usadas é o Lactobacilus) e devem ser ingeridas vivas para melhorar a saúde. Está presente em iogurtes e leites fermentados e na maioria da vezes devem ser mantidas refrigeradas. Hoje em dia, também já se encontra em cápsulas ou em pó.

Quando a pessoa toma antibióticos por um longo per íodo ou constantemente, mata as bactérias que estão fazendo mal, mas também muitas de defesa e isso deixa a imunidade abalada, por isso, muitas vezes é importante fazer a reposição das bactérias benéficas.

Elas são indicadas em casos de Candidíase de repetição, diarréia, intestino preso, rinite alérgica, alergias alimentares, doenças auto-imunes (como psoríase, lupus, titeoidite de Hashimoto) e uso frequente ou período prolongado de antibióticos.

Onde encontrar: Coalhada (pode ser feita em casa), BioRich (em pó- Vende em lojas de produtos naturais para misturar no leite), Yacult, Activia, Leite fermentado Chamito, Lactofos (loja de produtos naturais).

NOSSA VIDA MUDA QUANDO DECIDIMOS MUDAR!

Um dia, eu perdoei meu inimigo
e fui forte…
no outro eu pedi perdão
e fui grande.
Um dia, mostrei minhas razões
e fui eloqüente…
no outro, ouvi meu próximo
e fui humano.
Um dia, lutei pela minha causa
e fui bravo..
no outro, lutei pela causa alheia
e fui gente.
Um dia, batalhei pelo que queria
e fui perseverante…
no outro, dividi o pão
e fui rico!
Um dia, recebi aplausos
e fui admirado…
no outro, fiz o bem em silêncio
e os anjos me aplaudiram.
Um dia, usei a inteligência
e fui respeitado…
no outro, usei o coração
e fui amado!
Quando me dei conta minha vida mudou quando mudei minhas atitudes diante da vida e dos fatos.
Portal dos Evangélicos

UMA CARTA DO TESTEMUNHO DE PATRICIA - Este era o seu último desejo

Leia, medite e pense bem na sua vida...
Eis aqui um testemunho autêntico. Meu nome é Patrícia, tenho 17 anos, e encontro-me no momento quase sem forças, mas pedi para a enfermeira Dane minha amiga escrever esta carta que será endereçada aos jovens de todo o Brasil, antes que seja tarde demais:
Eu era uma jovem ’sarada’, criada em uma excelente família de classe média alta Florianópolis. Meu pai é Engenheiro Eletrônico de uma grande estatal e procurou sempre para mim e para meus dois irmãos dar tudo de bom e o que tem e melhor, inclusive liberdade que eu nunca soube aproveitar.
Aos 13 anos participei e ganhei um concurso para modelo e manequim para a Agência Kasting e fui até o final do concurso que selecionou as novas Paquitas do programa da Xuxa. Fui também selecionada para fazer um Book na Agência Elite em São Paulo.
Sempre me destaquei pela minha beleza física, chamava a atenção por onde passava. Estudava no melhor colégio de ‘Floripa’, Coração de Jesus. Tinha todos os garotos do colégio aos meus pés.
Nos finais de semana freqüentava shopping, praias, cinema, curtia com minhas amigas tudo o que a vida tinha de melhor a oferecer às pessoas saradas, física e mentalmente.
Porém, como a vida nos prega algumas peças, o meu destino começou a mudar em outubro de 1994. Fui com uma turma de amigos para a OKTOBERFEST em Blumenau.
Os meus pais confiavam em mim e me liberaram sem mais apego. Em Blumenau, achei tudo legal, fizemos um esquenta no ‘Bude’, famoso barzinho na Rua XV.
À noite fomos ao ‘PROEB’ e no ‘Pavilhão Galego’ tinha um show maneiro da Banda Cavalinho Branco. Aquela movimentação de gente era
trimaneira”.
Eu já tinha experimentado algumas bebidas, tomava escondido da minha mãe o Licor Amarula, mas nunca tinha ficado bêbada. Na quinta feira, primeiro dia e OKTOBER, tomei o meu primeiro porre de CHOPP.
Que sensação legal curti a noite inteira ‘doidona’, beijei uns 10 carinhas, inclusive minhas amigas colocavam o CHOPP numa mamadeira misturado com guaraná para enganar os ‘meganha’, porque menor não podia beber; mas a gente bebeu a noite inteira e os otários’ não percebiam.
Lá pelas 4h da manhã, fui levada ao Posto Médico, quase em coma alcoólico, numa maca dos Bombeiros. Deram-me umas injeções de glicose para melhorar. Quando fui ao apartamento quase ‘vomitei as tripas’, mas o meu grito de liberdade estava dado.
No dia seguinte aquela dor de cabeça horrível, um mal estar daqueles como tensão pré-menstrual. No sábado conhecemos uma galera de S. Paulo, que alugaram um ‘ap’ no mesmo prédio. Nem imaginava que naquele dia eu estava sendo apresentada ao meu futuro assassino. Bebi um
pouco no sábado, a festa não estava legal, mas lá pelas 5:30 h da manhã fomos ao ‘ap’ dos garotos para curtir o restante da noite. Rolou de tudo e fui apresentada ao famoso baseado ‘Cigarro de Maconha’, que me ofereceram.
No começo resisti, mas chamaram a gente de ‘Catarina careta’, mexeram com nossos brios e acabamos experimentando. Fiquei com uma sensação esquisita, de baixo astral, mas no dia seguinte antes de ir embora experimentei novamente.
O garoto mais velho da turma o ‘Marcos’, fazia carreirinho e cheirava um pó branco que descobri ser cocaína. Ofereceram-me,mas não tive coragem naquele dia.
Retornamos a ‘Floripa’ mas percebi que alguma coisa tinha mudado, eu sentia a necessidade de buscar novas experiências, e não demorou muito para eu novamente deparar-me com meu assassino ‘DRUGS’.
Aos poucos, meus melhores amigos foram se afastando quando comecei a me envolver com uma galera da pesada, e sem perceber, eu já era uma dependente química, a partir do momento que a droga começou a fazer parte do meu cotidiano.
Fiz viagens alucinantes, fumei maconha misturada com esterco de cavalo, experimentei cocaína misturada com um monte de porcaria.
Eu e a galera descobrimos que misturando cocaína com sangue o efeito dela ficava mais forte, e aos poucos não compartilhávamos a seringa e sim, o sangue que cada um cedia para diluir o pó.
No início a minha mesada cobria os meus custos com as malditas, porque a galera repartia e o preço era acessível. Comecei a comprar a ‘branca’ a R$ 7,00 o grama, mas não demorou muito para conseguir somente a R$ 15,00 a boa, e eu precisava no mínimo 5 doses diárias.
Saía na sexta-feira e retornava aos domingos com meus ‘novos amigos’. Às vezes a gente conseguia o ‘extasy’, dançávamos nos ‘Points’ a noite
inteira e depois… farra!
O meu comportamento tinha mudado em casa, meus pais perceberam, mas no início eu disfarçava e dizia que eles não tinham nada a ver com a minha vida…
Comecei a roubar em casa pequenas coisas para vender ou trocar por drogas…
Aos poucos o dinheiro foi faltando e para conseguir grana fazia programas com uns velhos que pagavam bem.
Sentia nojo de vender o meu corpo, mas era necessário para conseguir dinheiro. Aos poucos toda a minha família foi se desestruturando.
Fui internada diversas vezes em Clínicas de Recuperação.
Meus pais, sempre com muito amor, gastavam fortunas para tentar reverter o quadro.
Quando eu saía da Clínica agüentava alguns dias, mas logo estava me picando novamente. Abandonei tudo: escola, bons amigos e família.
Em dezembro de 1997 a minha sentença de morte foi decretada; descobri que havia contraído o vírus da AIDS, não sei se me picando, ou através de relações sexuais muitas vezes sem camisinha.
Devo ter passado o vírus a um montão de gente, porque os homens pagavam mais para transar sem camisinha. Aos poucos os meus valores, que só agora reconheço, foram acabando, família,amigos,pais, religião, Deus, até Deus, tudo me parecia ridículo.
Meu pai e minha mãe fizeram tudo, por isso nunca vou deixar de amá-los.
Eles me deram o bem mais precioso que é a vida e eu a joguei pelo ralo.. Estou internada, com 24 kg, horrível, não quero receber visitas porque não podem me ver assim, não sei até quando sobrevivo, mas do fundo do coração peço aos jovens que não entrem nessa viagem
maluca…
Você com certeza vai se arrepender assim como eu, mas percebo que é tarde demais pra mim.
OBS.: Patrícia encontrava-se internada no Hospital Universitário de Florianópolis e a enfermeira Danelise, que cuidava de Patrícia, veio a comunicar que Patrícia veio a falecer 14 horas mais tarde depois que escreveram essa carta, de parada cardíaca respiratória em conseqüência da AIDS.
Por favor, repassem esta carta. Este era o último desejo de Patrícia.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CRISTINA MEL E SORAIA

UMA REFLEXÃO BÍBLICA SOBRE O QUE SIGNIFICA SER DISCÍPULO CRISTÃO

Na Bíblia Sagrada, existe o registro nos apontando onde foi usado pela primeira vez o vocábulo "cristão". Lucas narra, em Atos 11.26, que após Estevão ser martirizado os discípulos de Jesus andavam dispersos, equivocados, pregando o Evangelho só aos judeus, e justamente neste período de falta de foco na missão de ir falar do amor de Deus, indistintamente, para judeus e não-judeus, que os discípulos, em Antioquia, foram chamados de "cristãos" (Atos 11.26). Assim sendo, vemos que ser cristão não é selo de perfeição. Justo no momento em que os discípulos faziam acepção de pessoas, surgiu a conotação cristãos! Deste episódio interessante, podemos refletir que para ser um cristão, primeiro, é preciso ser reconhecido como discípulo de Cristo.

Jesus nos deu a definição completa do que vem a ser o verdadeiro discípulo

Discípulo é toda pessoa que por vontade própria recebe instrução, acata conselhos e imita outrem. Ser um discípulo de Jesus Cristo é aceitar todas as suas disciplinas e seguir à risca os seus exemplos, por amor. Nem todos que crêem em Jesus são seus discípulos.

Três versículos nos capacitam a discernir quem são os discípulos de Jesus, os cristãos verdadeiros:

• João 8.31 - "Jesus dizia aos judeus que haviam crido nele: Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
• João 14.15 - "Se me amardes obedecerá aos meus mandamentos”.
• João 14.23 a, 24 a - "Se alguém me amar, obedecerá à minha palavra... Quem não me ama não obedece às minhas palavras...”. Qual é a palavra, qual é o mandamento, ou regra, que os discípulos de Jesus devem obedecer? É o mandamento do amor. O crente que é discípulo age em amor. Ama a Deus; ama os amigos; ama os inimigos (Deuteronômio 6.5; João 15.12,17; Mateus 5.44).

A Bíblia explica a Bíblia

Se nos detivermos no contexto em que Jesus Cristo proferiu essas instruções, veremos o que Ele realmente combatia e teremos a ampliação do nosso entendimento sobre o que representa ser um cristão, um verdadeiro discípulo. Jesus repudiava com veemência práticas altamente reprováveis dentro do seleto grupo dos doze homens que o seguiam de perto.

Lucas 9.52-55: O verdadeiro discípulo cristão é tolerante, não é vingativo

Certa vez, alguns do grupo dos doze discípulos iam a frente de Jesus, por determinação dEle, para encontrarem uma pousada onde pudesse pernoitar. Eles passaram pelo povoado dos samaritanos, que os hostilizaram muito ao reconhecerem que eram judeus, por conta de uma rixa religiosa entre samaritanos e judeus. Então, João e Tiago indignados, sem a noção do papel de um cristão, como ainda hoje muitos cristãos o são, tiveram a brilhante idéia de imitar o profeta Elias, eles queriam orar e pedir a Deus que fizesse do céu descer fogo que destruísse toda a população samaritana. Foram repreendidos por Cristo: “O Filho do Homem veio para salvar e não para matar”. João acatou a repreensão de Cristo com inteireza de coração, entre os doze discípulos, ele foi o homem que mais recomendou a prática do amor a Deus e ao próximo em todo o seu ministério.

O verdadeiro discípulo tem por objetivo ser servo de todos e não ser servido por todos

Em outra ocasião, este grupo dos doze, deixando Jesus à parte, discutiam entre si qual deles deveria ser o maior, isto é, o líder da turma, o cotado como mais importante entre eles. Embora posto para fora do debate, Jesus estava ciente de toda porfia e emulação existente e os repreendeu com palavras e aula prática: “Quem quiser ser o maior deve agir como o menor” (Mateus 20.25-28; Lucas 22.24-30). Exigiu que deixassem que lhes lavasse os pés. O lava pés era uma prática exercida pelos escravos e gente de classe socioeconômica mais humilde. Ao visitante que chegasse ao recinto de uma casa cujo anfitrião desejasse demonstrar honrá-lo, fazia com que fosse aplicada limpeza.
Jesus teve seus pés lavados por Maria, irmã de Marta e Lázaro, na casa deles. E também por uma pecadora anônima, na casa de um fariseu (Mateus 12.1-11; Lucas 7. 26-47). Cristo elogiou a pecadora de nome desconhecido, frisando que ela não sendo moradora ou escrava no lar do fariseu, serviu-lhe de cicerone, pois teve a boa disposição de banhar seus pés com perfume caro. Com certeza estas duas mulheres foram consideradas grandes aos olhos de Deus!
Jesus, vendo o coração dos discípulos, desejosos do status de líder do grupo, usou como exemplo de boa conduta cristã uma criança. Pegou-a no colo e disse aos discípulos: “Qualquer que receber esta criança em meu nome, recebe a mim, e qualquer que recebe a mim recebe ao que me enviou; porque aquele que entre vós todos forem o menor é grande” - Lucas 9. 48. Com isso, Jesus explicou que o serviço do discípulo, do cristão verdadeiro, é uma tarefa desinteressada de retorno, pois uma criança é uma pessoa totalmente dependente em todos os sentidos, ela não tem como pagar os cuidados vitais que recebe. Quando alguém exerce seu trabalho com tal característica, em nome de Jesus, tem a Jesus e a Deus em sua vida.

Mateus 5.22: O verdadeiro cristão respeita o próximo até em horas de conflito de idéias e interesses

No Sermão do Monte, considerado um resumo do Evangelho, Cristo tratando de relacionamentos interpessoais conflitantes, proibiu o desdém ao próximo. Disse aos discípulos: “Qualquer que chamar o seu irmão raca será réu do fogo do inferno” Raca é um termo hebraico que equivale a tolo, estúpido, bobo, idiota, palhaço. É usado nos momentos de sentimento de superioridade. Ou seja, na hora de um debate acalorado, o correto para quem se considera um verdadeiro discípulo de Jesus, é fazer uso de argumentos bíblicos e jamais de ofensas e menoscabos. Não existe licença para agir com críticas de ordem pessoal, com ironias, com galhofas.
Consultando um dicionário, vemos que a ironia é a única ferramenta de ação dos escarnecedores. O escarnecedor, ao invés de amar a Deus e ao próximo, ironiza-os e aborrece-os. O discípulo irônico não segue a Jesus, está assentado na roda dos ímpios (Salmo 1.1).
Podemos entender, pautados nestas referências bíblicas, que o verdadeiro cristão é o que permanece na Palavra: é tolerante e respeitoso com seus desafetos, não dá vazão para o sentimento de superioridade, o seu objetivo é servir e não ser servido.

Lucas 9.49-50: O verdadeiro cristão não deseja monopolizar o Evangelho de Cristo

Noutra ocasião, Jesus foi interpelado por João, porque havia visto um alguém estranho ao grupo dos doze expulsando demônios. João, cheio de zelo religioso e vazio de sabedoria, impediu-o de prosseguir naquele ministério. Então, Jesus respondeu-lhe: “não o proíba, porque não há ninguém que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim, quem não é contra nós é por nós”. E falou da prática do amor fraternal também: “qualquer que der a vocês um copo de água porque são meus discípulos, terão um galardão, serão recompensados”.
A lição é: o verdadeiro discípulo reconhece que não possui o controle do cristianismo, prega e vive o Evangelho centralizando a mensagem de Cristo e jamais a sua própria pessoa e idéias. Pratiquemos e incentivemos a todos a viver o Evangelho, seja no simples ato gentil de oferecer o copo d'água como também no ato de orar e curar os enfermos.

Concluindo:

Sou este discípulo de Cristo descrito nesta linhas acima. Luto todos os dias contra a carne, procuro seguir as orientações de Jesus. Amo a Palavra de Deus e desejo propagá-la exatamente como ela é. Uso o filtro do discernimento espiritual para evitar não divulgá-la distorcidamente, segundo a interpretação de homens envolvidos em interesses voltados às tradições de movimentos evangélicos, placas denominacionais.

COM QUE TIPO DE PESSOA EU DEVO NAMORAR?

Nosso objetivo não é nos intrometermos em seu namoro ou nas suas escolhas, porém lembre-se do que a Bíblia diz: " Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." ( II Timóteo 2:22 )

Não é sábio namorar alguém que não ame a Deus.

A Bíblia diz em II Coríntios 6:14 e 15 - " Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?" Amós 3:3 "Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?"

Não namore alguém que diz ser cristão mas não vive como um cristão.

A Bíblia diz em I Coríntios 5:11 - " Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais."

Evite namorar pessoas coléricas.

A Bíblia diz em Provérbios 22:24 - " Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico."

Não namore um cristão preguiçoso.

A Bíblia diz em II Tessalonicenses 3:6 - " Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição de trabalho que de nós recebestes."

O que mais conta é a beleza interior.

A Bíblia diz em I Pedro 3:4 - " Mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas."

Namore alguém que tenha uma boa atitude.

A Bíblia diz em Romanos 15:5 e 6 - " Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo."

Namore alguém que lhe anima e lhe apóia.

A Bíblia diz em Filipenses 2:1 e 2 - " Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa."

Não pense só um no outro - preste atenção a outros também. A Bíblia diz em Filipenses 2:4 - " Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros."

Deixe que o relacionamento se desenvolva passo a passo. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:6 e 7 - " E à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor."

O que deve evitar quando sair a namorar.

A Bíblia diz em Romanos 13:13 - "Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja."

O namoro não deve incluir relações sexuais.

A Bíblia diz em I Coríntios 6:13 e 18 - " Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo... Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo."

Mantenha-se puro(a).

A Bíblia diz em I João 3:3 - " E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro."

Para que se ganhe emocionalmente, os desejos e as atividades sexuais devem ser mantidas sob o controle de Cristo.

A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3 a 5 - " Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus."

Fonte: Solteiros Cristãos

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CAMPANHA DE ORAÇÃO PELA CORÉIA DO NORTE

A Coréia do Norte ocupa o 1º lugar na classificação de países por perseguição. Isso quer dizer que este é o pior país para um cristão viver. Mas, apesar de toda a repressão, o Evangelho de Cristo tem alcançado vidas ali. Para que os nossos irmãos da Coréia do Norte possam permanecer firmes na fé, precisamos interceder por eles. Portas Abertas está lançando uma campanha de oração onde juntos estaremos na linha de frente guerreando para que o Reino de Deus seja estabelecido naquela nação. Você vai se juntar a nós?
A Palavra de Deus nos aconselha a orarmos uns pelos outros como Corpo de Cristo. A oração é o que sustenta e mantém unido este Corpo. E, quando olhamos para a Coréia do Norte e vemos nossos irmãos e irmãs sendo perseguidos e humilhados até a morte, percebemos que precisamos orar mais para que eles permaneçam firmes em meio a tudo isso.
Por crermos que o próprio Senhor Jesus nos instruiu a lançar esta campanha de oração em favor da Coréia do Norte, pedimos a você, que conhece a importância e o poder da oração, que se junte a nós neste ano para ver muitos milagres acontecendo naquela nação.

CURTINDO COM O DIABO!

Pessoas querem saber sobre música secular. “Podemos curtir música secular?” “Deus se importa com isso?” “É pecado curtir música secular?”
Só para responder essas três perguntas rapidamente:
1. Pode-se curtir música secular. Pode se jogar na frente de um caminhão. Pode até ir para o inferno se quiser também (existe vida além do “pode ou não pode”).
2. Claro que Deus se importa com isso.
3. Não, não é pecado curtir música secular. Mas, também, não é pecado atravessar a rua de olhos fechados. Só que isso não é muita esperteza.
Primeiramente, não gosto de dizer se pode ou não pode, criando uma aparência de regras e correndo o risco de virar religioso. Acho muito raso e imaturo a atitude de querer colocar regras, poder ou não poder, em tudo. Existem muitas coisas nesta vida cristã que podemos fazer as quais não são muito boas ou não fazem nada por sua vida espiritual, mas, ao mesmo tempo não podemos dizer enfaticamente que são pecados.
Para mim, a música é uma dessas coisas. Curtindo música secular, em si, não levará ninguém pro inferno. Entretanto, não levará ninguém a ser mais íntimo com o Senhor. Pelo contrário, pode até te fazer esfriar na sua vida espiritual. A pergunta que eu sempre tenho é, “Porque os filhos de Deus querem curtir um som que não edifica ou glorifica a Deus, enquanto que tem sons feitos por Deus que fazem isso?”
"E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)
Eu já li artigos pobres de pessoas que dizem que, pela razão de melhorar o seu talento dado por Deus, precisam curtir música secular. Ta legal. Deus te deu, mas o diabo vai te ajudar a aperfeiçoar. Faz muito sentido. Tanto quanto uma menina querendo assistir Carnaval na televisão para aprender novos passos pra usar na coreografia de sua igreja.
"E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)
Eu até já li um cara que falou que não conhece nenhum pastor que não curta música secular. Será? Eu conheço pelo menos um.
Sei que a música foi criada por Deus e não pelo o diabo. Mas, isso não é uma boa desculpa para se curtir música secular. Meu amigo, sexo foi criado por Deus e não pelo o diabo. Porém, isso não vai me justificar de alugar um filme pornográfico. Ta entendendo? Claro que Deus criou a música e é óbvio que o diabo a perverteu. Por isso, vou procurar a coisa do jeito que foi criado por Deus e não a perversão. Há uma diferença muito grande.
Se você enche a sua cabeça com as letras de músicas seculares, me diga que não vai ter efeito na sua vida. Claro que vai. Se você enche um copo com suco de laranja, cheio de suco de laranja será. E se você encher a sua mente com a porcaria do mundo, cheia de porcaria será. E isso fará efeito no seu relacionamento com Jesus.
Existe uma história de um menino que ia para a casa do seu coleguinha todo dia para brincar. Depois de um mês, a sua mãe perguntou:
“Como está o seu amigo?”
“Qual amigo?”
“Aquele com quem você brinca todo dia”.
“Ah, ele. Ele não é o meu amigo”.
“Mas, você brinca com ele todo dia. Como vai me dizer que ele não é o seu amigo?”
“Ele não é meu amigo. Eu só gosto dos seus brinquedos.”
“Então, deixe me entender, você vai para a casa dele todo dia para brincar com ele e os seus brinquedos, mas não gosta dele?”
“É. Mas, sabe, por mais tempo que gasto com ele, mais posso me dar bem com ele.”
E esse daí é o risco de curtir tempo com o diabo. Muitos de nós passamos um bom tempo brincando com os brinquedos dele, mas não o consideramos nosso amigo. Será? Será que não estamos aprendendo a tolerá-lo porque gostamos dos seus brinquedos.
Eu não sei, mas não curto tempo com os meus inimigos.
Para ver quais são as prioridades de um homem, só tem que prestar atenção aonde ele gasta o seu dinheiro. Para saber quais são os amigos daquele homem, é só prestar atenção com quem ele curte seu tempo.
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4)
A realidade é seguinte, Deus está levantando uma geração forte, ungida e separada. A força vem Dele. A unção vem Dele. Mas a decisão de se separar do mundo é sua. Você tem que decidir até que ponto quer ir com Ele. Não posso dizer que curtindo música secular vai destruir a sua vida espiritual, mas posso te garantir que não ajudará nem um pouco.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)
Vamos curtir tempo com a pureza e perfeição e não com a perversão. Vamos ser um povo separado e santo. Vamos ser radicais para que possamos ver resultados radicais. Vamos curtir tempo com Deus e não o diabo.

REGISTRE-SE COMO "SEGUIDOR"

INSCREVA-SE COMO "SEGUIDOR" DO NOSSO BLOG, É FÁCIL, VERIFIQUE AS INFORMAÇÕES E TORNE-SE UM VISITANTE E UM COLABORADOR FREQUENTE DA NOSSA PÁGINA. SEJA MUITO BEM VINDO!
No Grande Amor de Cristo Jesus!
Pr. Darci Francisco

VENÇA O ÚLTIMO INIMIGO!

Alexandre o Grande, rei da Macedônia, o maior conquistador de todos os tempos, após conduzir seus exércitos vitoriosos da Grécia às fronteiras da China, morreu devido aos excessos da bebida. A respeito dele, escreveu Sêneca: “Aqui está este herói, invencível nas lutas e nas suas marchas prodigiosas, nos perigosos cercos e combates, agora vencido pelo cálice fatal do álcool.”
Quantos heróis desconhecidos vivenciam a mesma experiência: crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres, inteligentes, ativos, desbravadores, verdadeiros guerreiros, têm tombado ante a sutil artimanha dos vícios e das drogas. Inimigos ferrenhos e cruéis que não diferenciam o pobre do rico, o culto do analfabeto, o descrente do religioso. Todos caem combalidos diante da afiada espada do primeiro gole, primeiro trago ou primeira “cheirada”.
O curioso é que nessa batalha infinitamente injusta, o herói se entrega doce e passivamente ao seu adversário. Pior, não o procura para combatê-lo e sim para, como dependente da derrota, entregar-se sem reservas.
Todas as drogas agem no sistema nervoso central, exercem uma ação na percepção dos indivíduos, fazendo com que se habituem a esses efeitos e acabem aumentando a dose de ingestão provocando a chamada tolerância, que faz o indivíduo buscar doses cada vez mais fortes para obter o mesmo efeito. A dependência química foi considerada até pouco tempo como falha de caráter. Hoje, tratamentos modernos dispensam até o uso da palavra “vício”, indicando fraqueza, porque avanços na área apontam cada vez mais para o perfil de uma doença crônica. É a dependência masoquista de ser derrotado pelo exército inimigo.
A procura pelas drogas, quase sempre, é motivada por três razões: primeira, mera curiosidade (será que o adversário é realmente forte?); segunda, busca de insólito prazer (talvez não seja tão forte, a hora que eu quiser resisto e saboreio a vitória); terceiro alívio de irresistível dor na alma provocada por sentimento de alguma perda ou impossibilidades diante da vida (fui alvejado, preciso me convalescer, mais tarde tentarei de novo). O relutante herói, acostumado às mais brilhantes vitórias nos combates da vida, resiste até ser atingido pelo golpe fatal. A dose mais forte. A derrota diante do último inimigo.
Você não precisa cair ante a última “tropa” como aconteceu com Alexandre o Grande. Entregue sua vida a Jesus, confie inteiramente nEle. Ele é o Senhor dos Exércitos, o General dos generais, que nunca perdeu uma batalha. Dele é a guerra e a Ele pertence a vitória.
“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 15.55).
Levanta-te agora mesmo! Ergue-te! Não te deixes sucumbir. Não te deixes vencer pelos esquadrões dos vícios e das drogas. Jesus te ama e te espera de braços abertos para coroar-te e integrar-te às fileiras do seu majestoso Reino.

Por: Marcos Tuler

terça-feira, 1 de setembro de 2009


EXISTE CRIANÇADA MAIS LINDA DO QUE ESTAS? FALA SÉRIO! O TEMPO ESTÁ PASSANDO E LOGO SERÃO ADOLESCENTES E JOVENS!

TODAS AS TERÇAS-FEIRAS TEMOS UMA CAMPANHA NO CAMPO DE CAMPINAS E AS CRIANÇAS UM ESTUDO ESPECÍFICO NA SALA DE ÁULA. VISITE-NOS E TRAGA SUA CRIANÇA.

MUDANÇA DE ATITUDE!

Há muito tempo, uma jovem chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias passou a não se entender com a sogra. As personalidades delas eram muito diferentes e Lili foi se irritando com os hábitos da sogra que freqüentemente a criticava. Meses se passaram e Lili e sua sogra cada vez discutiam e brigavam mais. Lili já não suportando mais conviver com a sogra decidiu tomar uma atitude e foi visitar um sábio que vendia ervas. Ela lhe contou tudo o que estava acontecendo e pediu que ele lhe desse algum veneno para que ela desse à sua sogra e desta forma pudesse resolver o problema.

O sábio pensou por algum tempo e entrou no quarto dos fundos e voltou alguns minutos depois com um pacote de ervas e disse: - Você não poderá usá-las de uma só vez para se libertar de sua sogra porque isso causaria suspeita. Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando sua sogra. A cada dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você, tenha muito cuidado e tente agir de forma muito amigável. Não discuta, a obedeça em tudo e a trate da melhor forma possível.

Lili ficou muito contente e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra. Semanas se passaram e a cada dois dias, Lili servia a comida "especialmente tratada" à sua sogra. Ela mudou o tratamento para com a sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe. Depois de seis meses a casa inteira estava com outro astral. Lili tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia muito mais amável e mais fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha.

Um dia Lili foi novamente procurar o sábio para pedir-lhe ajuda e disse: - Por favor, me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. O sábio sorriu e acenou com a cabeça. - Lili, não precisa se preocupar. As ervas que eu dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela.

Na China existe uma regra dourada que diz: A pessoa que ama os outros também será amada. Na grande parte das vezes recebemos das outras pessoas o que damos a elas... Por isso C U I D A D O!!! LEMBRE-SE: o plantio é opcional... A colheita é obrigatória... Por isso cuidado com o que planta!!