terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PLANEJANDO 2010



Agora que o estresse, as exigências e a frivolidade passageira do Natal terminaram, chegou o momento de concentrar o foco no ano que vai começar. Isto envolve planejar, estabelecer metas e decisões ousadas. Alguns têm por objetivo basear-se no progresso alcançado no ano que finda; outros estão ansiosos por deixar o passado e partir para um novo começo.

Para alguns 2009 não passou com a rapidez desejada. Trouxe consigo experiências terríveis e esperam que o próximo ano seja muito melhor. Para outros, dar adeus ao ano que em breve pertencerá ao passado provoca tristeza, pelos eventos memoráveis e marcantes, pessoais ou profissionais. Há quem, entretanto, encare as lutas e fracassos do ano sob uma ótica positiva, esperando aplicar as lições importantes aprendidas.

Ao fazer planos e estabelecer metas seria sábio tomar emprestado das empresas bem-sucedidas um importante princípio. Elas têm declarações de missão claramente delineadas e cuidadosamente expressas. São lembretes formais para comunicar seu propósito ao quadro de funcionários, clientes e fornecedores. Deveríamos também adotar declarações de missão ou de propósito que nos forneçam respostas para perguntas como. “Por que estou aqui?”, “Para onde estou indo?”, “Como vou saber que cheguei ao meu destino?”

Muitos de meus amigos fizeram este exercício e o acharam útil. Ao invés de ser restritivo ele proporciona liberdade e direção. Como nos lembra o ditado,“Se você mirar o nada, acertará sempre”. Uma declaração de propósito, ou missão, ajuda a definir quem nós pensamos ser, o que gostaríamos de realizar em nossa vida e como pretendemos consegui-lo. Uma vez que alguém formule e determine viver segundo uma declaração de propósito é possível submeter seus objetivos a esse filtro; os que se alinham com o propósito declarado são mantidos; os que entram em conflito serão descartados ou deixados à parte para posterior consideração.

Uma declaração de propósito inclui valores e crenças e é mais importante do que objetivos pessoais e profissionais, e até mesmo que talentos e habilidades que temos para oferecer. Rick Warren escreveu em “Uma Vida Com Propósitos”, livro no qual ele sugere que cada um de nós deveria perguntar a si mesmo: “Afinal de contas, por que estou aqui?”. Vale a pena considerar as conclusões encontradas nesse livro, centradas nas afirmações que vêm a seguir:

Propósito nº 1: Você foi planejado para dar prazer a Deus (Adoração).

Propósito nº 2: Você foi formado para fazer parte da Família de Deus (Comunhão).

Propósito nº 3: Você foi criado para tornar-se como Cristo (Discipulado).

Propósito nº 4: Você foi moldado para servir a Deus (Ministério).

Propósito nº 5: Você foi feito para uma missão (Missão).

Pessoalmente adotei uma declaração de propósito anos atrás baseada em um versículo da carta que o apóstolo Paulo escreveu para a igreja de Filipos (versão amplificada):“Porque o meu propósito determinado é que eu possa conhecê-lo (Jesus Cristo) – que eu possa progressivamente conhecê-lo mais profunda e intimamente, percebendo, reconhecendo e compreendendo as maravilhas de Sua pessoa mais fortemente e mais claramente” (Filipenses 3.10).

Sempre que revejo minhas metas, descubro que esta declaração é excelente filtro para avaliar o que estou planejando fazer e porquê. Feliz e abençoado 2010!
PRS. DARCI E MIRIAM FRANCISCO

ALÉM DA MORTE EXISTE VIDA



Esses dias recebi a triste noticia de que um amigo de longa data está com uma doença terminal. Não sei se você já passou por tal situação, ela nos remete à nossa fragilidade. De repente lembramos de que a vida é uma pequena chama que pode ser vencida por um simples sopro.

Não paro de pensar em meu amigo. Fico pensando se ele está preparado para partir. Imagino o que se passa agora pela cabeça de seus filhos e esposa. E sempre me vem os mesmos questionamentos que já tive em outras oportunidades diante de circunstâncias semelhantes: Porque nunca estamos prontos para aquilo que parece inevitável? Porque fugimos dessa coisa real chamada morte mesmo quando ela está tão próxima?

Creio que nada mais me angustia do que um velório. O corpo inerte no centro de uma sala colocado em um caixão, as pessoas se abraçando e chorando baixinho. Algumas pessoas sedadas com tranquilizantes outras em um clamor tão desesperado que nos leva inevitavelmente às lágrimas mesmo que não tenhamos vínculos afetivos com o falecido. E ainda existem as crianças, sem entender direito o que está acontecendo mas absolvendo involuntariamente toda essa incomprensivel agonia diante delas.

Desde criança me pergunto sobre o por que de fazemos tudo isso. Esse ritual de despedida que mais parece uma tortura prolongada. A dor de não ouvir mais a risada ou a voz. O corpo enrigecido e inerte. O vazio...

Aprendi lendo alguns livros de psicologia sobre a importância do velório para a compreensão de tudo que está acontecendo. Talvez precisemos mesmo entender, nos despedir. Mas, como dói...

Perdoem-me mas a morte é intragável. Nunca sei o que dizer aos enlutados, na verdade, como não gostaria de ouvir nada em um momento como este, prefiro me calar também. Apenas abraço as pessoas e choro junto com elas. Geralmente me pedem para dizer-lhes uma palavra, e nessas horas como a Palavra de Deus mostra-se divina, como talvez nenhum teólogo consiga comprovar de outra forma.

Muitos falam do consolo da eternidade e eu creio nisso piamente - aliás é o que me sustenta - mas seria hipócrita se dissesse que isto me consola no todo. A morte machuca, e me sinto em paz quando leio no Evangelho de João que Jesus chorou a morte de seu amigo Lázaro que pouco depois seria ressuscitado por Ele.

Tenho aprendido com Jesus que a vida deve ser vivida no todo, que minhas alegrias agora não podem me deixar esquecer da fragilidade desta existência. Jesus constantemente lembrava aos seus discípulos o fato de seu Reino - e naturalmente Ele - não serem daqui. Se há um consolo para a morte, além da eternidade que nos foi prometida e garantida em Jesus, é o de que não morremos pois em Cristo já estamos mortos.

Paulo compreendia isso "Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim", Cristo estando em nós já não há mais morte, mas esperança de nova vida. Revestidos de glória diremos finalmente "Onde está ó morte o teu aguilhão".

Postado por João Eduardo Cruz

FELIZ ANO DE 2010 A TODOS NOSSOS SEGUIDORES E VIZITANTES!


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom; um bem, perdão, generosidade, época agradável; uma época em que os homens e mulheres parecem abrir os corações deles delas espontaneamente, e assim eu digo, Deus abençoe vc neste Natal e Um Prospero Ano Novo!!"



ᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟ°União°
ᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟ°Alegrias°
ᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟ°Esperanças°
ᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟ °Amor°Sucesso°
ᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟ°Realizações°Luz°
ᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟ °Respeito°Harmonia°
ᅟᅟᅟᅟᅟᅟᅟ°Saúde°Solidariedade°
ᅟᅟᅟᅟᅟᅟ°Felicidade°-°Humildade°
ᅟᅟᅟᅟᅟ.°Confraternização-°Pureza°
ᅟᅟᅟᅟᅟ°Amizade°Sabedoria°Perdão°
ᅟᅟᅟᅟ°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
ᅟᅟᅟ°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
ᅟᅟ °Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolência°
ᅟᅟ°Fé°Bondade°Paciência°Brandura°Força°
° Paz°Prosperidade°Reconhecimento° Pr. Darci Francisco.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

NA RETA FINAL DA CAMPANHA!


Estamos na reta final da campanha de 21 dias de clamor! Estamos "projetando 2010". Cada dia estamos orando por um mês do ano de 2010. Dia 20 será o último dia da campanha! Ainda dá tempo de você participar...

sábado, 12 de dezembro de 2009

MARÉ DE DEUS




Um capitão está trazendo seu navio do Mediterrâneo, um mar sem maré, se comparado ao local de destino, um porto inglês.

Na boca de entrada ele recebe uma mensagem telegráfica:

"Deixe seu navio solto, esteja pronto em uma determinada hora e a maré trará seu navio para dentro."

Ele não compreendeu a orientação que era contra toda a sua experiência anterior, mas obedeceu.

Como resultado, o navio foi levantado e levado pela maré até o porto.

Há quanto tempo você está tentando conduzir o barco de sua vida até o porto de seus sonhos? Talvez já tenha buscado os caminhos da maré a favor e até da maré contrária, sempre com muita vontade e determinação, mas sem alcançar o sucesso tão almejado. E por que isso tem acontecido?

Muitas vezes o motivo de nosso fracasso está exatamente na excessiva confiança em nossa própria capacidade. Julgamos que somos competentes para enfrentar vento a favor e contra, estradas lisas ou esburacadas, terrenos planos ou montanhosos, e não percebemos que todos esses caminhos são equivocados e não nos levará a lugar algum.

Há momentos em que a única forma de se chegar ao cais da felicidade buscada é através da dependência exclusiva do Senhor Jesus.

Ao descansarmos na Sua presença, esperando a Sua intervenção e direção, seremos levantados por Seus braços de amor e conduzidos, mansamente, ao atracadouro de Suas maravilhosas bênçãos.

Você tem insistido em fazer apenas a sua vontade ou tem se deixado levar pela maré de Deus?

Postado por gιѕℓαιиє às






sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

UMA FANTÁSTICA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA NO FANTÁSTICO!


Na história dos acontecimentos mundiais nenhum outro livro exerceu tanta influência quanto a Bíblia. Ninguém pode mensurar os benefícios realizados na vida de pessoas, famílias e nações inteiras por intermédio do poder da Palavra de Deus.
Charles Colson, à época assessor especial do presidente americano Richard Nixon, conta em um de seus livros que na manhã do dia 9 de junho de 1972 ele foi bombardeado dentro de sua limusine no trajeto para Casa Branca. Naquela manhã ao pagar o jornal Washington Post ele sentiu um peso em seu coração ao ver uma foto de um bombardeio americano no Vietinã. As vítimas eram crianças. A foto de um menino de calças curtas, duas outras crianças correndo de mãos dadas e uma menina no centro, correu o mundo.


Essa foto foi feita por dois jornalistas, Chris Wain, da Inglaterra e Nick Ut do Vietinã. O Vietinã do Norte havia atacado uma vila de civis na zona do Vietinã do Sul. A população teve que se refugiar. Os americanos bombardearam por três dias os inimigos e em um desses combates eles lançaram quatro latas com gasolina gelatinosa, chamada de Palm. Onde eles achavam ter soldados, havia civis escondidos, na sua maioria crianças.
Essa menina que aparece na foto central se chama Kim Phuc. Ela só dizia uma coisa ao correr nessa avenida que vai de Saigon ao Camboja: “Muito quente, muito quente”. A menina, cujo nome significa “Felicidade Dourada”, sofreu graves queimaduras por todo o corpo. Depois de 14 meses e 17 cirurgias ela teve alta e pôde voltar para casa.
Em 1980, nas comemorações de cinco anos do fim da guerra, os jornalistas começaram a si perguntar o que teria acontecido com aquela menina. Kim Phuc estava estudando medicina em Saigon. Mas como a foto ganhou popularidade em todo o mundo, o governo comunista do Vietinã do Norte, tirou Kim da faculdade, destruiu seu registro escolar e a colocou para servir no escritório do governo. Foi nessa ocasião que muito deprimida que ela começou a ler o Novo Testamento e a convite do cunhado de sua irmã ela passou a freqüentar a Igreja Batista. Pela soberana graça de Deus, ela se converteu ao Senhor Jesus Cristo e depois pode testemunhar:
“Foi o fogo da bomba que queimou o meu corpo, e foi o talento da médica que curou a minha pele, mas foi necessário o poder de Deus para curar o meu coração.”
Em 1986, Kim recebeu autorização para concluir seus estudos de medicina em Cuba. Em 1992 ela se casou e viajou para Moscou. No retorno a Cuba, o avião teve que fazer uma escala no Canadá.



Ela havia orado pedindo a Deus que uma porta fosse aberta a fim de que ela pudesse testemunhar ao mundo a sua fé em Jesus. Ela desceu daquele avião para viver no Canadá, um país democrático onde ela poderia compartilhar a sua fé em Jesus Cristo, o Salvador.
Em 1996, ela foi convidada para falar no Dia dos Veteranos, uma reunião anual de militares que acontece em Washington. O salão com centenas de dignitários militares aguardava para ouvir Kim. Muitos daqueles veteranos de guerra ainda tinham a sua consciência aterrorizada pelas atrocidades da guerra. Sua palavra naquela solene reunião foram marcantes:
“Eu sofri muita dor emocional e física. Algumas vezes eu achava que eu não iria viver, mas Deus salvou a minha vida e me deu fé e esperança. Creio no poder da Palavra de Deus”.
“Se eu pudesse falar face a face com o piloto que deixou cair a bomba, eu poderia lhe dizer que não podemos mudar a história, mas poderíamos fazer coisas boas no presente e para o futuro e para promover a paz”.
De repente ela recebe um bilhete: “Eu sou o homem que você está procurando”.
Quando Kim viu o homem ela abriu os braços. O homem correu ao seu encontro e chorando lhe disse: "Me perdoe, me perdoe". "Está tudo bem. Eu te perdôo. Eu te perdôo,"respondeu Kim ecoando o seu versículo preferido: Perdoai e sereis perdoados (Lc 6.37). A atitude cristã de perdoar alguém que tanto mal se fez só é possível pela ação transformadora da Palavra de Deus.
Hoje a Dra Kim Phuc vive no Canadá com seu esposo e seu filho Thomas. Seu testemunho de vida é um tributo a Palavra de Deus e enaltece o "evangelho das insondáveis riquezas de Cristo".
Essa é uma das incontáveis histórias fantásticas que o mundo, cada vez mais hostil à fé cristã, se recusa a conhecer e a tornar conhecida. No segundo domingo de Dezembro, desde 1549 na Inglaterra, as igrejas oriundas da Reforma Prostestante celebram o Dia da Bíblia, esse precioso livro que é a Palavra de Deus. Louvamos ao Senhor pela Bíblia, por meio da qual muitas vidas tem sido transformadas. Soli Deo Glória!

Postado por Judiclay Silva Santos às

BEM-VINDOS!!!



Olá amigo Flávio Vinícios Gonçalves,
E jovem Senhora Wnikesney, Iranda Camilo
Bem-Vindos ao nosso blog!!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Biscoitos de Argila no Thaiti




Postado por dbc

No Haiti, pessoas famintas alimentam-se de “biscoitos de barro”. Preparados com argila, banha, água e sal, são feitos grandes traços de barro no chão com água suja e coada sobre panos velhos. A massa então, é espalhada e os biscoitos confeccionados sob o sol de 50 graus. Em pouco mais de uma hora, os biscoitos já estão prontos para serem vendidos.

O resultado é um bocado de lama no estômago intercalado com goles d’água. A geofagia (hábito de comer terra), resulta em cada vez mais o aumento de cirurgias gástricas nos haitianos, devido aos blocos sólidos concentrados em seu interior, seguidos de cólicas e dificuldades em evacuar.
Pense nisso...
Você que tem "tudo", vivendo num país como o nosso, vamos agradecer a Deus.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O QUE NÃO É AMOR...



Já se falou tanto em amor, amizade e paixão...
Que tal falarmos do que não é amor?

Se você precisa de alguém para ser feliz,
isso não é amor.
É CARÊNCIA.

Se você tem ciúme, insegurança
e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado,
mesmo sabendo que não é amado,
e ainda diz que confia nessa pessoa,
mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais,
isso não é amor.
É FALTA DE AMOR PRÓPRIO.

Se você acredita que "ruim com ela(e), pior sem ela(e)",
E sua vida fica vazia sem essa pessoa;
Não consegue se imaginar sozinho
e mantém um relacionamento que já acabou
só porque não tem vida própria
- existe em função do outro -
isso não é amor.
É DEPENDÊNCIA.

Se você acha que o ser amado lhe pertence;
sente-se dono(a) e senhor(a) de sua vida e de seu corpo;
não lhe dá o direito de se expressar,
de ter escolhas, só para afirmar seu domínio,
isso não é amor.
É EGOÍSMO.

Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente;
prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa,
porém sente algum prazer em estar ao lado dela,
isso não é amor.
É AMIZADE.

Se vocês discutem por qualquer motivo;
morrem de ciúmes um do outro
e brigam por qualquer coisa;
nem sempre fazem os mesmos planos;
discordam em diversas situações;
não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares,
mas sexualmente combinam perfeitamente,
isso não é amor.
É DESEJO.

Se seu coração palpita mais forte;
o suor torna-se intenso;
sua temperatura sobe e desce vertiginosamente,
apenas em pensar na outra pessoa,
isso não é amor.
É PAIXÃO.

Agora, sabendo o que não é amor,
fica mais fácil analisar, verificar o que está acontecendo e
procurar resolver a situação.
Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinho
O desejo; que sinta o mesmo por você,
para que possam construir um relacionamento equilibrado
no qual haja, aí sim, o verdadeiro e eterno amor.
Meu pai disse-me um dia:
"Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida:

- Um AMIGO,
aquela pessoa que você terá sempre em grande estima,
que você sabe que poderá contar sempre;
que bastará você insinuar que está precisando de ajuda
e a ajuda está sendo dada;

- Uma AMANTE,
aquela pessoa que faz o seu coração pulsar;
que fará com que você flutue
e nada importará quando vocês estiverem juntos;

- Uma PAIXÃO,
aquela pessoa que você amará,
desejará incondicionalmente,
às vezes nem lhe importando se ela lhe quer ou não,
e talvez ela nem fique sabendo disso.

Mas, se você conseguir reunir essas três pessoas numa só
- pode ter certeza meu filho:
- Você encontrou a felicidade."

Fonte: Augusto Schimanski






quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CAMPANHA: PROJETANDO 2010


NÃO SE ESQUEÇAM DA CAMPANHA: "PROJETANDO 2010", INICIAMOS NO DIA 30 DE NOVEMBRO E VAI ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO. ORAÇÕES TODOS OS DIAS, DE SEGUNDA A SÁBADO, DAS 19:00 ÁS 20:00 HS, NO DOMINGO DAS 18:00 ÁS 19:00HS. PARTICIPEM! E DIVULGUEM!

Resumo do Livro SEM MEDO DE VIVER: REDESCOBRINDO UMA VIDA DE TRANQUILIDADE E PAZ...

Ao lançar mundialmente - e em primeira-mão no Brasil - seu mais destemido livro, Sem Medo de Viver, Max Lucado toca fundo em nosso medroso inconsciente moderno. O livro trata do sentimento que está estampado em todas as manchetes de jornais, que assombra todos os corações humanos: o medo. Crise econômica, terrorismo, guerras, doenças, fome e miséria. Como podemos lidar com tantos desafios em um tempo de inquietação global?
De forma corajosa, Max Lucado define os treze medos mais comuns de um mundo em crise que precisa desesperadamente aumentar sua fé no futuro. Podemos identificar um, dois, três ou todos os medos em nossa vida: medo de perder nossos filhos, medo de morrer, medo de uma epidemia global, medo de um acidente grave, apenas citando alguns (conheça os treze medos adiante). Porém, acreditando que tudo isso pode ser vencido, Lucado nos encoraja a viver com menos medo e mais fé.
Neste livro, o autor não se apresenta como um pastor "todo-poderoso" que detém todas as respostas, mas como um homem humilde, compartilhando as experiências que o ajudaram a vencer seus temores. Ele abre seu coração e revela a recente dor com a morte do irmão mais velho e seus pensamentos antes de uma cirurgia de coração pela qual passou.
Sem Medo de Viver é Max Lucado em seu melhor momento. Por meio de histórias atuais e intrigantes, o autor apresenta um ponto de vista mais humano sobre o mundo que nos cerca, sem deixar de lado seu jeito amigável de recontar as histórias bí¬blicas. Trata-se de uma leitura recomendada para todos que estão encarando desafios, mudanças, insegurança ou algo totalmente desconhecido. Em outras palavras, é um livro para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.
Conheça os treze medos descritos por Max Lucado em Sem medo de viver:
- Medo de não ser importante
- Medo de desapontar Deus
- Medo da escassez
- Medo de não proteger meus filhos
- Medo de desafios arrebatadores
- Medo das piores hipóteses
- Medo da violência
- Medo do próximo inverno
- Medo dos momentos finais da vida
- Medo do que vem por aí¬
- Medo de que Deus não exista
- Medo das calamidades globais
- Medo de Deus sair da minha caixa


Autor: Max Lucado

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

QUAL É SUA ATITUDE DIANTE DE QUEM REJEITA VOCÊ OU FRUSTRA SEUS PLANOS?

Em Lc 9.51-56 há mais um episódio que envolve Jesus e Seus discípulos. Acompanhem-me, então, na leitura e na reflexão teológica. Com o propósito de ir a Jerusalém, escolhe Jesus o caminho por Samaria e envia emissários para preparar as condições (pousada e alimentação) para tornar melhor sua jornada. Vejamos a exegese do texto bíblico:1)v.51 Diante do Plano de Deus, que era levar Jesus à morte,como cordeiro imaculado,pelos pecados de todos nós, o Senhor manifestou a firme determinação de ir à Jerusalém. Você conhece os planos de Deus para sua vida? Concorda com eles? Está consciente de que precisa manifestar a firme determinação de ir à frente até o fim? Ou não, ao contrário: você é como aquele que segue seus próprios impulsos e não pára e ouve a voz de Deus? 2) v.52 Diante de uma viagem Jesus se organizou, enviando mensageiros para prepararem pousada. E quanto a você? Age assim, também? Pensa nas consequências de suas atitudes e consegue se antecipar ao que virá? Prepara a caminhada, antes de iniciá-la?3) v.53-56 Quando Jesus foi rejeitado e teve um plano frustrado, reagiu de uma forma. E quanto a você? Quando é contrariado, quando as coisas não acontecem como planejou, qual sua reação? Você é dos que mandam descer fogo dos céus para consumir pessoas e coisas? Lança maldição sobre pessoas e lugares? Hostiliza? Fica mal humorado? Revolta-se com a vida e com Deus?4) Vou insistir neste ponto: Jesus foi rejeitado, não O quiseram receber,e, então, qual foi Sua reação? Foi idêntica à dos discípulos Tiago e João, que desejavam aprovação do Senhor para mandar descer fogo dos céus, como Elias, e consumir todos aqueles samaritanos? Não, decididamente, não! Então, que todos possamos aprender mais com Jesus, que diante da situação de rejeição e frustração de um plano, e da atitude de imaturidade espiritual dos discípulos, assume uma posição firme e faz duas declarações:

1ª- "EU NÃO AJO COMO VOCÊS, EU NÃO REVIDO O MAL COM O MAL, EU SOU DE DEUS, O ESPÍRITO SANTO ESTÁ COMIGO, MAS E QUANTO A VOCÊS, DE QUEM VOCÊS SÃO? DE QUE ESPÍRITO VOCÊS SÃO?".

2ª- "EU NÃO VIM PARA DESTRUIR OS HOMENS, MAS PARA SALVAR SUAS ALMAS".

Após o incidente Jesus e os discípulos não desistiram e voltaram, ao contrário, prosseguiram viagem e foram adiante para outra aldeia, posto que lhes interessavam ir à Jerusalém.

Concentremo-nos agora nas palavras do Senhor que são firmes e definitivas!

O propósito do Senhor é que tudo quanto Ele viveu e falou não seja banalizado e caia no esquecimento. Em relação à esse episódio é preciso destacar e aprender que:

1) Jesus tem planos para você.Conheça-os.

2) Conhecendo-os, não vacile, busque forças e prossiga a jornada, firme e decidido, com Ele.

3) Haja o que houver, não desista nunca, tenha certo que você é templo e morada do Espírito Santo, logo, não permita que outro espírito ocupe o lugar que é só dEle.

4) Os planos do Senhor não se frustram nunca, exceto quando há um propósito, e este é sempre para nosso aprendizado.

5) Se alguém rejeitar você ou contribuir para o seu insucesso, não reaja de forma violenta ou deseje que "desça fogo dos céus" sobre a pessoa, ao contrário, ore por ela, saiba que, em Cristo, verdadeiramente, importa que todos se salvem e tenham a vida eterna. Se alguém rejeitar a salvação, que seja por obra e vontade exclusiva da pessoa, não por negligência sua ou mau testemunho seu.

E assim sendo, o Deus de paz, de graça, de amor e de misericórdia, estará sempre com você.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DIVERSIDADE MUSICAL EVANGÉLICA?

Lendo (na banca, não tive coragem de comprar...), a última revista Igreja me deparei com um comentário no mínimo, curioso: era algo do tipo “Troféu Talento privilegia a diversidade”. Resolvi dar uma olhada na tal “diversidade” e quase tive um acesso de riso ao ler os ganhadores. Diversidade onde? São as figuras de sempre das rádios, revistas e TVs evangélicas... Talvez eles estejam se referindo a premiação para produção... etc... não muda muito!


Fico impressionado como as pessoas são suscetíveis – e cada dia mais - a toda a programação da mídia evangélica, que, travestida de “santa”, empurra seus astros e ídolos goela abaixo da Igreja brasileira.


Em uma população que praticamente só compra – mesmo que a versão pirata - sertanejo e forró “universitário”, “funks” (do baile funk), que assiste assiduamente aos programas dominicais e reality shows da TV aberta, não é de se admirar que “diversidade” no meio evangélico seja essa galera do tal troféu...


Outro evento duvidoso foi o “Tributo à Música Cristã”, organizado no dia 22 de junho, que contou com homenagens a diversas figuras carimbadas da mídia evangélica. Ainda bem que alguns dos convidados (que admiro!) não aceitaram o convite, pois, o único resultado que se vislumbra neste tipo de evento é a abertura de precedentes para uma série de “homenagens” à música católica, umbandista, budista, kardecista, hinduísta, atéia, enfim, se foi possível utilizar dinheiro público e a Assembléia Legislativa de São Paulo para os músicos evangélicos, por que não para outras religiões? Que desperdício...


Ao acabar de escrever esse texto e ele ser publicado, sei que os discípulos da “preferência musical evangélica” logo vão escrever que os “irmãos homenageados são uma bênção”, “que minha irmã conseguiu emprego ouvindo fulano”, “que devo tomar cuidado para não ficar tocando no manto dos ungidos do Senhor”, “que eles fazem sucesso porque Deus está com eles”... A falta de criatividade aparece até na reclamação e crítica de quem consome este tipo de música...


Não quero apenas citar “importantes tributos” e “ótimas indicações” para “troféus ungidos”, mas valorizar quem também faz arte de qualidade no meio cristão sem ter ligação com as majors evangélicas (o que significa liberdade artística): João Alexandre, Quarteto Vida, Wanda Sá, Groove Soul, Maria Lídia, Telo Borges, Céu na Boca, Nelson Bomilcar, Vencedores por Cristo, Grupo Logos, Guilherme Kerr, Sérgio Pimenta, Jorge Rehder, Tiago Vianna, Fabinho Silva, Jorge Ervolini, Banda Golgotha, Jorge Camargo, Arlindo Lima, Expresso luz, Elly Aguiar, Ivan Melo, Carlinhos Veiga, Cíntia e Silvia, Rogério Pinheiro, Silvestre Kuhlmann, Glauber Plaça, Stênio Marcius, Marco Neves, Aristeu Pires, Edilson Botelho, Wesley e Marlene, Carlos Sider, Daniel Maia, Gerson Borges, Roberto Diamanso, Gladir Cabral, Diego Venâncio, Sal da Terra, Crombie...


Esqueci-me de alguém? Com certeza! Escreva nos comentários...


Alguns programas e eventos que reúnem uma diversidade (de verdade!) musical devem ser lembrados também:


- Som do Céu – São Sebastião das Águas Claras (MG) - que este ano teve sua 25ª edição com a redação da “Carta do Som do Céu”, um manifesto dos artistas cristãos sobre toda essa mentira midiática e o papel do músico na sociedade e como profissional -, Nossa Música Brasileira – Arujá (SP), Sarau da Comuna - São Bernardo do Campo (SP), e outros sarais como o Sarau Da Colina (RJ) e o Sarau Facamolada - Blumenau (SC).


- Rádios como a Transmundial que produzem o programa "Sons do Coração," distribuidoras como a Vero Shop e sites/blogs como Pavablog, OutraVia, Zona da Reforma e Plataforma são uma luz para a arte musical com letra cristã, assim como editoras como a W4 e Palavra, que têm produzido ótimos livros sobre estes e outros assuntos pertinentes com autores como Steve Turner, Rory Noland e Brian McLaren e revistas como a Ultimato (há mais de 40 anos sendo vanguarda).


Graças a Deus, nem todo músico, banda, evento, publicação e site/blog foi tragado pela “diversidade” do consumismo evangélico...


Sérgio Pereira é licenciado em História. É músico, educador e escritor de materiais didáticos. Faz parte do duo Baixo e Voz, que conta com quatro CDs independentes gravados

O Amor

“Não existe investimento seguro. Amar é ser vulnerável... Ame qualquer coisa e seu coração irá certamente ser espremido e possivelmente partido. Se quiser ter certeza de mantê-lo intacto, não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal... evite todos os envolvimentos, feche-o com segurança no esquife ou no caixão do seu egoísmo. Mas nesse esquife seguro, sombrio, imóvel, sufocante ele irá mudar. Não será quebrado, mas vai se tornar inquebrável, impenetrável, irredimível... O único lugar fora do céu onde você pode se manter perfeitamente seguro contra todos os perigos e perturbações do amor é o inferno.”

terça-feira, 17 de novembro de 2009

UMA PORTA ABERTA!

Quando uma porta se fecha para você, em algum lugar existe outra porta que está escancaradamente aberta à sua espera. Se um obstáculo se transpõe em seu caminho, existe uma nova trilha ao redor pela qual você poderá passar.
Quando um alvo parece impossível, sempre existe alguma coisa que você poderá fazer para que ele se torne possível. Sempre existe uma nova porta aberta. É sempre necessário lembrar que Deus não nos deixou neste mundo à nossa própria sorte e aos nossos próprios cuidados. O Senhor nos convida a fazer da oração o primeiro recurso e não a ultima opção. Acredite que existe uma nova porta que se abrirá diante dos seus olhos. Persista até o fim.

Deus te abençoe.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7,8

Pr Oídes José do Carmo
Presidente

ADORAÇÃO NAS IGREJA EVANGÉLICA CONTEMPORÂNEA

Há dois tipos de música, a boa e a ruim — seja ela erudita, MPB, sertaneja, reggae, rap, rock ou gospel. O que me surpreende é a capacidade de o mercado absorver a música ruim. Com a proliferação de compositores, intérpretes, bandas e gravadoras, o cenário evangélico não poderia ser diferente. Tem música boa, mas também tem muita música ruim.
Passamos séculos louvando a Deus com hinos históricos da Reforma. Bastava um hinário, e tínhamos músicas com letras densas, boa teologia e linha melódica harmoniosa.
Nos últimos anos surgiu o que chamamos de louvorzão. Jogamos fora os hinários, a liturgia, aposentamos o piano e o coral e introduzimos a guitarra, a bateria, o data-show, as coreografias e a aeróbica. Surgiu também a figura do dirigente de louvor, responsável por animar a congregação. Daí para a frente há muito barulho, muitas palmas, muitas mãos levantadas, muitos abraços, muitas caretas e cenho franzido. Mas a pergunta que fica é: temos adoração?
O lado positivo do louvorzão é o interesse e a integração na igreja de milhares de jovens. Trata-se de uma oportunidade única para ensinar estes jovens, através do exemplo e da Palavra, o caminho do discipulado de Cristo. Mas fica a pergunta: estarão estes jovens crescendo na santidade e no serviço?
Alguns cultos se tornaram verdadeiras produções dignas da Broadway. Músicos profissionais, cenários, bailarinos e iluminação. Mas fica uma pergunta: toda esta parafernália cênica tem levado o povo de Deus a uma genuína adoração?
A história da Igreja é rica em manifestações artísticas. Ao longo do tempo o louvor foi expresso através de várias expressões musicais. O canto gregoriano, o barroco, os hinos da Reforma, o negro espiritual e os cânticos contemporâneos deixaram sua contribuição à boa música ao longo destes últimos séculos.
Trata-se, portanto, de um equívoco jogar fora toda a herança histórica e achar que esta geração descobriu a forma certa de louvar. Se olharmos do ponto de vista musical veremos que a história nos legou uma herança preciosa. Na cultura gospel do louvorzão tem muita música ruim, muita letra questionável e muito dirigente de louvor que mais parece um animador de auditório.
A igreja pode ser a ponte entre as gerações, entre o antigo e o novo e integrar na adoração tudo o que há de bom na sua herança histórica. Tem muita gente cansada do louvorzão barulhento de letras rasas, de bandas que tocam no último volume, de coreografias esvoaçantes e de ordens do dirigente para abraçar o irmão da frente, de trás e do lado dizendo que o amamos. É constrangedor abraçar alguém e dizer que o amamos quando nem sequer o conhecemos.
A igreja perde quando a ênfase do louvor se desloca da congregação para o palco. Com raras exceções a música é ruim, a letra não tem nada a ver com a realidade do cotidiano ou a teologia reformada e a performance no palco é apelativa.
A igreja perde quando se torna parecida com um programa de auditório e já não cultiva a boa música com cordas, sopros, bons arranjos, corais, quartetos. E perde muito mais quando a adoração se torna um evento estimulado sensorialmente e não uma melodia que emerge de um coração quebrantado e temente a Deus. Adoração é sempre uma resposta humilde, alegre, reverente àquilo que Deus é e faz. Adoramos porque algo aconteceu, algo nos foi revelado, e não o contrário, como pensam alguns, que recebemos a revelação e as coisas acontecem porque adoramos.
A igreja perde quando não há reverência ou temor. O que resta é euforia, excitação e sensações prazerosas. O que é bom em si mesmo, mas não é necessariamente adoração.
É um equívoco pensar que Deus se impressiona com nossos cultos de domingo. Antes, ele acolhe muito mais nossos gestos simples do cotidiano, fruto de um coração humilde e quebrantado, que busca se desprender de ambições e serve ao próximo com alegria. Adoração não é um evento domingueiro bem produzido, mas um estilo de vida que glorifica ao Senhor.
Durante séculos a arquitetura das igrejas e das catedrais destinou o balcão posterior ao coro, ao órgão e à orquestra. Na igreja da Reforma os músicos e o coro se posicionavam na parte da frente da nave, mas sempre ao lado. Mesmo o púlpito não estava no centro, mas ao lado. No centro havia, quando muito, alguns símbolos da fé, que ajudam a despertar a consciência para a experiência do sagrado, com destaque para a mesa do Senhor. A congregação ficava em face ao altar de Deus, sem que nada se interpusesse entre a Santa Presença e a congregação. Este lugar só pode ser ocupado por Jesus Cristo. Ele é o único mediador, ele é o único que pode dirigir o louvor.
Hoje o que se vê é o apóstolo, o bispo, o pastor, o dirigente de louvor e a banda ocupando este lugar, nos levando de volta à Antiga Aliança, quando sacerdotes e levitas eram mediadores entre Deus e os homens. A conseqüência é uma geração de crentes que dependem de homens, coreografias e data-shows para adorar e para ouvir a voz de Deus.
O verdadeiro pastoreio consiste em ajudar homens e mulheres a dependerem do Espírito Santo para seguirem a Cristo, que os leva ao seio do Pai. Ajudar homens e mulheres a crescerem e amadurecerem na fé, na esperança e no amor, integrando adoração, oração e leitura das Escrituras no seu cotidiano.
A contextualização se tornou uma armadilha na qual a igreja caiu. Na tentativa de se identificar com o mundo ela ficou cada vez mais parecida com ele. A cultura gospel é autocentrada, materialista, acha-se dona da verdade, tornou-se uma religião que nos faz prosperar, que não nos pede para renunciar a nada e que resolve todos os nossos problemas. Há um abismo colossal entre a cultura gospel e o evangelho de Jesus Cristo, que nos chama a amar sacrificalmente o nosso próximo, a cultivar um estilo de vida simples, a integrar o sofrimento na experiência existencial e a ter a humildade de ser um eterno aprendiz.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CAMPANHA PORTAS ABERTAS PARA 2010

No dia 30/11 iniciaremos a campanha:

  • Portas abertas para 2010 




Do dia 30/11 à 20/12/09. Serão 21 dias de Clamor!


Estaremos nestes 21 dias orando, profetizando e decretando sobre o ano de 2010, um ano de grandes colheitas na área pessoal, física, financeira, emocional, sentimental e ministerial.


A cada dia oraremos por um mês do ano de 2010.


Participe deste propósito, venha decretar sucesso e vitória sobre a sua vida para o ano de 2010.


Oração 07h00min às 08h00min da Noite! Todos os dias.


Haverá muito louvor, a Palavra bíblica e a oração final pela Campanha.


VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

CULTIVAR AMIGOS FAZ BEM! EXPERIMENTE!



Robson Brito


"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Provérbios 17:17


Pesquisadores descobriram que a endorfina é uma substância produzida a partir do carinho e da presença de um amigo, uma espécie de bálsamo para muitas das dores humanas.


A amizade não só libera este remédio natural produzido pelo cérebro, mas diminui a tensão interior e refrigera a alma. É como se o corpo se desarmasse, ancorado na segurança de ter um amigo. Além disso, ter uma pessoa do lado, com quem se possa contar, ajuda a controlar melhor a pressão arterial, contribui para proteger os vasos sanguíneos de possíveis lesões, equilibra o batimento cardíaco, bem como dá uma força e tanto contra a depressão.


Temos que aprender a desenvelopar a capacidade que Deus nos deu de fazermos amigos. Quando eu era adolescente, li um livro, publicado pela primeira vez em 1937, atualmente com mais de 15 milhões de exemplares vendidos. O nome da obra é "Como fazer amigos" e está dedicado a um amigo pessoal do autor. Esta dedicatória é a mais interessante que já vi: "Este livro é dedicado a um homem que não tem necessidade de sua leitura!"


Muita gente que está enferma hoje seria curada se tivesse aprendido a cultivar com mais afinco amizades sinceras e verdadeiras.


O cultivo de amizade é uma via de mão dupla. Mantém-se pelo fluxo e refluxo de ações mútuas. As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que permanecem. Conservam-se em nossa existência, quando investimos nelas e nos abrimos para que elas invistam na gente. Certa vez, em uma comunidade que liderei, uma senhora reclamou que não tinha amigas. Procurei fazê-la perceber que ela não fazia nenhuma questão de cultivar amizades. Debochou de meus conselhos. Somente esperava que os outros fossem até ela. À medida que se isolava como uma ostra, a sua alma adoecia... Acabou morrendo.


Você pratica a arte de fazer novos amigos? Investe no relacionamento com os velhos amigos? Contenta-se meramente em ter conhecidos ou colegas? Tem dificuldade em chamar alguém de amigo?


Ainda tenho muito que aprender da virtude da afeição. Mas, permita-me lhe dar algumas sugestões, a fim de que cultive boas amizades:


1) Procure enxergar o potencial que Deus vê neles;


2) ouça-os desinteressadamente e deixe-os falar de si mesmos;


3) descubra e discuta seus alvos específicos;


4) assuma responsabilidade de cooperar para a conquista desses alvos;


5) procure discernir conflitos que os impedem de atingir esses alvos e exerça a criatividade para propor projetos que facilitem isso;


6) aprenda a cultivar o interesse deles em alcançar essas metas;


7) aprenda a consolá-los nos momentos de tristeza;


8) assuma a responsabilidade pela reputação deles;


9) seja sensível às suas atitudes e às deles, as quais venham necessitar de mudanças;


10) procure discernir as causas básicas de deficiências de caráter;


11) cultive o interesse de corrigí-las (deixe que ele também fale de suas falhas);


12) comprometa-se com fidelidade, lealdade e disponibilidade.


Cutive quantas amizades você puder...
Assim, você será mais saudável e o mundo será melhor

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

OS TRÊS CONSELHOS

"Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa: "Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu serei fiel a você. “ Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito. O pacto foi o seguinte: "Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser, e quando eu achar que deva ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações. EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho".

Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse: "Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa." O patrão então lhe respondeu: "Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos; se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta. "

Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe: "QUERO OS TRÊS CONSELHOS." O patrão novamente frisou: "Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro." E o empregado respondeu: "Quero os conselhos." O patrão então lhe falou:

1. NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.

2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.

3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.

Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim: "AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.“

O homem então seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.

Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: "Pra onde você vai?“ Ele respondeu: "Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada.”. O andarilho disse-lhe então: "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez, e você chega em poucos dias.“

O rapaz contente começou a seguir pelo atalho, quando se lembrou do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal. Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho.

Voltou, deitou-se e dormiu. Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia escutado gritos durante a noite, e ele respondeu que sim. O hospedeiro perguntou-lhe se não estava curioso a respeito, e ele respondeu que não. O hospedeiro prosseguiu: “VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite... e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.”

O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa. Depois de muitos dias e noites de caminhada... Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só. Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos.

Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade. Respirou fundo, apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou: “NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".

Dirigiu-se à porta da casa e bateu.

Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas nos olhos lhe diz: "Eu fui fiel a você e você me traiu...”.

Ela espantada lhe responde: "Como? Eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos!”.

Ele então lhe perguntou: "E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?"

"AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.“

Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão. APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e, ao abrí-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação! "

Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade... Muitas vezes achamos que o atalho nos poupa tempo e até mesmo algumas etapas na vida e nos faz chegar mais rápido ao nosso destino, o que nem sempre é verdade... Sempre que quisermos andar por caminhos mais curtos e mais fáceis em nossas vidas, teremos grandes prejuízos. Normalmente quando queremos encurtar nossos caminhos passamos por muitas dores e tribulações.

E quase sempre somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e arrumamos confusão. Devemos ter em mente que a curiosidade nada de bom nos acrescentará... A não ser problemas para nossas vidas .

Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois... Mas, se seguirmos o que diz a Palavra de Deus, podemos até nos irar, mas, não iremos cometer pecados. "Irai-vos, e não pequeis". (Efésios 4:26).

Espero que você, assim como nós, não se esqueça desses três conselhos e que, principalmente, não se esqueça de CONFIAR em DEUS...

"O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará." (Provérbios 28:25)

"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR." (Jeremias 17:7)

"Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos". (Salmos 128:1).

"Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". (João 14:6).

Glória seja dada ao Senhor Jesus. Amém.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VOCÊ É ESSA PESSOA...

Existem pessoas que lutam um dia e são boas;


Existem outras que lutam um ano e são melhores;

Existem aquelas que lutam muitos anos e são muito boas.

Porém, existem as que lutam a vida toda. Estas são as imprescindíveis.

Você é uma dessas pessoas especiais... Tenha uma feliz existência!

Guarde o contato com Teu Salvador, (Jesus)

E nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. (Espírito Santo)

domingo, 25 de outubro de 2009

VAMOS Á ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?



Você está indo regularmente á ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL? As matrículas estão abertas. Se você ainda não é aluno, matricule-se já! E seja bem-vindo!

SÓ PARA LEMBRAR!


Alguém pode dar notícias dessa pequena membra da nossa igreja. Que faz falta, faz... Saudades!!!

BATISMO NAS ÁGUAS NA SEDE DE CAMPINAS

Graças a Deus, batizamos dois irmãos e uma irmã na sede de campinas, hoje, 25 de Outubro de 2009. Irmãos: Vilazio, Geovane e Terezinha. Discípulados pelas irmãs Leny e Miriamar. Parabéns para os batizandos e Deus abençoe as irmãs que discipularam e prepararam os irmãos para o batísmo!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CARÁTER

Quem você é quando não estão te olhando?

Estamos vivendo nos últimos tempos, quando Jesus poderá vir a qualquer momento. No entanto, se Ele demorar, a Igreja provavelmente enfrentará perseguição mais intensa. Eu acredito que a habilidade de resistir à perseguição gira em torno do que chamamos de “Caráter Cristão”.

Nosso caráter está relacionado com quem somos quando ninguém está olhando. Nossa reputação, por outro lado, diz respeito à nossa conduta como é vista ou percebida por outros. “Boa” conduta sem caráter se torna hipocrisia. Isto foi revelado à igreja em Sardo: “Ao anjo da Igreja que está em Sardo escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto!” (Apocalipse 3:1).

O livro de Apocalipse foi escrito, de certa forma, como uma profecia dos últimos tempos. Também foi dado como uma advertência para a Igreja. Nós, como cristãos, somos a Igreja. Já que Jesus pode vir a qualquer momento, nós temos que prestar atenção às advertências. A mensagem de Deus para os de Sardo era que eles tinham um nome – uma boa reputação – porém estavam mortos. Eles estavam vivendo em hipocrisia. Um bom nome é importante e nós queremos tê-lo. A base da nossa reputação, no entanto, deve ser a de um Caráter Cristão. Isso é o que nos ajudará a resistir a qualquer perseguição que nós tenhamos que enfrentar.

No Antigo Testamento, lemos que o Profeta Samuel foi instruído por Deus para ir à casa de Jessé e ungir um dos seus filhos para que fosse o rei. Quando Samuel conheceu o filho mais velho de Jessé, viu que ele era um jovem vistoso e teve certeza que ele era o ungido do Senhor. O Senhor lhe respondeu, “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” Deus sabe o que está dentro, e escolheu ao invés deste, o filho mais jovem.

Nós não podemos produzir frutos espirituais em nossas vidas da mesma forma que o agricultor não pode produzir frutos em suas árvores. Deus é o Único que fez a semente. Ele é o Único que dá crescimento à árvore, o aparecimento de seus ramos e folhagens, a germinação e a formação do fruto. O agricultor não pode fazer isso, ele somente coopera com Deus. O mesmo é verdade espiritualmente.

Em algumas casas gostam de decorar uma árvore para o Natal. Normalmente não faz nenhuma diferença que tipo de árvore se compra, porque de qualquer modo não a podemos ver – pois tem um montão de coisas penduradas nela! Mas nunca se vê um galho produzir luzes elétricas. Nunca se vê um pinheiro produzir enfeites de vidro em seus ramos. Essas coisas, as pessoas é quem as coloca nas árvores.

A Bíblia nos diz claramente que, como Cristãos, temos que fazer certas coisas. Envolve ação. No entanto, Deus está mais interessado em quem somos do que no que fazemos. Boas obras não nos salvarão. Podemos fazer todas as boas obras das quais já ouvimos, e não serão suficientes. Podemos ser bem zelosos ao contribuir para o fundo missionário. Podemos dar esmola a um mendigo na esquina da rua. Podemos servir na cozinha ajudando a preparar comida para os outros. Mas se ao mesmo tempo estivermos degradando as nossas esposas ou esquecendo de atender nossos filhos, alguma coisa está errada. Caráter é algo que vem do coração. Bom caráter produzirá bom fruto, mas apregoar boas obras quando o coração não está reto é como pendurar ornamentos em uma árvore. Pode parecer ótimo, mas não é real. Nós nunca teremos Deus em nossas vidas por fazer boas obras, mas uma vez que temos Deus em nossas vidas, então haverá boas obras - bom fruto.

Considere virtude – um dos atributos do caráter que devemos possuir. Em 2 Pedro 1:5 nos foi dito, “acrescentai à vossa fé a virtude” Como podemos conseguir virtude? Fazendo algo virtuoso? Talvez tenhamos decidido sermos bem cuidadosos em nos vestirmos modestamente. Nós podemos fazer isso de forma muito virtuosa, entretanto damos meia volta e criticamos, contestamos ou reclamamos. Se este for o caso, então alguma coisa está errada! Não importa o que dizemos, ou as boas obras que fazemos, ou o que as pessoas pensam de nós, se não temos um coração que queira fazer a coisa certa, então há algo errado. Queremos ter o fruto que vem da alma, porque isso é o que vai nos proteger em tempos perigosos. Uma máscara externa não fará nada por nós quando as provas chegarem.

Alguns membros de nossa igreja estão envelhecendo e enfrentando dores, sofrimentos e solidão – circunstâncias que os deixariam desanimados se não tivessem algo real em seus corações. Em vez de reclamar, eles dizem, “Eu ainda tenho ao Senhor!” Algumas vezes doenças aparecem e destroem o corpo ou a mente, mas não podem tirar do coração o que o Senhor tem feito. Isto é Caráter Cristão. Quando tudo mais se vai, nós ainda temos o que está em nossos corações.

Quando nós temos Caráter Cristão, a evidência está em nossa conduta. Quando uma pessoa é salva existem evidências da sua salvação. Se alguém diz, “Eu sou salvo”, mas continua a mentir, roubar e viver imoralmente, é muito claro que não está salvo. Se você é salvo, sua conduta muda como evidência de que alguma coisa mudou dentro – no coração. Nós lemos em 2 Coríntios 5:17, “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Se não há uma mudança de conduta, então o coração não mudou.

A santificação também é uma experiência definitiva que traz uma diferença em nossas vidas. A palavra de Deus nos ensina que a santificação provê limpeza interior da natureza pecaminosa com a qual todos nascemos. Haverá evidências na sua vida que você foi santificado – purificação no interior que se mostrará na sua vida diária.

Quando você recebe o batismo do Espírito Santo você o saberá, e também os outros. O batismo fará uma diferença em você. Haverá um poder novo em sua vida. O seu relacionamento com Deus se moverá para um novo nível, porque o Consolador estará morando em você. Isso se mostrará!

Traços de bom caráter não são aprendidos em um programa de dez passos ou em livros de auto-ajuda. Eles são mais do que apenas tentar fazer o melhor. Eles vêm através do trabalho de Deus no coração. O que vai nos sustentar em tempos de perseguição e perigo será algo que Deus nos tem dado, não algo que nós temos tentado desenvolver com nossas próprias forças. O segredo se encontra em 2 Pedro 1:3, onde diz que “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude.”

Deus diz, “Sede santos.” Ele não disse para fazermos algo para que aparentássemos santos. Ele diz, “sede” santo. Você não pode fazer a si mesmo santo da mesma forma que não pode salvar-se a si mesmo, mas quando você recebe a santidade de Deus por dentro, sua vida e conduta serão santas e agradáveis à Deus.

Pedro nos instrui no mesmo capítulo, “Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, E à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade.” (2 Pedro 1:5-7). Ele não nos disse para fazer alguma coisa virtuosa ou piedosa ou boa. Ele nos instrui a sermos virtuosos, piedosos e bons por dentro. Isso é caráter. Deus nos ajudará a sermos assim se orarmos e pedirmos a Ele.

O livro de 2 Pedro não é o único lugar na Bíblia onde podemos encontrar essas instruções de como ser, ao invés de apenas fazer. Sim, há certas coisas que Deus nos diz para fazer, mas há mais coisas que Ele nos diz para sermos. Em Filipenses 2:15 diz, “sejais irrepreensíveis.” Em Apocalipse 2:10 diz, “Sê fiel.” Em Apocalipse 3:2 diz, “Sê vigilante.”

É seu desejo ser como Deus quer que você seja? A ajuda do Senhor está disponível. Este é um alto padrão, e Deus quer nos ajudar a perseverarmos nesta direção. Nós precisamos desta segurança para os últimos tempos. Nós precisamos se quisermos estar prontos para quando Jesus vier. Nós precisamos se quisermos permanecer verdadeiros e fiéis em tempos de perseguição e perigo.

Seu Caráter Cristão resistirá à prova?

Pr Elias Silva

Shalom Magini

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

OS OITO REMÉDIOS NATURAIS...

Eles são oito princípios naturais, mas podem ser usados como remédios para alcançarmos uma qualidade de vida melhor. São elementos que o próprio Deus criou e deixou para homem usar e receber os seus benefícios.

1. Água abundante – nós somos compostos por 75 trilhões de células e cada uma delas tem em sua composição 75% de água! São essas células que compõem tecidos, órgãos e sistemas. Quão importante é que estejamos ingerindo líquido o bastante para nutrir essas células.
Há sistemas de nosso corpo, como o renal, que utilizam a água para eliminar as toxinas e excretas. Toxinas que precisam ser eliminadas para melhor desempenho do cérebro, que pode ser prejudicado pela concentração das mesmas. Alguns tipos de dores de cabeça podem ser resolvidos com a simples ingestão de água!
O sistema circulatório veicula as células sanguíneas através de um líquido aquoso chamado plasma; os leucócitos são uma destas células ativas de nosso corpo para eliminar bactérias, vírus e outros agentes infectantes; eles se deslocam por entre os vasos de nosso corpo graças a sua constituição aquosa que lhes permite a diapedese, que é um deslocamento gelatinoso e permeável que a água lhes confere, podendo atravessar poros menores que o seu próprio tamanho! Mas a pouca ingestão de água pode dificultar a ação dos leucócitos e facilitar a instalação de viroses como a gripe e o resfriado.
São muitas as funções da água em nosso organismo, e a sua ingestão é saudável para nossa saúde de forma geral. Dependendo do seu sexo, atividade, idade e clima em que você vive, você deverá beber até 2 litros de água por dia ou 8 copos de água. Use chás, sucos puros e refrescos naturais para conseguir a quota diária de líquidos. Seja rigoroso no controle da ingestão de líquidos e acostume-se a contar quantos copos bebeu ao longo do dia. Não se permita passar mais que duas horas sem um copo de água!
Mas a água tem funções terapêuticas se usada no exterior do corpo também. Atividades na água são muito benéficas; a temperatura da água estimula os vasos e irrigação dos tecidos musculares. A água fria tem sua função terapêutica estimulante, assim como a água morna em atuar sobre o corpo de forma calmante.
Se você não tem acesso a uma piscina se utilize banhos de banheira (mornos) para relaxar os músculos após um dia estressante de trabalho. Use a mangueira do quintal para banhos em jatos sobre os músculos para refrescar e massagear os músculos cansados.
A natação é um excelente exercício físico que fortalece, estimula e relaxa os músculos. Dentre as atividades físicas várias que existem, dê preferência às feitas na água como a sauna, hidroginástica que se utilizam também das funções terapêuticas da água.
O princípio que a água possui são suas características de temperatura e alcance do corpo; a água permite a transferência ou absorção de calor e frio, que muito beneficia os sistemas de nosso corpo; seja em forma de líquido, vapor ou gelo, há múltiplas formas de usufruir os benefícios deste maravilhoso elemento natural deixado por Deus. Se você não conhece a hidroterapia, procure ler e se informar com profissionais naturalistas e conhecer uma nova forma de tratar seus problemas físicos.

2. Ar Puro – É obvio que todos nós respiramos, mas nem sempre o ar possui uma qualidade boa ou respiramos profundamente; atividades físicas ao ar livre em meio a natureza alem de favorecer a inalação de ar de boa qualidade, também promove uma inspiração maior e mais ativa para os pulmões.
O oxigênio é um elemento vital na fisiologia do cérebro; ar de má qualidade com muitos poluentes e em um ambiente em que o oxigênio não é renovado, prejudica o desempenho deste órgão. Os locais em que permanecemos muito tempo (trabalho e quarto de dormir) deveriam ser bem arejados para promover a renovação do oxigênio; pessoas que passam períodos inteiros em ambientes fechados comprometem suas funções e obtém um desempenho baixo do cérebro. Locais bem arejados promovem melhor desempenho das funções cerebrais, como pensar, raciocinar, analisar, decidir decifrar, ler e armazenar informações etc.
O oxigênio é utilizado pelas células junto com a glicose no processo de produção de energia; o processo de difusão do oxigênio para as células através dos capilares depende muito de como respiramos; as células não estão muito longe dos capilares (50 micras) mas algumas se encontram mais distantes e precisam de uma difusão mais efetiva, que ocorre através da inspiração profunda motivada pelo exercício físico..
Os nossos hábitos sedentários não permitem respirações profundas, e um grande volume de ar puro para os pulmões. Nossa respiração se torna superficial e a oxigenação dos tecidos e músculos do corpo são feitas de uma forma básica. A respiração profunda aumenta a concentração do oxigênio no sangue, eleva a pressão arterial, acelera os batimentos cardíacos e permite que ocorra uma maior irrigação dos tecidos e células.
A respiração profunda sempre esta associada a movimento e conseqüentemente atividade muscular, favorecendo uma troca mais ativa de gases pela célula, e um maior fluxo de entrada de água, nutrientes e outras substâncias. Dentre essas substâncias destaco a Serotonina, que é liberada em momentos de lazer (sem competição), descontração e recreação; esse hormônio é produzido no cérebro a partir de estímulos agradáveis; é uma substância que impede que ocorra os mecanismos da depressão, estresse e tristeza. Uma atividade ao ar livre em meio à natureza permite um fluxo dessas substâncias, promovendo bem estar, fortalecimento e nutrição ao corpo.
Algumas pessoas têm dificuldade em pegar no sono ou de dormirem durante toda a noite; a oxigenação do cérebro (e demais órgãos e músculos) favorece os mecanismos de excreção celular, liberação de toxinas, metabolismo dos hormônios do estresse e exposição aos hormônios do bem estar. Uma caminhada ao final da tarde, além de promover esse mecanismo vai oferecer trabalho ao músculos do corpo, que naturalmente induzirão a liberação das drogas indutoras do sono. Antes de dormir uma simples rotina de exercícios respiratórios profundos (de 3 a 5 minutos), em que respiramos ar puro, prendemos a respiração por alguns segundos a cada minuto e voltamos a respirar profundamente, permitirá uma renovação do oxigênio no sangue e cérebro e uma indução do sono mais eficaz ao nos deitarmos.
Se nos permitimos respirar profundamente por períodos regulares e longos durante o dia, teremos uma saúde melhor, uma disposição alegre e atividade mental aguçada!

3. Luz Solar – Pesquisas em países ao norte do hemisfério, tem comprovado que a ausência da luz solar na rotina diária das pessoas faz surgir o mau humor, depressão e estresse. Os invernos ao norte do equador são longos e em muitos países da Europa as pessoas passam meses sem a luz solar; o índice de suicídio e depressão nestes países aumenta com a temporada do inverno.
A luz solar no início da manhã e no final da tarde, só traz benefícios ao organismo; são horários em que podemos expor grandes partes do corpo para receber diretamente a luz do sol. Nesse processo os vãos sanguíneos mais externos se vaso dilatam e irrigam melhor as áreas de nosso corpo que talvez estivessem horas (8-10 hs) com uma irrigação crítica, pela inatividade do sono. Novamente substâncias e hormônios do bem estar são produzidos pela sensação prazerosa do sol na pele, as células da pele recebem os raios solares e iniciam o processo de produção da vitamina D, que somente é sintetizada com a exposição do sol no corpo humano. A luz solar também favorece a fixação do cálcio nos ossos, e é essencial para as crianças em crescimento e pessoas da terceira idade.
Na realidade um coquetel de substâncias começa a circular o sangue e alcançar o cérebro oferecendo sensações de prazer, descanso e alegria; a felicidade tem fórmulas e mecanismos ativadores, e esse é um deles.

4. Exercício Físico – minha esposa costuma dizer que fazer exercícios físicos é uma rotina desgastante. Mas é a disciplina nesta atividade que garante a vitalidade, jovialidade, beleza e bem estar que poucas pessoas exibem. O exercício físico regular e equilibrado promove a juventude na aparência e a boa disposição.
O exercício físico leva a um trabalho cardiorrespiratório que pouco experimentamos em nossas atividades diárias; mesmo aqueles que trabalham estão sentados ou pouco andam, o que não exige do coração e dos pulmões. É necessário colocarmos esses dois órgãos em movimento acelerado todos os dias; exercícios físicos diários de 40 a 60 minutos fortalecem o coração e ativam os pulmões e revitalizam todo o sistema de órgãos e tecidos do organismo humano.
Podemos ter uma dieta até saudável para o coração, mas se não fizermos exercícios físicos a gordura da dieta ou da bio-transformação dos alimentos, irá se depositar da mesma forma em nossas artérias e entupir nossas coronárias (veias que irrigam o coração). O produto final de todo alimento que não é metabolizado em energia será a bio-transformação de gorduras e acúmulo destas não só em veias e artérias, mas na cintura, braços e abdômen.
Precisamos aprender a ser disciplinados e persistir em fazer atividades físicas; mas sempre que falamos isso as pessoas não se imaginam em academias ou nos aparelhos de ginástica. Tenho boas notícias para você; faça caminhadas, e você estará fazendo o essencial; não terá músculos definidos mas estará garantindo a saúde e jovialidade que tanto almejamos. Comece fazendo caminhadas de 20 minutos e andando normalmente, depois vá acelerando o passo, e a cada semana aumente 10 minutos do tempo de exercício, até alcançar os 60 minutos. Se você quiser reduzir seu peso, faça essas caminhadas duas vezes ao dia e associe uma dieta, outros exercícios localizados (para abdômen, braços e costas) e exames hormonais. Muitas pessoas não emagrecem por optar só pela dieta, ou só exercício... há pessoas que precisam de tratamento hormonal e de todas as outras coisas associadas.
Movimento é vida e beleza; ficar sem movimentar-se e sem exercícios, significa envelhecer mais rápido e morrer mais cedo. Isto porque o exercício físico promove a ativação da circulação sanguínea, irrigando melhor os órgãos e tecidos do corpo, trazendo os nutrientes e retirando as toxinas do corpo; mais oxigênio alcança os tecidos e órgãos, substâncias revitalizantes são produzidas e o bem estar é estabelecido.

5. Alimentação Saudável – a relação da saúde com aquilo que ingerimos, cada vez mais é comprovada pela medicina; uma alimentação simples e natural favorece o bem estar geral da pessoa.
Nossas dietas modernas são compostas por muitos produtos industrializados, refinados e refeições rápidas; perdemos muitas vitaminas, fibras, proteínas naturais e coisas como a cor dos alimentos, o aroma e o sabor natural; essas coisas também têm seu valor dentro da satisfação do apetite e da boa digestão!
Os produtos industrializados são acrescidos de muitos aditivos químicos, que são conservantes, estabilizantes, aromatizantes, seqüestrastes e várias outras substâncias que não são prejudiciais a nossa saúde. Muitas dessas substâncias são aprovadas pelo Ministério da Saúde, e é assegurado que não fazem mal; mas a própria função das substâncias indica o seu potencial de malefício; muitas dessas substâncias estão ali para evitar o crescimento bacteriano e de fungos, e funcionam como antibióticos quando entram em contato com a flora bacteriana de nosso intestino. Outras substâncias possuem moléculas de potássio e sódio em sua formulação, e podem comprometer a pressão arterial daqueles que são hipertensos.
Quando Deus criou os alimentos, Ele não colocou conservante ou qualquer outro aditivo; pelo contrário, os alimentos naturais se deterioram com muita facilidade!
Alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais possuem um equilíbrio perfeito para nossa dieta. Se você se alimenta em uma Fast Food, vai ter que controlar suas calorias, colesterol, triglicérides etc. Mas se você se alimenta de cereais e grãos integrais, frutas, legumes e verduras, dificilmente precisa se preocupar com esses índices bioquímicos. Naturalmente grãos integrais regulam seu intestino, controlam níveis de colesterol; as frutas possuem taxas ideais de açúcares, evitando problemas futuros com diabetes; os legumes são equilibrados e não alteram sua pressão arterial e as verduras vão lhe proporcionar todas as vitaminas necessárias, sem necessidade de se usar complementos vitamínicos.
A alimentação natural favorece a longevidade e o rejuvenescimento! Dietas ricas em cereais integrais, frutas, verduras e legumes favorecem a saúde do coração, e demais órgãos (fígado, rins, intestino); haverá menos propensão aos males cardíacos e complicações sistêmicas. Os alimentos naturais produzem menos metabólitos tóxicos na digestão e metabolismo final; é menos toxinas, menos radicais livres, um bom funcionamento intestinal e renal, favorecendo o órgão responsável pela boa aparência – nossa pele!
A dieta ocidental é muito rica em carboidratos e refinados. Pesquisas indicam que o uso excessivo de massas favorece o aumento de um hormônio, a insulina, responsável pela metabolização da glicose, produto final das massas. A insulina é um dos hormônios do estresse, e está associada ao envelhecimento.
Na sua próxima refeição, inclua mais vegetais e legumes; se alimente deles na sua forma mais natural (crua) e se for processálos, faça através do vapor, que preserva as vitaminas e oligo-elementos vitais de sua composição. Em refeições matinais e noturnas, dê preferência às frutas. Use o pão integral, iogurtes naturais acrescidos de mel, passas, ameixas secas e flocos de milho. Use as carnes brancas (frango e peixe) e deixe a carne vermelha para ocasiões especiais. Use moderadamente de os queijos.
Você é aquilo que come! Seja natural!

6. Sono Regular – o ciclo do sono começa com a ausência da luz do sol; quanto mais cedo dormirmos mais benefício nosso cérebro vai ter, devido ao período de vigília (14 a 16 horas) que se auto regula. O sono é estimulado por substâncias que são lançadas no sangue com a ausência da luz natural. Somos muito prejudicados com a questão da luz artificial, e o prolongamento do período de vigília do cérebro; aqueles que conseguem dormir cedo estão experimentando um descanso mais profundo devido a um hormônio chamado Melatonina. Essa substância é produzida enquanto dormimos, mas somente nas primeiras horas após a ausência da luz natural; se prolongamos o período da vigília do cérebro, menos Melatonina é produzida. Esse hormônio é mais uma droga poderosa que atua no cérebro trazendo a sensação de descanso e bem estar.
O nosso Século das Luzes e agora das atividades virtuais a noite (TV, Internet) nos privam do melhor do sono; é nas primeiras horas em que a Melatonina é jogada em nosso sangue, e realiza seus efeitos calmantes e revitalizadores no cérebro.
Naturalmente o período da noite, criado por Deus tem 12 a 10 horas de acordo com a época do ano. É justamente o tempo que precisamos para o descanso do corpo e da mente, e recuperação das energias para o dia seguinte. Quando nos permitimos um descanso de no mínimo 8 horas, estamos promovendo a saúde de nosso corpo; uma mente que constantemente trabalha (estado de alerta) em períodos longos e tem apenas períodos de 6 ou 4 horas de descanso, não pode oferecer o melhor raciocínio ou desempenho.
Programe suas atividades e acostume-se a dormir o mais cedo possível; sem culpa alguma, permita-se ter de 8 a 10 horas de sono!

7. Elimine as Drogas – e quando falo de drogas me refiro também àquelas mais populares (álcool, nicotina e cafeína). Essas três drogas têm acabado com a vida muitas pessoas!
O álcool já foi discutido como droga e com suas alterações de comportamento levam a violência, desastres e dezenas de situações problemáticas.
O fumo é mais letal e menos tolerado pela sociedade. Apesar de não ser uma droga que altere o comportamento (mas oferece alívio ao fumante) a nicotina tem sido combatida de forma eficaz. Porém existem 4.600 outras susbtâncias, que corroem os pulmões, envenenam o cérebro, causam câncer e dezenas de outros problemas de saúde.
A cafeína é outra droga muito popular, mas que é combatida nos consultórios médicos. Os cardíacos, hipertensos e os que sofrem de enxaqueca, aprendem a eliminar a cafeína de seu hábito alimentar, para melhorar sua saúde. Irritabilidade, dor de cabeça, nervosismo, palpitação, insônia e ulceras são as causas do uso da cafeína. A retirada da droga pode causar a síndrome de abstinência (como qualquer outra droga) levando a pessoa a ficar nervosa, ansiosa e irritada, mas a desintoxicação deve ser feita.
Também já mencionamos a questão das drogas em forma de medicamentos, que viciam e criam dependentes dos fármacos. São pessoas que usufruíram do benefício de um medicamento, mas no abuso destes se tornaram dependentes, não podendo viver sem a sua interferência. A problemática para tais casos é a necessidade permanente da droga para a pessoa se manter equilibrada. Alguns casos são patológicos, e devem ser conduzidos ou revistos através de acompanhamento médico para alternativas mais saudáveis; mas há aqueles que se tornaram vítimas do vício.
Todo viciado tem sua saúde comprometida, e as funções vitais do seu cérebro foram corrompidas pelo vício. A liberdade de tais drogas implica na saúde mental, melhor sociabilização e virtudes espirituais sólidas.

8. Confiança em Deus – o último princípio para uma boa saúde é a confiança, a fé em Deus! Em um mundo de tantas armadilhas, artifícios e até de males incuráveis, somente Deus se torna o nosso refúgio!
Jesus ao vir a Terra passou grande parte do seu ministério de apenas três anos curando as pessoas e oferecendo alívio as dores e males dos humanos. Não é diferente hoje! Ele pode oferecer saúde e restauração a todo aquele que Nele confia.
A oração e a orientação espiritual já é considerada em alguns hospitais como alternativas terapêuticas para as doenças. Já ficou demonstrado por pesquisas que pessoas que tiveram a visitação de capelães, os quais oraram e fortaleceram a esperança e a fé do paciente, esse grupo de pessoas demonstrou um prognóstico mais favorável em sua reabilitação.
“Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado (feliz) o homem que nele confia” Salmos 34:8; sim, o resultado de confiar em Deus é a felicidade.
Postado por IVAIR AUGUSTO COSTA