quarta-feira, 6 de abril de 2011

VOCÊ SABE POR QUE VOCÊ EXISTE?

Quer estejam satisfeitos ou insatisfeitos com a vida, o alvo final da maioria das pessoas é a aposentadoria. Será que nascemos com o único propósito de passar por certos rituais na vida — encontrar um bom emprego, casar-se, comprar uma casa, criar os filhos, mudar de emprego e carreira, aposentar-se — e então morrer? Ou existe algo a mais em relação à vida?

Sem razão para viver

Se pergunto para as pessoas: “Por que você existe?”, a maioria não sabe o que responder. Não conseguem explicar o seu propósito no mundo. Não têm nenhuma visão para a vida.
Você tem percepção de propósito pessoal? Você sabe por que nasceu? O seu propósito lhe dá paixão para viver? Você pode me perguntar: “Será que realmente preciso de uma razão para minha existência?” Minha resposta : “Sem dúvida!” A vida foi projetada para ter significado; você não nasceu somente por nascer. Se tudo que lhe espera depois de trabalhar por anos para uma outra pessoa é um relógio de ouro e uma aposentadoria, então a sua vida não tem grande significado. Você pode saber por que existe e pode experimentar uma vida marcante à luz desse conhecimento. A vida não precisa ser um exercício sem propósito e repetitivo, porque você não foi projetado para simplesmente montar um cavalo de balanço, mas para ter um propósito e caminhar segundo uma direção.

Viver sem um sonho

Quando falo para grupos de pessoas a respeito de visão, quer seja para empresários, para o governo ou para a igreja, sempre ressalto a seguinte verdade porque creio que é crucial que a entendamos: a pessoa mais pobre do mundo é uma pessoa sem um sonho.
Talvez nunca tenha ficado claro para você o que gostaria de fazer com a sua vida. Ou talvez você tenha tido um sonho em certa época da vida, mas percebeu que este sonho foi se dissipando devido a circunstâncias desalentadoras ou por causa das atividades diárias. Não importa quanto dinheiro tenha, se não tiver uma visão clara para a sua vida, você é verdadeiramente pobre. Ouvimos dizer que se você não sabe onde está indo, qualquer estrada o levará até lá. E o que é pior, você não saberá quando tiver chegado. A não ser que você tenha uma idéia definida para onde quer ir, as chances de chegar lá são remotas.
O problema é que a maioria das pessoas não tem uma visão que vá além das circunstâncias atuais. Sem uma visão do futuro, a vida perde o seu significado. E a ausência de significado leva à falta de esperança. Sempre que as pessoas estão desanimadas a respeito da situação da sua vida, elas podem se tornar rancorosas em relação aos seus empregos ou sua família. Elas se sentem como se estivessem desperdiçando a vida e começam a viver com um anelo vago, mas constante por algo mais. Elas até podem parar de participar da vida de um modo significativo. Não importa quanto dinheiro uma pessoa tenha, qualquer um que viva assim é pobre. Uma vida sem visão é uma existência pobre.
Se você consegue enxergar além das circunstâncias presentes, se consegue ter esperança em relação ao futuro, você possui a verdadeira riqueza, não importa quanto dinheiro tenha na conta bancária. por isso que a Bíblia nos encoraja com as seguintes palavras: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11.) Não importa o que você atualmente tem ou não tem, desde que consiga ver o que poderia ter. Essa visão é a chave para a vida, porque onde há um sonho, há esperança, e onde há esperança, há fé — e fé é a essência, ou o cumprimento, daquilo que esperamos. (Veja Hebreus 11:1.)

Myles Munroe


Prs Darci e Miriam Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário