quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ser "Levita" é ser músico ou cantor?


Muitas pessoas tem uma concepção errada do que significa ser um “levita”. Hoje este termo está totalmente associado a quem é músico ou canta na igreja e se tornou uma tradição em nosso meio.

No Novo Testamento não há nenhuma referência quanto a “levitas”, mas cita o seguinte:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Jo 4.23

Percebemos que há uma coisa que o Senhor busca em cada um de nós: VERDADEIROS ADORADORES! Não são “levitas”, “pastores”, “recepcionistas”, “diáconos” ou outros cargos que existem na igreja, embora muitos desses exigem que a pessoa se separe para Ele. Mas busca pessoas que O adore na íntegra, estando ou não acompanhado, sendo vistos ou não, mas amam o Senhor e adoram em qualquer lugar, em qualquer circunstância.

Mas de onde vem o termo “levita”? Originalmente vem de “descendentes de Levi” onde após o fato ocorrido do bezerro de ouro em que Moisés desceu do monte e viu o povo idolatrando e se encheu de ira e cobrou um posicionamento. Daí os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor:

“pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.” Ex 32.26

Daí em diante os levitas se tornaram ministros de Deus onde ajudavam diretamente os sacerdotes, cuidando do Tabernáculo e de seus utensílios, não exercendo uma função de promover a música no Templo, pois não havia isso na época, sendo inserido por Davi.

Mas quando David inseriu a música como parte integrante do culto, até mesmo porque ele era músico e via a importância nela para a adoração ao Senhor ser maior, ele não criou uma “ala” somente de músicos, veja:

“Foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo o seu registo, trinta e oito mil homens. Deste número vinte e quatro mil promoverão a obra da casa do Senhor; seis mil servirão como oficiais e juízes; quatro mil como porteiros; e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.” I Cr 23.3-5

Ele criou, por último, os músicos. Não que seja o menos importante, mas não eram somente músicos. Ser um levita músico era somente uma “divisão” dentre eles de tarefas, mas tinha porteiros, promover a obra da casa do Senhor, oficiais e juízes e músicos ou cantores (promover a música no culto).ndo em posse isso, podemos concluir que todos que servem em qualquer ministério ligado ao culto são levitas. É simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana. É muito mais do que ser músico ou cantor!

Os levitas também eram designados a PROFETIZAR com harpas, saltérios e alaúdes (ou seja, instrumentos) e ensinar da Palavra de Deus ao povo.

“Também Davi juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço alguns dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedútum para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos. Este foi o número dos homens que fizeram a obra:segundo o seu serviço.” I Cr 25.1

“Também Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube; Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.” Ne 8.7ortanto, se quisermos usufruir do termo “LEVITAS” precisamos ser “SERVOS, SEPARADOS, SANTOS PARA O SENHOR”, estar disposto para o serviço, evangelizando, pregando a Palavra, com o foco somente numa coisa: JESUS!

Pr. Darci Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário