domingo, 26 de fevereiro de 2017

CORAL WATOTO E A VILA DAS CRIANÇAS NA ÁFRICA

Solange Nolan


Coral de Crianças Watoto viaja internacionalmente desde 1994 em favor da causa de cerca de 50 milhões de crianças africanas órfãs em resultado de AIDS, guerra, pobreza e doenças.Viajando por diferentes regiões brasileiras, as apresentações do Coral Watoto no Brasil sempre "encantam" com a beleza das crianças, suas músicas, cores, danças e principalmente, por suas histórias de superação possibilitadas pela ação da Igreja de Watoto.
Acompanhado por uma equipe de adultos, o coral apresenta a visão e a missão de Watoto. Os corais Watoto atuam como embaixadores para chamar a atenção para a condição das crianças órfãs e vulneráveis da África.
O Instituto Jetro entrevistou a representante do Watoto Internacional, Solange Nolan.

Solange Nolan frequenta a Igreja Watoto em Uganda é Communications Team Leader - Watoto International (Líder da Equipe de Comunicação do Watoto Internacional). Confira o site da Watoto Brasil pelo www.watoto.com/brasil. 
 
Coral Watoto
Em poucas palavras, conte-nos como a Igreja de Watoto começou e o significado do nome "Watoto".
SOLANGE -
 Em 1982, Gary mudou sua jovem família para Uganda - um país famoso por sua violência e pobreza. Eles implantaram uma igreja em Kampala, a capital destruída de Uganda e acreditava que DEUS usaria essa Igreja para restaurar a esperança da cidade e da nação, cujo fornecimento estava ficando desesperadamente pouco. O povo de Uganda suportou tanta coisa - corrupção e governantes opressivos travaram guerras cruéis contra o povo, e quando eles terminaram com a matança, quase um milhão estavam mortos. Antes de Gary iniciar a Igreja em 1983 (oficialmente estabelecida em 1984), ele passou um tempo vivendo em Uganda, visitando Igrejas, vendo as necessidades da cidade, do país e de seu povo. Ele descobriu que a Igreja estava dividida e que as necessidades da comunidade não eram atendidas. Sectarismo e tribalismo eram o cancer da nação. Gary achou que o ingles e a prática do verdadeiro Pentecostalismo seriam um fator para a unificação.
Isso confirmou mais uma vez a mensagem que DEUS tinha dado a ele antes de se mudar: "vá plantar uma Igreja de língua inglesa no centro de Kampala, Uganda. Uma igreja que seja viva, não tradicional; conservadora, não morta. Você vai suar, derramar lágrimas. Mas se você for fiel, Eu te honrarei e, através da igreja, Eu tocarei a cidade... Eu tocarei a nação."
Com essa chamada, a Igreja Watoto foi estabelecida no dia 22 de Abril de 1984 na suite Cristal do Hotel Grand Imperial no centro de Kampala, Uganda.
Watoto significa "as crianças" em Swahili, mas para o mundo que cresceu para conhecer e amar o ministério, para as multidões de crianças e mulheres que tem sido resgatadas e levantadas por ele, para além de Uganda e o continente Africano que tem sido fortalecido através dele, o nome é sinônimo do verdadeiro significado do que a Igreja pretende ser - cuidado com o homem inteiro (corpo, alma e espírito).
A Igreja Watoto é relacional, não apenas teológica. É uma igreja que se levanta e captura o chamado de um Salvador para ser o Sal da Terra e a Luz do mundo, trazendo esperança para uma comunidade devastada.
Que tipos de trabalhos são realizados pelo Minisério Watoto de Cuidado Infantil e quais são os resultados desses trabalhos? Watoto não é um orfanato tradicional. Conte-nos sobre como as crianças vivem na Aldeia das Crianças de Watoto.
SOLANGE -
  Watoto não é um orfanato no senso tradicional mesmo. Verdadeiros lares são construídos para atender as crianças que perderam suas famílias ou estão vulneráveis por muitos motivos. Cada família de Watoto consiste em uma mãe social que toma conta de até 8 crianças (de 2 anos para cima). Os lares são construídos em forma de pequenas e vibrantes comunidades, conhecidas como Vilas. Cada Vila contém uma creche, uma pré-escola, uma escola primária, uma escola secundária, água potável, clínica médica e uma sala com multi propósitos, podendo ser usada como igreja ou centro comunitário. A Vila oferece espaços externos seguros com uma bela vegetação e muito espaço. Atualmente, Watoto opera 3 Vilas em Uganda - 2 em Kampala e 1 em Gulu, norte de Uganda, que cuidam de quase 3000 crianças (dados de Abril/2013).
Entre essas crianças, estão uma série de bebês. Existem muitos bebês na África que foram abandonados ou deixados vulneráveis por motivos de Guerra, pobreza, falta de educação e a crise do HIV/AIDS. Quase todos eles não chegam ao 5º aniversário porque seus parentes mais próximos não conseguem prover muitos dos cuidados necessários e atenção médica.
Watoto Baby foi iniciada para fornecer cuidados intensivos para bebês carentes de 0 a 2 anos, dando a eles o melhor co  Título do artigo: Coral Watoto e a Vila das Crianças na África

Nenhum comentário:

Postar um comentário