segunda-feira, 8 de agosto de 2011


Comer faz mal à saúde?              Geremias do Couto


O pastor Abner Ferreira publica praticamente todos os dias pela manhã, no twitter, uma enquete que debate temas contemporâneos. Na medida do possível, tenho participado. Neste sábado, 6 de agosto, o assunto foi sobre comida. Veja a pergunta: "Dizem que o cristão come bem e alguns estão acima do peso. A igreja deve tratar isso com os membros? Ou cada um sabe do que come?" Aventurei-me com algumas respostas. Acho que me saí de forma razoável.

Por considerar que pouco falamos sobre isso nos meios cristãos (leia-se "evangelicos"), fiquei empolgado. Sou daqueles que acreditam na vida cristã integral, sem dicotomia, onde tudo o que fazemos tem como finalidade primeira e última a glória de Deus. Isso inclui comida. Se você acha que estou equivocado, leia 1 Coríntios 10.31. Veja o que escrevi lá no twitter. Fiz algumas adaptações e acréscimos, mas, para mim, tudo o que está aí abaixo cai como uma luva. Espero que sirva também para você.

1. Criamos estereótipos para afirmar que isso, aquilo e mais aquilo outro são pecado. Há  igrejas que dispõem de listas até com detalhes constrangedores.

2. Com isso, tudo o que estiver fora da lista, para muitos, considera-se liberado. Não há restrição alguma.

3. Acostumamo-nos a viver sob regras e não por princípios. Queremos que alguém nos diga o que pode e o que não pode. Parece mais fácil.

4. Mas há enorme diferença entre ambos os conceitos. Regras compõem a tal lista. Só que as situações mudam de um lugar para o outro e até mesmo de uma época para outra, exigindo novas regras.

5. Princípios – o domínio próprio, por exemplo, também conhecido como temperança – vão muito além das normas. Eles nos dão elementos para aprender a tomar a decisão certa em cada circunstância, sem sermos escravos de nada.

7. O ato de comer, portanto, depende do modo como nos portamos em relação aos princípios.

8. Comer bem não é comer muito, mas comer com qualidade. É escolher os alimentos de acordo com as necessidades do nosso organismo.

9. Muitas doenças podem ser evitadas e outras controladas, se soubermos ser disciplinados quanto ao que comemos.

10. Não tenho dúvida: Deus se agrada de quem sabe cuidar bem do seu corpo para torná-lo saudável. Saber alimentar-se é um gesto de saúde e glorifica a Deus.

11. Em linhas gerais, qual princípio, entre outros, se aplica ao ato de comer? O domínio próprio, a capacidade de não ser escravo do que se come. Por outro lado, a Bíblia inclui a gula na categoria de pecado. Não é preciso explicar as razões

12. Entendo que a igreja deve, sim, tratar de comida e torná-la assunto em nossos púlpitos, não como regra, mas à luz de princípios.

13. Há muitos cristãos com doenças graves não por causa da bebida, mas por causa da comida.

14. Numa assembleia convencional hospedada pela igreja onde sou presidente de honra, um de nossos pastores, como médico, montou uma tenda para atender os convencionais com pequenos procedimentos. Muitos pastores (não é exagero) que mediram o seu nível de açúcar, estavam com a taxa acima de 200 sem que soubessem.

15. Comer com qualidade não significa gastar muito. Há muitas formas econômicas. Quero dizer que não depende de produtos caros. 

16. Recomenda-se, por exemplo, comer alimentos ricos em ômega 3 e outros graxos essenciais. O salmão, embora de custo elevado para muitos bolsos, é uma dessas fontes. Mas se você não sabe, a sardinha, à qual muitos não dão valor, além de saborosa e barata, tem as mesmas propriedades.

17. Verduras e legumes são também indispensáveis para uma dieta saudável. Quem tem quintal pode cultivá-los em pequenas hortas. O meu pai fazia isso. Comi muita couve e alface de sua pequena plantação doméstica. Até dentro de apartamento dá para cultivá-las em pequenos espaços. O problema é que somos "preguiçosos".

18. Minha sugestão é que os pastores ofereçam aos membros cursos de economia doméstica, entre outros, onde tópicos cruciais para o bom uso dos poucos recursos que às vezes dispomos, ajudam as famílias a se proverem do bom alimento com o menor custo possível. É melhor do que campanha  da vitória para emagrecer por milagre!  

19. Por último, a comida exagerada, sem controle e sem o mínimo de cuidado quanto ao que se deve ou não comer também mata!



Prs Darci e Mirian Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário