sábado, 13 de março de 2010


BONDADE - FRUTO DO ESPÍRITO OU REAÇÃO ENDÓGENA?


Em texto publicado este mês no "The Proceedings of the National Academy of Sciences", cientistas descobriram que a oxitocina do seu cérebro, o pequeno e famoso hormônio peptídeo que ajuda a lubrificar todas as trocas pró-sociais, os milhares de atos de bondade da sociedade humana.


Os cientistas há muito tempo sabem que o hormônio desempenha papéis fisiológicos essenciais durante o parto e a lactação. Estudos em animais mostram que a oxitocina também pode influenciar o comportamento, fazendo com que roedores abracem seus parceiros, por exemplo, ou limpem e confortem seus filhotes.

Novas pesquisas em humanos sugerem que a oxitocina está por trás dos dois pilares emocionais da vida civilizada: nossa capacidade de sentir empatia e de confiar no outro.

Diferenças genéticas na capacidade de resposta das pessoas aos efeitos da oxitocina estavam ligadas a sua habilidade de "ler" rostos, deduzir as emoções dos outros, sofrer com as dificuldades alheias.

No entanto, como regra, a oxitocina une as pessoas, não separa. Análogos dessa molécula são encontrados em peixes, talvez para facilitar a delicada questão da fertilização ao inibir uma tendência natural dos peixes a se afastarem uns dos outros.

Quanto mais elaboradas se tornam as demandas sociais, mais papéis a oxitocina acaba assumindo, alcançando seu auge em mamíferos.

Sue Carter, da Universidade de Illinois, em Chicago, pioneira no estudo da oxitocina, suspeita que a associação entre o hormônio e o nascimento de um bebê durante muito tempo fez com que os cientistas não a levassem a sério. Mas o hormônio tem demonstrado que rege as relações humanas em variados setores de sua vida.

Isso não quer dizer que para sermos bondosos poderíamos andar com um spray nasal de oxitocina ou capsulas do hormônio.

A bondade é um fruto do Espírito Santo. Apesar de todos nós sermos passíveis da ação do hormônio, é Deus que nos direciona para o bom uso da oxcitocina.

É interessante que o cristianismo é uma religião onde as pessoas se tocam, se abraçam, dão as mãos, se beijam (algumas até com o osculo santo).

Tudo isso permite a ação do hormônio em solidificar as relações entre os crentes.

Se você quiser solidificar suas relações na sua igreja, ensine-as e estimule-as a se tocar, abraçar e se aproximar uma das outras. Isso desencadeará o hormônio da bondade em cada crente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário