sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Obediente
shutterstock_266627072
Sei a importância que esta palavra tem para uma mãe. Quando me ponho a pensar no meu adjetivo predileto, creio que este estaria no topo da lista. Qualquer mãe estaria cheia de orgulho ao escutar – “Como seu filho é obediente!”
Quero aqui deixar claro que entre o “ser obediente” e o “estar obedecendo” existe uma longa distância e uma enorme diferença. É justamente por não entenderem esta diversidade de estados de ânimo que nossos filhos podem apresentar, principalmente quando têm o interesse de agradar, esperando algum benefício em troca, que muitos pais acabam cegos ao verdadeiro caráter de seus filhos, só acordam quando a situação já está fora de controle.
É importante ter uma consciência real de quem são nossos filhos, e que isto esteja acima das expectativas que temos deles, e do enorme desejo de vê-los como uma continuação de nossas próprias vidas, e que jamais cometerão os erros que tanto nos fizeram sofrer.
Olhando desde esta perspectiva realista, e detectando as falhas de caráter, ficará bem mais fácil saber como exercer sua autoridade, justamente nesses pontos falhos onde mais precisarão de ajuda.
E o que a obediência tem a ver com tudo isso? É simples, aqui me explico: obedecer vai além de cumprir uma ordem dada – o que eu descreveria mais como “controle remoto de voz” – já que isso, com o perdão da comparação, até mesmo uma animal treinado faz.
A obediência vai além, porque está intimamente ligada ao respeito, a honra, a humildade, a fidelidade, a disciplina – e isso vai além de um arrebato momentâneo.
O que tenho aprendido todos os dias é que nem tudo que tanto me empenho a ensinar terá uma resposta imediata, e não posso me desanimar por causa disso. Pode ser que os exemplos que busco dar diariamente, minha filha só aplicará daqui alguns anos. Provavelmente eu nem sequer estarei presente quando ela busque e encontre dentro dela algo que ela nem sabia que existe, mais que foi “plantado” dentro dela a muitos anos atrás, em algo que ela viu, ou em algo que escutou…
O nosso papel vai além do hoje, e é sim questão de fé, de certeza, saber que não necessitamos receber nada em troca, para seguir entregando-nos diariamente – e aqui entra outra palavra que resume o que essa entrega significa – Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário