segunda-feira, 1 de março de 2010


O AMIGO MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO


"O homem que tem muitos amigos pode congratular-se ,mas há amigo mais chegado do que um irmão" - Pv 18.24

A natureza humana é carente de comunhão com o seu semelhante.A pscicologia ensina que toda pessoa precisa de alguém em quem possa confiar,a quem possa abrir o coração nos mometos difíceis da vida.A experiência humana não tem conseguido êxito na busca desse alguém.Entretanto,a Bíblia supre a incapacidade da experiência humana,e apresenta um amigo incapaz de falhar,de trair,de decepicionar.Ele é um "amigo mais chegado do que um irmão",o seu nome é JESUS!

JESUS CRISTO É O AMIGO INCOMPARÁVEL

Incomparável no seu amor para conosco:Ninguém nos ama como o nosso Deus!E este profundo amor,no leva a um relacionamento impar com Ele nos dando o privilégio de como Abraão,sermos chamados "amigos de Deus".
Ainda no Antigo testamento vemos o sofrimento do paciente Jó,que em meio a crise reclamou da zombaria dos seus amigos:"Os meus amigos são os que  zombam de mim"(Jó 16.20a).
Quantas vezes não nos sentimos como este patriarca?Nos sentimos sozinhos e parece que todos os nossos amigos nos deixaram,se esqueceram de nós.Não são poucas as vezes que os procuramos,mas é tudo em vão...Se vamos ao encontro deles esperando receber uma palavra de ânimo;críticas,acusações são tudo o que lá encontramos.Isso sem falar da solidão,você vai na casa dele,mas ele não está,você liga para a sua melhor amiga para desabafar e a uníca coisa que você ouve é:"o número que você ligou está fora de área ou desligado"!
Contudo,Deus não se esqueceu de Jó e tão pouco de você!Poís a Bíblia diz que:"O Senhor virou o cativeiro de Jó,quando orava por seus amigos"(Jó 42.10a).Receba esta palavra profética:Assim como Deus mudou o cativeiro de Jó,Deus vai mudar o teu cativeiro!
O desejo de Deus em ter comunhão conosco não se resume apenas ao A.T.,mas percorre toda as Sagradas Escrituras.Vemos no Evangelho segundo João,claramente o desejo do Senhor Jesus Cristo em ter amizade conosco:
"Ninguém tem maior amor do que este:de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.Vós sereis meus amigos,se fizerdes o que eu vos mando.Já não vos chamarei servos,porque o servo não sabe o que faz o seu senhor,mas tenho-vos chamado amigos,porque tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho feito conhecer"(Jo 15.13-15)

JESUS CRISTO É O AMIGO IMUTÁVEL

O seres humanos são mutáveis e respondem as ações do mundo externo,ou seja,estão sujeitos ao tempo,ao espaço e são facilmente abalados na sua estrutura pisciquica;logo são sucetiveis a mudança de comportamento e variação de sua personalidade.
Meu chefe,por exemplo,é uma ótima pessoa,mas como todo mundo tem seus "dias de lua",nesses dias,quando vou perguntar algo a Ele ou falar de algum problema que precisa ser resolvido aqui na empresa,ele me responde de forma aspera,dizendo:"Leonardo,não venha conversar sobre isso comigo hoje,porque  hoje eu não estou legal",ou ainda,"faça logo isto que eu lhe mandei,e não me contrarie rapaz,porque hoje eu acordei com o pé esquerdo!".Mas eu louvo a Deus,porque Jesus não tem dessas coisas,Ele nunca acorda com o pé esquerdo!(Aleluia),nem é sua atitude para conosco hoje diferente daquela que foi ontem,poís é da sua propria natureza a imutabilidade,ou seja,Deus não muda!
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto,descendo do Pai das luzes,em quem não há mudança,nem sombra de variação"(Tg 1.17)
É de suma importância também notarmos que as amizades não podem preencher o vazio que há no coração de todo ser humano.Elas são motivos de alegria sim,afinal de contas,"o homem que tem muitos amigos pode congratular-se",contudo,as amizades do mundo são inseguras e passageiras:
"Não ameis o mundo,nem o que no mundo há.Se alguém ama o mundo,o amor do Pai não está nele.Porque tudo o que há no mundo,a concupiscência da carne,a concupiscência dos olhos e a soberba da vida,não é do Pai,mas do mundo.E o mundo passa,e a sua concupiscência;mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre"(1 Jo 2.15-17).
A amizade de Jesus porém nunca muda,poís "Jesus Cristo é o mesmo ontem,e hoje e eternamente"(Hb 13.8).

JESUS CRISTO É O AMIGO PRESENTE NAS HORAS INCERTAS

Amigo presente quando estamos em angústia."Deus é nosso refúgio e fortaleza,socorro bem presente na angústia"(Sl 46.1);Obeserve que o salmista não se contentou em dizer que o Senhor nosso Deus é um socorro na angústia(o que por si só,já seria algo grande),mas pelo Espírito de Deus disse que "Deus é...socorro bem presente na angústia".
A luz do texto original e parafraseando com a realidade contemporânea,era como se ele estivesse dizendo que "Deus não é um ser que vem ao nosso encontro com socorro quando estamos em angustia,mas sim,que Ele,está sempre conosco e que na angústia está conosco,bem presente,bem pertinho".
É como um Pai que ensina seu filho os primeiros passos ou aquele que o leva para andar de bicicleta pela primeira vez sem as "rodinhas";basta uma deslize do seu filhinho ou um mero sinal de que ele vai cair da bicicleta e logo o seu pai amoroso o toma em seus braços,poís no momento da angústia ele é "socorro bem presente". 
Jesus é um amigo presente quando a solidão nos ameaça."Não temas,porque eu sou contigo;não te assombres,porque eu sou o teu Deus;eu te esforço,e te ajudo,e te sustento com a destra da minha justiça"(Is 41.10).Como já dissemos antes,não obstante o desprezo e zombaria daqueles que se dizem nossos amigos,o Senhor está ao nosso lado,dizendo:"Não temas,porque eu sou contigo"!
Jesus é um amigo presente quando temos que passar pelo vale da sombra da morte."Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,não temeria mal algum,porque tu estás comigo"(Sl 23.4).

Que dúvidas podemos ter de um amigo como Jesus?Nenhuma!Ele possui todos os atributos morais e espirituais que jamais encontraremos nos amigos do mundo.
Caro leitor se você está passando por este tipo de solidão e se sente desprezado e até mal-comprendido por seus amigos a sua volta,saiba que o Senhor Jesus te ama e deseja ser seu amigo,não um amigo qualquer,mas "um amigo mais chegado do que um irmão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário