quarta-feira, 9 de junho de 2010

VAMOS TORCER PELO BRASIL, MAS SEM ESQUECER DOS BRASILEIROS


Por Johnny T. Bernardo

Faltam poucos dias para a abertura da Copa do Mundo, que levará milhares de pessoas para os estádios e cafés da África do Sul. Essa será uma copa das disparidades: capitalistas e comunistas, pobres e ricos, cristãos e muçulmanos, brancos e negros. Jacob Zuma é o presidente de duas áfricas: a negra, oprimida e restrita ao Soweto e outra rica, no luxuoso bairro de Randburg. Mas a África do Sul é apenas um dos muitos países onde ricos e pobres convivem juntos, mas ao mesmo tempo separados.

O Brasil é o terceiro país com maior desigualdade social do mundo, ficando atrás apenas de Malavi e África do Sul. Há dois brasis, no imenso território nacional. Milhares de pessoas vivem às margens da sociedade, sem data de nascimento e endereço digno. Uma pequena minoria vive nas grandes mansões de Alphaville, Morumbi, Barra etc.

Ao se aproximar a copa parece que esquecemos tais disparidades, pois enquanto torcemos pela seleção crianças choram nas ruas de São Paulo com fome e frio. Nada mais melancólico e desumano!

Assista aqui um pequeno vídeo produzido pelo Laboratório do desenho e que mostra a realidade em que vivemos no país do hexa.
Pastor Darci & Mirian Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário