quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

REFLEXÕES... SALMO 5


"Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei..."
Mais um salmo para as manhãs. Davi nos apresenta a importância de começarmos bem o dia nos apresentando diante de Deus e com a disposição de vigiar...
Podemos dividir o Salmo em quatro partes:

1. Clamor a Deus pela manhã (v.1 a 3)
É interessante ver que o salmista inicia com uma meditação no versículo 1 que se amplia para um clamor no versículo 2. Às vezes nos sentimos como o salmista... iniciamos com um sussurro, mas o desespero e a ansiedade nos levam a um clamor. Que é clamor? Um brado... um grito de súplica, um rogo desesperado... a quem o rei Davi poderia clamar? Ao Rei dos reis: "...atende a voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu..." (v.2)

2. A Santidade de Deus (v.4 a 6)
Na segunda parte do Salmo, Davi reforça a Santidade de Deus e chama atenção para o fato de que Deus não tolera a iniquidade e a mentira. Isto deveria levar-nos a desejarmos ser verdadeiros ao aproximarmos Dele. Lembre-se que Davi termina o versículo 3 dizendo que se apresentaria a Deus pela manhã e vigiaria. Temos que ter a mesma disposição de vigiarmos para não cairmos diante da iniquidade, da maldade e da mentira.

3. Pedido de Orientação (v.7 a 9)
Davi sabe que por mais justo que procure ser, somente tem acesso a presença de Deus pela Benignidade Dele "...eu entrarei em Tua casa pela grandeza da Tua Benignidade..." (v.7) e implora que Deus o oriente a uma vida de justiça e retidão. Precisamos clamar a Deus diariamente para não cairmos diante dos lábios enganosos que "lisonjeiam" e procuram nos desviar da verdade.

4. Confiança da Resposta de Deus (v.10 a 12)
Davi reconhece que aqueles  que confiam Nele podem se alegrar porque Deus mesmo é quem os defende "...porque Tu os defendes..." (v.11) e abençoa o justo "...Tu, Senhor, abençoaras ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência..."
Que estejamos incluídos nesta redoma de bondade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário