terça-feira, 10 de novembro de 2009

CULTIVAR AMIGOS FAZ BEM! EXPERIMENTE!



Robson Brito


"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Provérbios 17:17


Pesquisadores descobriram que a endorfina é uma substância produzida a partir do carinho e da presença de um amigo, uma espécie de bálsamo para muitas das dores humanas.


A amizade não só libera este remédio natural produzido pelo cérebro, mas diminui a tensão interior e refrigera a alma. É como se o corpo se desarmasse, ancorado na segurança de ter um amigo. Além disso, ter uma pessoa do lado, com quem se possa contar, ajuda a controlar melhor a pressão arterial, contribui para proteger os vasos sanguíneos de possíveis lesões, equilibra o batimento cardíaco, bem como dá uma força e tanto contra a depressão.


Temos que aprender a desenvelopar a capacidade que Deus nos deu de fazermos amigos. Quando eu era adolescente, li um livro, publicado pela primeira vez em 1937, atualmente com mais de 15 milhões de exemplares vendidos. O nome da obra é "Como fazer amigos" e está dedicado a um amigo pessoal do autor. Esta dedicatória é a mais interessante que já vi: "Este livro é dedicado a um homem que não tem necessidade de sua leitura!"


Muita gente que está enferma hoje seria curada se tivesse aprendido a cultivar com mais afinco amizades sinceras e verdadeiras.


O cultivo de amizade é uma via de mão dupla. Mantém-se pelo fluxo e refluxo de ações mútuas. As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que permanecem. Conservam-se em nossa existência, quando investimos nelas e nos abrimos para que elas invistam na gente. Certa vez, em uma comunidade que liderei, uma senhora reclamou que não tinha amigas. Procurei fazê-la perceber que ela não fazia nenhuma questão de cultivar amizades. Debochou de meus conselhos. Somente esperava que os outros fossem até ela. À medida que se isolava como uma ostra, a sua alma adoecia... Acabou morrendo.


Você pratica a arte de fazer novos amigos? Investe no relacionamento com os velhos amigos? Contenta-se meramente em ter conhecidos ou colegas? Tem dificuldade em chamar alguém de amigo?


Ainda tenho muito que aprender da virtude da afeição. Mas, permita-me lhe dar algumas sugestões, a fim de que cultive boas amizades:


1) Procure enxergar o potencial que Deus vê neles;


2) ouça-os desinteressadamente e deixe-os falar de si mesmos;


3) descubra e discuta seus alvos específicos;


4) assuma responsabilidade de cooperar para a conquista desses alvos;


5) procure discernir conflitos que os impedem de atingir esses alvos e exerça a criatividade para propor projetos que facilitem isso;


6) aprenda a cultivar o interesse deles em alcançar essas metas;


7) aprenda a consolá-los nos momentos de tristeza;


8) assuma a responsabilidade pela reputação deles;


9) seja sensível às suas atitudes e às deles, as quais venham necessitar de mudanças;


10) procure discernir as causas básicas de deficiências de caráter;


11) cultive o interesse de corrigí-las (deixe que ele também fale de suas falhas);


12) comprometa-se com fidelidade, lealdade e disponibilidade.


Cutive quantas amizades você puder...
Assim, você será mais saudável e o mundo será melhor

Um comentário:

  1. oi boa tarde .. aqui quei fala e o Flávio ,, estive passando por aqui e vi que este site e um benção de deus, e agradeço a deus por ter enviado pessoa para a contrução deste site ,que ele venha ser visto nao so por mim mais por todos de necessita ta palavra do senhor..

    ResponderExcluir