quarta-feira, 21 de abril de 2010

O SILÊNCIO É A ORAÇÃO DOS SÁBIOS


O silêncio é a oração dos sábios.
Cury

Já sofri muito por não ser compreendido às vezes. Por dialogar com pessoas que não sabem discorrer. Pessoas que não aceitam outra opinião. Geralmente encontramos gente assim no nicho evangélico. Pessoas que em vez de expor aquilo que pensa, empurram goela abaixo suas rasas teologias dogmáticas. Já sai muitas vezes frustrado por não conseguir fazer as pessoas entenderem minhas explanações, por mais que eu traçasse caminhos lúcidos e racionais.

Hoje entendo que o problema muitas vezes não estava em mim, ou na minha cosmovisão. Pois, agora alcanço perfeitamente o que Jesus quis dizer com "não jogues suas perolas aos porcos, pois elas serão pisadas". Meio que Jesus está dizendo: Não exponha o que você tem de melhor aos tolos, pois, eles não acatarão aquilo que você diz. Então, o que devo fazer? Calar a boca seria o ato mais ponderado. Feche a matraca e pare de falar, porque gente desajuizada não é capaz de escutar. Pois os tolos só escutam o que lhe convém .

Quanto mais a gente argumenta com o tolo, mais ele se afunda na sua tolice. E sabe por quê? Por que ele fica retrucando, caçando argumentos, e, assim ele rejeita a oportunidade de aprender mais e mais. Já passei por situações em que explanei conceitos em que gastei tempo em leituras e pesquisas para chegar a tais conclusões, e os tolos ouvem, mas não dão valor algum para isso, e, assim lá vai um tempo precioso perdido. Diante do tolo o judicioso é calar a boca, pois, se não fizer, perderá seu tempo. O tolo não aceita a correção. Repreenda o tolo e ele te odiará, perguntará quem é você para que o repreenda. O tolo desvirtua um diálogo com facilidade, levando você a se irritar, levando você a agir como um tolo. Sua leviandade destrói qualquer diálogo que poderia ter um percurso totalmente saudável.

Com o sábio é diferente. Ele aprende com a repreensão. Quanto mais você o confronta, mais ele aprende e mais sábio ele fica. Quanto tolo você conhece? Eu conheço vários, e, tento fazer o possível para não ser levado a agir como um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário