quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Santidade (um estudo básico)


Agostinho, em suas Confissões, disse: “Tu nos fizeste para ti mesmo, e nossos corações ficam desassossegados enquanto não descansam em ti”.

J.C. Ryle definu a santidade assim: “A santificação não consiste na casual realização de ações corretas. Antes, é a operação habitual de um novo princípio celestial que atua no íntimo, influenciando toda a conduta diária de uma pessoa, tanto nas grandes quanto nas pequenas coisas. A sua sede é o coração, e, tal como o coração físico, exerce influência regular sobre cada aspecto do caráter de uma pessoa”.

O próprio nome Espírito “Santo”, já é, em si mesmo, um indicativo do seu caráter.
Eclesiastes 3. 5 é o texto que nos convida a uma reflexão: “tempo de espalhar pedras...” Em que tempo estamos: o tempo do altar, ou das pedras espalhadas?

Pense sobre essa questão tão séria: o que é ser santo?

1. Ser santo é andar em “novidade de vida” (Rm. 6.4)

O Espírito Santo, em nós, produz vida nova. Ele realiza o milagre da vida com conteúdo. Dallas Willard disse que ser cristão não é esperar para morrer e ir para o céu, mas sim, ir para o céu antes de morrer (Gl. 2.20: “Não vivo mais eu...”)
Para viver em novidade de vida é preciso romper com a velha vida de pecado.

2. Ser santo é alimentar-se das verdades divinas (Jo. 4.34)

Oração: todos os grandes avivamentos da história da igreja começaram quando a igreja orava, e só pararam quando a igreja deixou de orar.
Meditação na Palavra: Tudo sobre Deus já está na Palavra. John Stott disse que “a Bíblia é o retrato que o Pai fez do Filho, colorido pelo Espírito Santo”.
Testemunho pessoal: Para nós bastam quatro evangelhos, mas para o mundo são cinco: Mateus, Marcos, Lucas, João e você!

3. Ser santo é amar a presença de Deus (Sl. 84.10)

Uma frase da antiguidade diz que “Deus só se manifesta onde sua presença é desejada”.
A santidade passa necessariamente pela conversão das vontades. É sacrificar no altar de Deus todos os meus sonhos. E isso dói.
É preciso ter coragem de se entregar totalmente a Deus: (At. 20.24)

Seja santo por uma razão forte, mas simples: porque Deus é santo!
Até mais...
Alan Brizotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário