quarta-feira, 18 de junho de 2014

5 truques para reduzir a gordura da alimentação

Reduzir-a-gordura-na-alimentacao“Por que tudo o que é bom engorda?” Eu já me fiz essa pergunta milhares de vezes. Mas se você pensar a questão por outro ângulo, poderá chegar à mesma conclusão que eu: nem tudo o engorda é bom! A gordura, por exemplo. Você sabe que a maioria das gorduras não traz nada de bom para a saúde, não é? Mesmo assim você pensa: “Mas é tão gostosa!” Que dilema!
Eu concordo que é difícil resistir àqueles alimentos mais crocantes (leia-se fritos) ou cremosos (leia-se gordurosos), mas quem disse que você precisa renunciar totalmente a esses prazeres? O segredo está no equilíbrio! Além das trocas inteligentes – como trocar os salgadinhos do lanche por frutas – é possível recorrer a alguns truques para se livrar de boa parte da gordura que está escondida na alimentação sem precisar abrir mão do sabor!
1 CONGELE E REFRIGERE
Retirar a gordura visível da carne já elimina um bocado de gordura saturada. Para facilitar, deixe a carne no freezer por 20 minutos, pois isso a torna mais firme e a gordura dispersa fica mais visível. Ao preparar sopas, ponha o caldo na geladeira por uma noite e então retire a gordura que se acumular na superfície.
2 MUDE PARA OS DESNATADOS
O leite integral contém quase a metade de suas calorias sob a forma de gordura; já o desnatado quase não tem gordura e, portanto, contém menos calorias. Se não gostar de leite desnatado, comece com o semidesnatado e inclua o desnatado aos poucos. Nas receitas, utilize o desnatado.
Gordura-nos-laticinios
3 RETIRE A PELE DO FRANGO
Cerca de metade da gordura do frango está na pele, que se pode conservar durante o cozimento para manter a carne úmida, mas deve-se retirar antes de comer – sobretudo a das coxas, que contêm mais do que o dobro da gordura do peito, mesmo sem pele.
4 MISTURE AS CARNES
Quando as receitas pedirem carne moída, substitua a metade por carne de aves com menos gordura ou legumes picados.
Gordura-na-carne-moida
5 MODIFIQUE AS RECEITAS
Ao assar alimentos como pães, bolos e tortas, experimente usar apenas metade da quantidade de ingredientes gordurosos (como manteiga e óleo) e substituí-los pela mesma quantidade de molho de maçã ou purê de frutas, como o de ameixas.
Gostou das dicas? Então conte para a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário