sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A CERTEZA TE FAZ SEGUIR EM FRENTE


Quando estamos vivendo certas situações que são aparentemente um pouco complicadas ou até difíceis, muitas vezes, podemos ficar tão focadas nos problemas que não conseguimos ver a vida da maneira como deve ser vista. É necessário sair desse campo de visão para podermos enxergarmos como deveríamos, então, percebemos que os problemas são apenas probleminhas... "Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei." Josué 1:2-5  Foi necessário Josué seguir em frente para ver o que Deus pretendia fazer também, através de sua vida. Quantas vezes, por causa de certas situações que inusitadamente acontecem na vida, se não nos dermos conta, podemos ficar parados em nossa visão... chorando a morte de pessoas que partiram, romperam uma aliança, feriram... Se ficarmos estagnados diante de situações como essa, não veremos da maneira correta, que é como Deus quer que vejamos a vida que Ele nos concedeu. Para isso é necessário fazer como Josué, seguir em frente na fé, então, o novo surgirá! Com certeza, naquela época há quem possa ter interpretado Josué por ter dado ouvidos a voz de Deus, como um homem sem sentimentos... há quem possa tê-lo julgado de maneira errada... mas, quando a escolha é seguir em frente sempre, ouvindo a voz da fé, os frutos são a resposta que justifica as atitudes tomadas pela fé. Josué se lançou para executar a direção de Deus, e assim temos que fazê-lo. Deus é Perfeito, e quando andamos em obediência, temor á Sua Palavra, é seguir em frente com a certeza de que no final tudo dará certo, ficará melhor do que foi pensado, planejado. Nossa vida é feita de escolhas e são elas que definem quem somos e o que pretendemos ser. Com as escolhas que temos que fazer diante de nossos alvos e metas, sem medir sacrifícios, estando dispostos para isso, podemos viver as promessas de Deus para as nossas vidas.


A terrível realidade do Crack

*
Ministério da Saúde estima que 25 mil jovens estão em risco extremo


     O crack, droga formada pela mistura de bicarbonato de sódio e cocaína, ameaça a vida de 25 mil jovens brasileiro, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

     O coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do ministério, Pedro Delgado, afirma que a dependência coloca esses jovens no nível de marginalidade extrema. Ele falou sobre o problema no Seminário Internacional de Políticas sobre Drogas, na Câmara Federal.

     Delgado disse ainda que faltam estudos de âmbito nacional sobre o tema, mas os dados do ministério mostram que existem padrões diferentes de uso das drogas, inclusive do crack. “Existem duas populações de consumidores de crack no Brasil. Uma que estimamos em 25 mil jovens que estejam em vulnerabilidade máxima e corram risco de vida e outra, em situação menos grave, com 600 mil pessoas que fazem uso frequente da droga”.

     O coordenador do Ministério da Saúde também falou do problema da mortalidade de adolescentes pelo uso de drogas, citando Maceió como a cidade com o maior registro de morte violenta de jovens. “Temos convicção de que isto tem a ver com a vulnerabilidade associada ao uso de drogas”, disse.

     Em maio deste ano o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que cria o Plano Nacional de Combate ao Crack que destinou R$ 90 milhões para o Ministério da Saúde, prioritariamente para a ampliação dos leitos em hospitais gerais.

     Mais R$ 210 milhões de recursos novos do orçamento do ministério estão sendo utilizados para a ampliação de centros de Atendimento Psicossocial para dependentes químicos, que nas cidades com mais de 200 mil habitantes passarão a funcionar durante 24 horas.

     Segundo o representante do Ministério da Saúde apesar da necessidade de ampliação do número de vagas em hospitais gerais, a internação não deve ser vista como a solução do problema. “Em situação de risco existe a opção da internação, mas ela não é a solução para o crack. Os casos mais graves acometem pessoas que passaram pela internação. Precisamos de ações intersetoriais para combater o problema”, disse.

     O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), general Paulo Uchôa, disse que em agosto começam os cursos a distância para a formação de profissionais de diversas áreas para lidar com o problema do crack. Serão 80 mil vagas destinadas a religiosos, conselheiros de infância e adolescência, educadores e profissionais de saúde. “A ideia é fazer uma capacitação coletiva para que todos falem a mesma linguagem”, afirmou.

     Uchôa falou também que uma pesquisa realizada pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) mostrará o retrato da situação do crack no país, desde o consumo, o perfil do dependente até as consequências da droga sobre as famílias. Os primeiros dados da pesquisa devem ser apresentados em setembro.

     “Com base nos dados revelados na pesquisa faremos um redirecionamento ou direcionamento das ações. Temos muitos informações sobre a cocaína, mas não temos dados aprofundados sobre o uso do crack”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil 
AMOR

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?