quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A odiosa irrelevância do Big Brother Brasil e da Fazenda


Meus amigos, se há coisa na programação da TV no qual terminantemente odeio é o BBB - Big Brother Brasil. Odeio, abomino, desprezo, escarneço. Porque não há proveito nenhum neste troço. Porque não acrescenta NADA aos seus incautos telespectadores. É um programa de televisão, inútil, vil e desprezível. Entroniza sobremaneira as paixões carnais. Quer - pela repetição, pelos seus bordões - continuar a entorpecer as consciências da massa ignara que senta-se todas as noites diante da telinha para "dar uma espiadinha na casa mais famosa do Brasil" (arrghh)!

Na verdade, o que a sociedade que não conhece ao Senhor Jesus deseja é isto mesmo: um programa de TV onde seus protagonistas expressem, demonstrem o que está em todos os corações humanos que não foram regenerados pela Palavra de Deus. Jesus foi claríssimo quanto a isto. Ele falou que do coração do ser humano procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, mentiras, calúnias, cobiça, maldade, engano, libertinagem, inveja, blasfêmia, arrogância e insensatez (Mt 15 e Mc 7). Tudo isto, disse o Senhor, procedem de dentro do homem e o tornam impuro.

Qual é a relevância de um programa como este? Que impactos traz para aquele que assiste o mesmo noite após noite? Como disse, ele existe para a expressão do que vai no coração humano e aqueles que assistem procuram então um deleite carnal diário, muitas vezes, após um dia cheio de trabalhos e responsabilidades. É um verdadeiro bordel de imagens onde os voyeurs encontram um campo propício para suas taras. E é viciante, pois este famigerado programa já conta com várias edições e toda uma expectação surge pelos novos componentes que participarão de mais uma nova nova edição. E vejam que tremendo subproduto: as belas mulheres que participam do programa, que eram desconhecidas em todo o país, estando no anonimato, são "premiadas", "brindadas", com polpudos cachês para posarem nuas para a Playboy. Ficam conhecidas já no programa e "muito mais conhecidas" nas páginas da citada revista.

Não poderia este programa da Globo deixar de ter seus clones (sendo ele próprio uma versão de programas do exterior). Já ouviram falar de a "A Fazenda"? Pois é, a Record, da "Igreja" Universal do Reino de Deus, na horrível guerra pela concorrência, criou um programa igual para também entreter a cada noite as pessoas e fazendo-as desperdiçar seu precioso tempo sob os auspícios do sr. Edir Macedo ("bispo"?). É a glória da irrelevância total.

Causa espécie saber que entre os cristãos, entre os crentes, há fãs assíduos de um ou outro programa. Lamentável. Triste. Escandaloso. Revoltante. No recôndito confortável de suas casas, também assistem todas as noites as peripécias dos "bigbrothers" e dos "fazendeiros". Podem crer: muitos desses "irmãos" não perderam uma edição sequer dos programas. Dividem seu tempo entre um e outro. É a ansiosa solicitude pelo que é efêmero, descartável, irrelevante e abominável mesmo entre ditos crentes em Jesus Cristo. Esses "crentes" são semelhantes aos judeus do capítulo 8 do profeta Ezequiel que estavam nas câmaras do santuário, no versos 6 a 12 onde eles, em atitude de adoração, ofereciam incenso às imagens que estavam pintadas nas paredes daquele recinto. No verso 12, o Senhor pergunta a Ezequiel: "Então me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou a terra." Esta é então a realidade de muitos hoje que, ocultamente ("nas trevas") idolatram as imagens abomináveis que vêem todas as noites. Isto inclui qualquer outra programação, quer seja na TV ou na Internet que estejam na mesma categoria.

Não sou moralista. Sou alguém que também é tentado pelo que aparece na mídia. Mas consciente de que o Espírito Santo que em mim habita, pode perfeitamente conceder o poder para uma vida santa e agradável a Deus (Rm 8). Tenho os testemunhos de Deus para mim, Sua Palavra que me mantém no caminho d'Ele (Sl 119). E tenho a cobertura do sangue de Jesus que me purifica de todo o pecado (1Jo 1.7).

Glória a Deus. Posso viver de maneira irrepreensível e sincera, de maneira inculpável em meio a esta geração corrompida e perversa resplandecendo a glória do Senhor no mundo (Fp 2.15). Não se deixe apegar pelo mundanismo. Abandone o modus vivendi dos que não querem saber de Deus e nem querem serví-Lo. Satanás deseja usar todos os meios e maneiras para entorpecer as pessoas, prendendo-as cada vez mais em seus pecados e ele, de maneira algumas vezes sutil e de outras maneiras bem escrachadamente, quer laçar os seguidores de Jesus para que o testemunho da Igreja fique neutralizado.

Agora é sua responsabilidade. Abandone a odiosa irrelevância do Big Brother Brasil e da Fazenda. Oremos para que o Espírito Santo toque e convença aos participantes destes programas de seus pecados. Oremos para que nosso testemunho enquanto Igreja do Senhor possa alcançar todas as pessoas, inclusive os que trabalham nos meios de comunicação. Oremos por genuínas conversões e por autênticos discipulados.

Pense nisto.
 
Postado por: Observatório Teolôgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário