quinta-feira, 2 de junho de 2011

EU JÁ VI UM ESCOLHIDO SEM RESPOSTA...

A música evangélica carimbou diversos chavões na cabeça da tchurma, que acabaram se tornando conceitos quase teológicos.

A intenção dos autores com certeza foi santa e sincera, mas estamos num momento delicado da religiosidade humana, naquela contagem regressiva, , onde focinho de porco equivale a tomada, onde tudo é igual.


Image and video hosting by TinyPic

O Senhor vai é matar muitos sonhos, sonhos que nasceram da carne, sonhos vindos da visão distorcida que tínhamos da vida através das lentes do pecado porque...

"...se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.  Quem quiser, pois, salvar a sua vida, a perderá, e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho, a salvará."Mc. 8:34, 35

Hoje, coisas extremamente diferentes se tornaram sinônimos, ecumenismo se confunde com comunhão, resultando num jogo do contente dos mais tristes, grandes Elias abraçam profetas de Baal num marcketing barato e misturado.

É comum, na hora do apelo, ao final da mensagem, ver raras mãozinhas levantando para receber a Cristo como Senhor e Salvador, mas logo em seguida, ao segundo apelo, aquele onde se ora por crente fraco na fé ou doente, aquele mundo de visitantes vai à frente.
Por mais clara que seja uma mensagem que gritou 40 minutos por arrependimento, percebe-se que grande parte das pessoas não deseja estar sob o senhorio de Cristo...não...elas querem a segunda oração, aquela que vai tocar em qualquer assunto que lhes interesse, querem todos os seus sonhos restaurados, desejam um milagre.


É para esta geração que estamos pregando e cantando, é nesse tempo que vivemos!

A Damaris nunca viu um escolhido sem resposta, eu vi vários:
Os patriarcas do A.T., Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, de quem se escreve:


"...alguns foram torturados não aceitando seu resgate para receberem superior ressurreição, 
outros passaram pela prova de escárnios e açoites, algemas e prisões,
foram apedrejados, provados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada, andaram peregrinos, vestidos de peles de animais, necessitados, aflitos, maltratados...
Ora, todos eles obtiveram bom testemunho pela fé sem obterem, contudo, a concretização da promessa!" Hb. 11: 35-39


Por isso é que eu digo: Que morram os sonhos que forem meus e não de Deus, pois os sonhos de Dele são melhores, talvez com muito menos holofotes ou neon, mas certamente mais gloriosos na sua finalidade.

Gostou, gostou, não gostou...sorry!

Nesse caldeirão de desigualdades não são muitos que conseguem discernir o que é  reto do que é torto e os mesmos corpos que se balançam ao ritmo dos louvores, também se balançam na primeira batida de funk que lhe chega aos ouvidos.

É para esta geração que estamos pregando e cantando, é nesse tempo que vivemos!
Tá embaçado...


Frases de efeito como...
*Todos os teus sonhos serão restaurados
*Você não morrerá enquanto a promessa não se cumprir
*Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na bênção vai se arrepender!
*Deus está trazendo o teu milagre
...precisam ser revistas para serem cantadas nas Igrejas.


A fonte é boa muitas vezes, mas o entendimento do ser humano espera aclamar músicas cada vez mais emotivas, que movam seus sentimentos e lhes façam promessas sem exigir arrependimento ou compromisso.


Foi pensando nestas coisas que deixei de gostar de muitas canções consideradas boas do ponto de vista humano e comecei a compreender melhor a aparente contramão de Deus.


A primeira coisa que Ele faz quando entra na vida de uma pessoa é, com toda certeza, ensinar-lhe um caminho de retorno, onde não haverá mais lugar para o "eu" se expandir, mas onde estará escrita uma sentença de morte para a velha natureza, com seus pecados e muitos sonhos gerados pela ganância e pelo egoísmo.






Detalhe: o homem era casado.
Desastre: a missionária (arrreeeepppiiooo) orava!
Desgraça: a samaritana lhe dava boas ofertas em dinheiro.




É para esta geração que estamos pregando e cantando, é nesse tempo que vivemos!

As Igrejas estão igualmente cheias de crentes antigos, para quem a situação do entendimento embotado fica bem pior já que são os que, supostamente, deveriam conhecer melhor a Palavra.
A música tem o poder de formar opiniões, mas nós precisamos acordar desse sono embalado pelas frases de efeito e nos libertar de uma vez da desgastante expectativa de que o Senhor vai realizar cada um dos nossos sonhos.

Isto não é verdade!

Obrigado Pastoragente!



Prs Darci e Mirian Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário